TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade atividade colaborativa

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade e orçamento público

Lei Rouanet

Lei Federal de incentivo a cultura (lei n° 8313 de 23/12/91) também e conhecida como lei Rouanet (em homenagem ao ministro da cultura).

Ela instituipolíticoas públicas para a cultura,PRONAC (programa nacional de apoio a cultura), fundo nacional de cultura e mercinato. O fator que recebe destaque nesta lei é a política de incentivos fiscais que dá a possibilidade às empresas e o cidadãos aplicarem parte do imposto de renda devido em projetos culturais sendo nas seguintes porcentagems 6% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas. O intuito da lei é educar empresas e cidadãos para investirem em cultura,adotando a politica de dar incentivos fiscais, ligados ao benefício no recolhimento de tributos com o intuito de estimular o patrocínio de eventos culturais, com a perspectiva de que impulsione a cultura e valorização das marcas.

No 1° artigo cria e delega a “responsabilidade” de arrecadar e centralizar fundos;complementa o PRONAC com o FNC, FICART e incentivos a projetos culturais.

É uma fonte de redução fiscal, pois, dependendo do valor do projeto cultural apoiado pela pessoa jurídica, ele pode ser reduzido em ate 100% do seu valor, desde que não ultrapasse 4% do valor do IRFF devido pelo apoiante, caso o valor ultrapasse os 4% a empresa só poderá reduzir os mesmos 4%, e o valor incentivado pode ser lançado como despesa operacional.

Apesar de no papel ser algo para melhorar no aspecto cultural do país é uma ótima forma mesmo não sendo recuperável toda a forma de contribuição dada ajuda os “investidores da cultura” .

Acredito na limitação da lei não por ser pequena a restituição que a lei retorna ao investidor mas, sim os custos dos eventos culturais (sessões de cinema, teatro, shows, escolas preparatórias para os artistas e etc). Em fim o governo já não consegue garantir o básico como saúde, educação e segurança, com isso na maioria das vezes, nem todas as partes da população tem como usufruir destes benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com