TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto empresarial

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

ÉTICA NOS NEGÓCIOS

2 Código de Ética do contador

O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.

O Código de Ética Profissional do Contabilista (CEPC) não se dirige apenas para o profissional liberal e autônomo que antes constituía a maioria da classe, mas também, aos contadores empregados, vinculados tanto à iniciativa privada como aos órgãos públicos. Compete hoje ao Contador moderno não apenas aprimorar sua técnica para atuar com qualidade profissional, como, igualmente, agir com lealdade, honestidade, imparcialidade, independência profissional e com total responsabilidade, observando o sigilo profissional e evitando o cometimento de infrações e de condutas antiéticas.

Assim como diz no capitulo 1 - Art. 1º. Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a

forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade,

quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à

profissão e à classe.

No entanto o caso da Schincariol o contador não teve o devido caráter apresentado no Código de Ética que seria;

Cap.II do Art.2º inciso I São deveres do contabilista, entre outras coisas, exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais.

No ato das fraudes feita pelo mesmo percebemos a falta de moral do inviduo, visando apenas o lucro futuro dele próprio e de seus clientes ¨Schincariol¨. Realizando total discordância do Art.2º do Cap.2 inciso III que diz- zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo.

Podemos ver que o contabilista envolvido teve alto sigilo em seu trabalho, mas,

não satisfazendo a ética e a moral, mas sim sigilo em não relatar para as

as autoridades o que tinha iniciado em seu campo de trabalho, sonegação

de impostos, dublagem de veículos, utilização de notas frias ou viajadas, notas

fiscais subfaturadas, declarações falsas, entre outras. Deixando a desejar o

seu interesse em cumprir o Art 2 do Cap.2 inciso XII que diz-

auxiliar a fiscalização do exercício profissional.

2.1 Comportamento do Contador

O código de ética profissional do contabilista determina conceitos básicos de direitos e deveres que devem ser cumpridos dentro da atuação profissional. O profissional deve ter muito zelo ao preparar as demonstrações contábeis. Algumas vezes as mesmas são inadequadas, mas não por intenção de fraude, mas por desconhecimento ou má interpretação da legislação. O profissional pode ser penalizado, pois deve prestar informações adequadas.

Para o desempenho ético é necessário o controle das emoções. É necessário “conversar consigo mesmo”, questionar-se, analisar o que é certo ou errado. É uma profissão que se relaciona com várias pessoas (fiscais, empresários, colaboradores, colegas de profissão, etc). Nos primeiros anos de atividade profissional podem ocorrer erros, os quais devem ser analisados para não voltarem a ocorrer, uma vez que a recorrência poderá afetar a percepção com relação ao seu caráter e valor profissional. Deve existir o apoio profissional entre os colegas contabilistas, ajudando a não incorrer em erros e como corrigi-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com