TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade gerenciamento de despesas

Por:   •  26/2/2016  •  Dissertação  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

Contador Gerencial: Desafios e Perspectivas

O perfil do profissional contábil tem se alterado com o tempo, as organizações, principalmente as empresas privadas, não necessitam mais somente de um profissional contábil que se atenha a registrar os eventos econômicos que afetam o patrimônio da entidade e cumprir as determinações legais. O ambiente competitivo em que as organizações estão inseridas faz com que o processo de gestão econômica seja percebido como algo dinâmico, com informações rápidas e precisas, para a correta decisão nos momentos oportunos, uma vez que esse pode ser até mesmo um fator de sobrevivência no mercado. Nesse contexto, o contador gerencial através de ações gerenciais, pode subsidiar os administradores no processo de gestão, se tornando elemento significativo tanto na estratégia quanto nas operações a serem executadas.

Para estar preparado para exercer uma função gerencial, torna-se indispensável que o contador tenha habilidades e competências próprias, seja uma pessoa pró-ativa, com senso de responsabilidade, capaz de se manter atualizado, possua pensamento crítico, domínio da profissão e seja adepto ao processo de formação continuada. É necessário ainda que esse profissional possa contar com uma equipe eficaz, bem como um sistema de informações capaz de gerar relatórios informativos que auxiliem os gestores a tomar melhores decisões e a aperfeiçoar os processos e desempenhos de suas empresas. Assim, a contabilidade gerencial se torna uma ação constante, que compreende um ciclo dinâmico, é alimentada por informações contínuas, gerando outras informações que auxiliam na tomada de decisão.

Por isso, mesmo com uma sobrecarga de informações diárias, o contador necessita se ater às situações estratégicas e estar preparado para ser um contador gerencial. Cada vez mais é comum as empresas consultarem os profissionais da área contábil sobre informações gerenciais derivadas da contabilidade, tais como composição de seus custos, formação do preço de venda, análises de balanço, elaboração do orçamento empresarial, etc. No entanto, grande parte dos contadores não conseguem atender a essa necessidade empresarial. Ao concentrar seus esforços no atendimento somente das normas fiscais e legais, o contador às vezes não dispõe de tempo e até mesmo conhecimento para situações que demandam ações estratégicas e operações gerenciais, o que o tornaria, de fato, um contador gerencial.

O termo contador gerencial não é uma exclusividade contemporânea. A contabilidade gerencial surgiu após a Revolução Industrial, que ocorreu no século XVIII, devido a necessidade de levantar os custos do valor do processo de conversão de mão-de-obra e materiais em novos produtos. O contador gerencial é definido pelo IFAC - International Federation of Accouting (Federação Internacional de Contabilidade) como um profissional que: “... identifica, mede, acumula, analisa, prepara, interpreta e relata informações (tanto financeiras quanto operacionais) para uso da administração de uma empresa, nas funções de planejamento, avaliação e controle de suas atividades e para assegurar o uso apropriado e a responsabilidade abrangente de seus recursos".

Ressalte-se que para conhecer a contabilidade gerencial, o contador necessita primeiramente ter domínio da contabilidade financeira (regida pela Lei 6.404/76-Lei das SA's), que é dirigida a uma clientela externa (acionistas, credores, governo), além do conhecimento da Contabilidade de Custos, uma vez que ambas prestam importantes funções à contabilidade gerencial.

Tão importante saber como se comportou a empresa no passado, com base na contabilidade tradicional, também interessa ao empresário efetuar análises mais profundas, planejar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com