TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        REFERENCIAL TEÓRICO        

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        



  1. INTRODUÇÃO

No texto a seguir, iremos abordar o estudo de caso de duas indústrias de diferentes ramos(objeto social) e de setores diferentes, mas que tiveram um visão em comum: conseguir crescer e garantir seu espaço no mercado.

Estudando esses dois casos, vamos entender um pouco mais sobre as funções administrativas e a sua importância no resultado positivo que essas empresas tiveram. Afinal, essas funções que são divididas em: Planejamento, Organização, Direção e Controle; são a base de uma boa administração, e os administradores que as seguem tem uma chance maior de fazer seu negócio prosperar.

Outro fator que é essencial para ter sucesso nos negócios são os estudos das variáveis macroeconômicas. Dentro do cenário econômico, essas variáveis interferem nas atividades empresarias e é preciso encontrar formas de lidar com elas. Nesse contexto, vamos falar sobre três delas, que estão presentes nesses dois casos que estamos vendo, são elas: juros, crescimento econômico e emprego.

Mais a frente, falaremos sobre a importância do controle contábil sobre o patrimônio dessas duas empresas. Afinal, sem o auxílio dos profissionais contábeis provavelmente esses administradores não conseguiriam obter o resultado positivo que tiveram. Vale ainda destacar que a interação entre a contabilidade e os administradores é fundamental para tomar as melhores decisões para a empresa.  

Para finalizar, faremos uma reflexão relacionando alguns pontos presentes nos dois textos com os três estágios da gestão da responsabilidade corporativa: Gestão Social Interna, Gestão Social Externa e Gestão Social Cidadã.

Terminadas as devidas apresentações, convido vocês a dar uma conferida no nosso texto. Boa leitura!


  1. REFERENCIAL TEORICO

        Segundo Chiavenato (2004) “O planejamento é a função administrativa que define quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-los.”.

Sabe-se que o planejamento, constitui-se de uma das funções mais importantes da administração, independente do objetivo que a organização busque ele pode oferecer as ferramentas necessárias para proporcionar um melhor desenvolvimento das atividades que serão realizadas para se alcançar o objetivo previamente traçado.

A partir do estudo de caso da pequena indústria de utensílios domésticos de alumínio em Bragança Paulista e da Empresa Star Active, foi importante destacar a importância do planejamento como ferramenta para acompanhar as necessidades e modificações do mercado ou os riscos que podem vir.

A Empresa voltada para a fabricação de utensílios domésticos em alumínio, inserida no mercado do interior de São Paulo onde o empresário analisou o mercado e descobriu que o alumínio é um negocio rentável, observou também que havia muitas lojas populares que necessitavam desses produtos.

Já a empresa Star Active que atua no mercado de cosméticos começou o seu negócio com capital de terceiros, contudo buscou crédito no Banco. E para conseguir um bom financiamento foi preciso montar excelente plano de negócio, conforme citado por Gabriela Gasparin “Fazer um plano de negócios é importante para trazer credibilidade e convencer o banco de que haverá retorno.”.

Com base nos dois modelos de negócio podemos concluir que um o plano de negócio trata-se de um planejamento que é essencial para diminuir riscos, evitar desperdícios, correrias, frustrações e sobressaltos durante os primeiros anos de vida da empresa, além de orientar o empreendedor os possíveis resultados.

Algumas variáveis econômicas exercem grandes influências no dia a dia das empresas, como o salário, o crescimento econômico e a taxa de juros.

O alto nível de emprego é importante, pois dessa forma os consumidores terão um salário, tendo assim condições de adquirir mercadorias, logo gerando um crescimento econômico. Neste contexto, a empresa de utensílios domésticos e de alumínio entrou no mercado gerando empregos na cidade do interior.

Outro fator econômico que influenciou é a taxa de juros. A taxa de juros possui forte interferência na economia, pois é através dela que os empreendedores decidem viabilizar um projeto de investimento e também influência na decisão de gastar em bens.

É aí que entra o papel do controle contábil nas organizações. O controle contábil do patrimônio das empresas num conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidos e operacionalizados para garantir certeza a cerca da confiabilidade, que pode ser depositada nas demonstrações financeiras.

A contabilidade na gestão empresarial é uma ferramenta indispensável para a tomada de decisões. A contabilidade não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos. Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença entre decisões de sucesso e falência iminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ousada.

Como sabemos toda empresa possui metas a serem alcançadas, os gestores e proprietários visam a lucratividade, crescimento e estabilidade, valores esses que correspondam ao reconhecimento e sucesso empresarial.

 As empresas para se manter competitivas no mercado tem que ser inovadoras na função de garantir o controle do patrimônio, é importante verificar e analisar a existência e atuação do controle interno como meio de visualizar todos os procedimentos desenvolvidos internamente na empresa, para que através dessa análise possa ser traçados novos caminhos e investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com