TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto básico referente à custeio por absorção

Artigo: Contexto básico referente à custeio por absorção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Artigo  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

1 – CONTEXTO BÁSICO REFERENTE À CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Custeio são métodos de apropriação de Custos, ou seja, a ferramenta que auxilia a contabilidade de custos na geração de informações que servirão de suporte às tomadas de decisões dos gestores. Através do método de custeio o gerente consegue informações sobre rentabilidade e desempenho, além de informações para planejar, controlar e também tomar decisões dentro da empresa. O custeio admite a idéia de dar preço aos produtos, e fazer um levantamento de todos os gastos da empresa, de forma que a empresa venha a apurar seus gastos, e também encontrar sua margem de lucro.

Na contabilidade de custos, há diferentes tipos de Custeio, dos quais temos: Custeio por absorção ou Pleno (rateio); Custeio Direto ou Variável; Custeio Baseado em Atividades ou ABC ( Activity Based Costing ); Custeio RKW; Custeio Meta ou Target Costing etc.

Custeio por Absorção é o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos. Consistem na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

Não é um princípio contábil propriamente dito, mas uma metodologia decorrente deles, nascida com a própria Contabilidade de Custos. Outros critérios diferentes têm surgido através do tempo, mas este é ainda o adotado pela Contabilidade Financeira; portanto, válido tanto para fins de Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, como também, na maioria dos países, para Balanço e Lucros Fiscais.

A auditoria externa tem-no como básico. Apesar de não ser totalmente lógico e de muitas vezes falhar como instrumento gerencial, é obrigatório para fins de avaliação de estoques (para apuração do resultado e para o próprio balanço), por exigência do Imposto de Renda.

Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral ou pleno”) foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do século 20 conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit).

Em sínteses, consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos. Os gastos referentes às despesas, não pertencem ao processo produtivo e, são excluídas.

A distinção principal utilizada no Custeio por Absorção é entre custos e despesas. A separação é importante porque as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, assim como o tratamento dos custos dos produtos vendidos (CPV/CMV). Já os custos dos produtos em elaboração e os custos dos produtos acabados e não vendidos estarão ativados nos estoques destes produtos.

Os custos podem ser classificados de diversas maneiras, de acordo com sua finalidade. Quanto ao volume de produção os custos são classificados em fixos e variáveis. Esta classificação é muito utilizada para o cálculo do sistema de custos variável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com