TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade financeiro

Por:   •  23/10/2015  •  Seminário  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

I Capitulo

 Contabilidade Financeira I

  1. Movimentação das contas caixa e Banco
  1. Caixa

Designação pelo Caixa conjunto de fichas que registam a movimentação de entrada e saida de dinheiro. Fundo de Caixa é o limite deixado sempre em caixa para atender certos compromissos. De acordo com a técnica moderna, especialmente nas empresas de maior dimensão, não se adopta o hábito de manter em caixa importâncias de maior vulto, deposita-se em um banco o movimento do dia, deixando apenas o Fundo fixo para atender a pequenos pagamentos; toda vez que tal fundo se esgota, ele é renovado. Tal prática facilita o controlo e garante a empresa contra maiores riscos.

Segundo o PGC, a conta 1.1-Caixa “ contabilizam - se nesta conta os valores em numerários ou em cheques”. O PGC não especifica na definição da conta 1.1 caixa quais cheques, mas deve-se entender que são cheques recebidos de terceiros (cheques de terceiros). Esta definição conduz, de imediato, a que não sejam consideradas como fazendo parte do saldo desta conta o seguinte: Selos de correio; Vales postais; Títulos representativos de pré-pagamentos (combustível, refeição, etc); Vales de caixa.

  1.  Movimentação

A conta caixa é debitada por todas entradas de fundos (recebimentos) e creditada pelas saídas (pagamentos) em contrapartida das contas correspondentes às operações que originam as cobranças ou os pagamentos.

  1. Banco

De acordo com o PGC “compreende os meios pagamentos de que a empresa pode dispor através da movimentação de contas bancárias

Os depósitos e os empréstimos são as principais operações bancárias, todos geradores de crédito.

Os empréstimos constituem operações activas. Os depósitos constituem operações passivas. O documento utilizado para movimentar o dinheiro depositado é o cheque.

  1. DEPÓSITOS BANCÁRIOS

 

  1. Depósitos a Ordem

Esta conta compreende os meios líquidos de pagamentos depositados em instituições de crédito e questão disponíveis, ou seja, podem ser movimentadas facilmente.

Movimentação

Esta conta é debitada pela extensão inicial inscrita no balanço e pelos aumentos e creditadas pelas diminuições:

Debitada

Creditada

Saldo inicial 

Cheques emitidos

Depósitos efectuados 

Transferências para terceiros

Cobranças (títulos,  cheque)

 Transferência outras contas de depósitos  (pré- aviso e a prazo)

  1. Depósito a Prazo

Os depósitos a prazo, com vencimento inferior a um ano, são objecto de contabilização na classe de disponibilidades, na conta 1.2.3-“Depósito a prazo”, a qual será subdividida em por bancos e eventualmente por depósitos. Tendo vencimento superior a um ano não existindo expectativas de mobilização antecipada devem ser considerados como investimentos financeiros permanentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com