TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1       INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Processo Administrativo        

2.2        Fontes (origens) de recursos        

2.3        Análise de mercado        

2.4        Demanda Oferta e Equilíbrio de Mercado        

2.5        ESTRUTURA DE MERCADO        

2.6        Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos houve grandes transformações no cenário econômico. Cada vez mais, pequenas e médias empresas surgem , trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que há um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial.

 Atualmente, as organizações dependem cada vez mais de informações adequadas e que permitam a tomada de decisão eficaz, portanto o papel do Contador é fundamental no auxílio de tomada de decisão, devendo este fornecer informações verídicas e seletas de acordo com a necessidade do usuário.

No entanto, nas empresas, é comum a falta de integração entre as áreas, o que dificulta a gestão empresarial. Tal fato pode ser observado, inclusive, entre a Contabilidade e as demais áreas da instituição, principalmente no nível estratégico, ou seja, a informação contábil é pouco utilizada pelo tomador de decisão. Porém há também certa culpa dos próprios contadores que ás vezes se preocupa mais em dados fiscais, do que auxiliar nas tomadas de decisões. Além disso, existe o desconhecimento, por parte do gestor, do potencial dos sistemas contábeis. Pois o contador é a primeira pessoa a quem o empresário recorre em momentos de crise ou de dúvidas sobre a gestão de seu negócio.


  1. DESENVOLVIMENTO

Todo o contexto empresarial é influenciado por várias forças (competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outras), o que torna o processo de tomada de decisão bastante complexa.

Para que uma empresa possa permanecer no mercado e ser competitiva, é preciso que seja bem administrada. E uma boa administração caminha junto com a contabilidade. O profissional da contabilidade é o elo fundamental e importante no crescimento e na solidificação de um empreendimento. Pois é ele que detém o conhecimento necessário para constituição do negócio, dando acessoria e consultoria, assim o empreendimento correrá menos risco de dar errado.

A questão da utilização das informações contábeis no processo de tomada de decisão vem sendo alvo de atenção por parte das organizações, sendo cada vez maior o número de empresas que estão percebendo que sem uma boa contabilidade, não há dados para a tomada de decisão. (MARION, 1998).

A administração estratégica depende de um sistema orientado por funções e para entender este sistema precisamos entender como funciona o processo administrativo na prática, pois ele – composto pelas funções administrativas - é a base para a efetividade da administração estratégica.

 

  1.  PROCESSO ADMINISTRATIVO

 

É um processo formado por quatro funções básicas da administração: Planejamento, Organização, Controle e Direção. Definidas por Henri Fayol, que possibilitou criar o ensino da administração, e que são vistas e utilizadas até hoje pelos administradores.

Planejamento: são as decisões que analisam o que será colocado em prática no futuro. Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, planejar consiste em simular o futuro. “Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado.” (KAWASNICKA, 1995, P. 169).

O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional.

No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa visionados em longo prazo. Já no tático transforma essas estratégias em planos específicos executados por várias áreas. No planejamento operacional são definidos planos voltados para níveis mais inferiores da organização, em prazos mais curtos. 

Com esta primeira função é montado o plano teórico, completando assim o ciclo de planejamento que é estabelecer objetivos, tomar decisões e elaborar planos.  

Organização: é o ordenamento dos recursos, segundo uma classificação, para facilitar a realização dos objetivos.   Refere-se à alocação, distribuição e arrumação dos recursos. A empresa precisa se estruturar para atingir seus objetivos, de acordo com a estratégia, isso irá demonstrar como ocorre às relações dentro da empresa que pode ser visualizada através do organograma (representação gráfica de uma organização).

Direção: é a forma de trabalhar com pessoas, em como serão guiadas, influenciadas para a realização dos objetivos. Nessa função entra o papel da liderança que motivará os indivíduos no cumprimento de suas tarefas, através da comunicação, do envolvimento e orientação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (193.8 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com