TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Noções de Economia e Finanças

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.206 Palavras (25 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 25

AULA-TEMA 01: Noções de Economia e Finanças

Em nosso dia a dia, a economia está sempre presente. Comprar à vista ou a prazo? Investir na poupança ou comprar um imóvel? O que vai me dar um retorno maior? Como decido se devo fazer ou não um seguro? Como saber se ele está caro ou barato? Como medir o risco? Enfim, são inúmeras as questões do cotidiano que levam à necessidade de conhecermos como funciona a economia.

O Estado exerce sua presença na economia através da Política Econômica, com o objetivo de trazer o bem estar para a coletividade. Suas principais políticas econômicas são as políticas monetária, fiscal, externa e de rendas.

Figura 1: Principais Políticas Econômicas do Estado.

Política

de

Rendas

Política

Econômica

Política Externa Política Monetária Política Fiscal 8

Com o objetivo do pleno emprego com o mínimo de inflação, a Política Monetária controla a taxa básica de juros da economia e a oferta de moeda.

A Política Fiscal reflete-se na atuação do governo na arrecadação de impostos e nos seus gastos. A tributação deve servir de instrumento para a correção de desequilíbrios da conjuntura econômica e para facilitação do crescimento (LAGIOIA, 2013).

O sistema tributário ideal é regido através dos princípios da equidade, progressividade, neutralidade e simplicidade (REZENDE, 2001).

A Política Externa pode ser dividida em Política Cambial e Política Comercial.

A Política Cambial é responsável por administrar a taxa de câmbio. Basicamente, podemos dividir em três as formas de administração da taxa de câmbio:

1. Regime de câmbio fixo: é determinado um valor fixo para a paridade entre o dólar (ou outra moeda) e a moeda local.

2. Regime de câmbio flutuante: a cotação da moeda nacional flutua livremente frente às moedas estrangeiras de acordo com a oferta e a demanda.

3. Regime de bandas cambiais: assim como no regime de câmbio flutuante, a taxa de câmbio oscila, mas, neste caso apenas entre certos limites. Toda vez que a taxa de câmbio ultrapassa um dos limites, a autoridade monetária, representada no Brasil pelo Banco Central, atua para levar a taxa para dentro dos limites (bandas).

A Política Comercial é a política do governo que rege o comércio com os outros países. O governo atua nas tarifas, subsídios, quotas de importação, restrições à exportação ou à criação de empresas de capital estrangeiro, regulamentação do comércio de serviços e outros tipos de barreiras ao comércio internacional.

A Política de Rendas é o conjunto de medidas que visam à redistribuição de renda e justiça

RESUMO 9

social, propiciando ganhos de poder aquisitivo aos salários, por exemplo, com o controle da inflação. Também propicia a garantia de renda mínima a determinados setores ou classes sociais, como, por exemplo, a política do salário mínimo ou o programa bolsa família, que é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, instituído pela lei 10.836 de 2004 (Ministério..., 2013).

Entender as principais políticas econômicas nos faz entender melhor como o Estado influencia nossas finanças pessoais.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Câmbio: operação de troca de moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa.

Equidade: uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para se tornarem iguais. A fim de deixar mais justo a equidade adapta uma regra a um caso específico.

Inflação: é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços (Brasil Escola, 2013).

Neutralidade: caraterística de um sistema tributário que não influencia a evolução natural da economia.10

Pleno emprego: situação alcançada quando a totalidade da mão de obra disponível de um país tem a possibilidade de conseguir emprego (Dicionário..., 2013).

Progressividade: a progressividade tributária significa que o imposto deve ser cobrado por alíquotas maiores na medida em que se alarga a base de cálculo (Machado, 2004).

Simplicidade: característica de um sistema tributário que é fácil e barato tanto para o contribuinte calcular quanto deve, quanto para o governo fiscalizar se o contribuinte pagou adequadamente o que devia.

AULA-TEMA 02: Indicadores Econômicos

O que acontece quando o médico solicita um exame de sangue para verificar como está nossa saúde? Um exame básico de sangue pode incluir medições do nível de colesterol, ácido úrico, triglicérides, etc. Recebemos números como resultado, e para cada dado há uma faixa indicando que se o número que obtivemos estiver fora da faixa, boa coisa não deve ser...

Com a economia ocorre o mesmo. Precisamos de indicadores para termos uma ideia da situação econômica em determinado período de tempo para uma região (países, conjunto de países, região de um país, estado, município, etc.).

Esses indicadores, também chamados de indicadores de conjuntura, são muito utilizados nas análises econômicas. O Produto Interno Bruto (PIB), o Produto Nacional Bruto (PNB), índices de inflação, a Selic e a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) estão entre os principais indicadores econômicos.

Produto Interno Bruto

O Produto Interno Bruto (PIB) é definido como a soma de tudo o que é produzido em determinado local em certo tempo (em geral um ano). No caso do PIB de um país são considerados tanto os produtos feitos por agentes nacionais quanto internacionais.

Para o cálculo do PIB, ou considera-se o valor de cada produto pronto, ou o valor dos seus componentes, assim não se conta duas vezes pela produção de determinado componente.

O Brasil é um dos países de maior PIB no mundo, no entanto, seu PIB per capita não é tão bom.

Produto Nacional Bruto

O Produto Nacional Bruto (PNB) é o resultado de tudo o que foi produzido durante um tempo pelos agentes econômicos de determinado país, em qualquer parte do mundo (LAGIOIA, 2011).8

Quando a Ferrari vende um automóvel aqui, ele não conta para o PNB brasileiro (apenas para o PNB italiano). Já quando a Petrobras produz petróleo na África, isso conta para o PNB brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)   pdf (348.6 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com