TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de Caixa

Por:   •  30/10/2015  •  Artigo  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Controle de caixa

A demonstração do fluxo de caixa é o método mais comum utilizado para fazer o planejamento financeiro das empresas, na qual ajuda a demonstrar a variação de saldos de caixa e aplicações financeiras.

De acordo com Assaf Neto (2002) a definição de caixa refere-se à liquidez imediata dos ativos, saldo monetário guardado na empresa e saldos em bancos, podendo ser usado para saldar dividas de diversas naturezas. Silva (2010) nos afirma também que a conta caixa demonstra o valor monetário representado por dinheiro em espécie ou cheques recebidos pelos clientes existentes na data de encerramento do balanço.

Para que seja mais evidente, os gestores tem como objetivo fazer um planejamento de caixa, ou seja, um orçamento de caixa, uma projeção de entradas e saídas de dinheiro com isso prevendo as necessidades financeiras em curto prazo como afirma Gitman (2010), o orçamento de caixa é feito na maioria das vezes mensalmente e empresas com padrões de fluxo de caixa estáveis podem ser feitos trimestralmente ou anuais. Seguindo o mesmo conceito do orçamento de caixa tem-se a projeção de vendas umas das principais informações para um bom planejamento financeiro, pois é nele que consiste qual a será a demanda de venda, interligados ao desembolso à produção realizada as vendas e ao estoque.

Segundo Gitman (2010), a projeção de vendas pode ser embasada por analise de dados internos, externos ou entre ambas, previsão externa é uma previsão de vendas das empresas e certos indicadores econômicos externos fundamentais e previsão interna é uma previsão de vendas baseada na acumulação ou no consenso de vendas efetuadas pelos canais de distribuição da empresa.

O controle do fluxo de caixa para os gestores de micros e pequenas é essencial, pois é ele que demonstra a saída e entrada de dinheiro em caixa, fator importante para a empresa.

Controle bancário

Fazer o controle bancário para os gestores é importante, pois é nele que ficam registrados todas as transações bancarias efetuadas diariamente, mensalmente, trimestralmente ou anual. De acordo com Silva (2012, p.98) a conta bancos contem os saldos em conta corrente, disponíveis para saques, aplicação financeira ou outro uso que a empresa deseja efetuar, como por exemplo, pagar contas diretamente debitadas na conta bancaria.

Segundo SEBRAE (2005, p.18) o controle bancário possuem duas finalidades, a primeira baseia-se em comparar os registros da empresa e os lançamentos gerados pelo banco, se necessário usado para apurar as diferenças encontradas, a segunda é gerar informações sobre os saldos bancários existentes e também se é capaz de pagar as obrigações do dia.

Controle de contas a receber

O controle de contas a receber ou também chamado de duplicatas a receber tem como objetivo controlar os recebíveis existentes na empresa referente às vendas realizadas a prazo para que se possa ter a informação do montante a ser recebidos, previsão de vencimentos e os clientes que já possuem vencimento em atraso e daqueles que pagam em dia e por fim fornecer dados para que seja efetuado o fluxo de caixa.

Silva (2012 p. 99) afirma que a conta patrimonial a receber de clientes também pode ser duplicatas em carteira, que significa aquela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com