TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tributaria nas empresas

Por:   •  6/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Contabilidade Tributária nas Empresas

As obrigações tributárias estão cada vez maiores, independentemente do porte ou tamanho da empresa, ainda mais pelo fato de que a economia interna está em expansão.

Isso acontece por causa das crises externas, como por exemplo a crise do euro e a crise financeira americana, e a única alternativa das empresas hoje, é focar no mercado interno.

É por esse crescimento que o Governo está buscando adequações necessárias para um controle mais intenso, assim, reduzir a economia informal e a sonegação fiscal.

A adoção das normas internacionais na contabilidade brasileira e as novas tecnologias tributárias, estão sendo inseridas no país, exigindo maior transparência e controle interno das empresas.

Consequentemente é inevitável o aprimoramento de conhecimentos técnicos e específicos e também a atualização dos profissionais.

Com esse controle mais intenso, as empresas poderão fazer um diagnóstico empresarial para identificar os pontos fracos e fortes de sua gestão como por exemplo, Pesquisa de Mercado, Controle de Estoques, Controle de Custos e despesas, identificação de tributos na precificação, entre outros.

Empresas que foram constituídas em locais em que, hoje, Prefeituras não permitem o exercício daquela atividade econômica naquela localidade, obrigam-nas a investir em outro local que seja apropriado, conforme a permissão da Prefeitura.

Há empresas que investem em projetos para tratar seus resíduos industriais e outras investem na certificação de seus produtos, que acaba sendo inviável por causa da concorrência com qualidade e diferença a preços populares de seus produtos. Outros investem em serviços terceirizados para reduzir custos, mas, que por outro lado, acaba perdendo o controle da qualidade de seus produtos.

Mas o que as empresas precisam saber é do real impacto tributário de seus insumos

e preços de seus produtos. Ainda são desconhecidos os incentivos fiscais que podem ter e o que podem fazer para reduzir tais impactos.

A informatização é inevitável nos dias de hoje, ainda mais nas fiscalizações do Governo em cima das empresas.

02

Por isso é necessário profissionais capacitados e atualizados para que possam

reduzir os riscos e evitar possíveis prejuízos para as empresas.

O conhecimento em gerenciamento de tributos, que são inseridos nos atos e fatos contábeis é essencial, mesmo que a atividade seja IMUNE ou ISENTO, pois poderá surgir situações em que serão alcançados.

A contabilidade brasileira está se adequando aos princípios internacionais e, inovando na entrega das declarações tributárias e financeiras, visam obter maior controle e fiscalização dos órgãos competentes sobre as empresas. Como exemplo, podemos citar os seguintes: SPED (contribuições, fiscal e contábil), certificação, nota fiscal eletrônica, entre outros.

Planejamento Estratégico e Sustentável, é um dos instrumentos de investimento das empresas. O mecanismo em questão, auxilia no relato da captação e aplicação dos recursos, que resultam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com