TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Costos en Servicios de Salud

Pesquisas Acadêmicas: Costos en Servicios de Salud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.232 Palavras (37 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 37

O impacto da identificação dos sistemas de acumulação de custos na qualidade da informação contábil: um estudo de caso em uma organização hospitalar

Márcio Luiz Borinelli

Brasil, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

marciolb@usp.br

Reinaldo Guerreiro

Brasil, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

reiguerr@usp.br

Ilse Maria Beuren

Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócioeconômico

beuren@cse.ufsc.br

PALAVRAS-CHAVE

Sistema de custos; sistema de acumulação de custos; organizações de serviços; organizações hospitalares; informação contábil.

TEMA DEL TRABAJO:

Costos en Servicios de Salud

RECURSOS AUDIOVISUALES:

Retroprojetor ou Multimídia (datashow), com aplicativo Power-Point

O impacto da identificação dos sistemas de acumulação de custos na qualidade da informação contábil: um estudo de caso em uma organização hospitalar

PALAVRAS-CHAVE

Sistema de custos; sistema de acumulação de custos; organizações de serviços; organizações hospitalares; informação contábil.

TEMA DEL TRABAJO:

Costos en Servicios de Salud

RESUMO

Este trabalho tem como foco central uma discussão dos sistemas de acumulação de custos em organizações de serviços. O texto teve como objetivo discutir os sistemas de acumulação de custos por ordem, por processo e híbrido no contexto das empresas prestadoras de serviços, com uma aplicação prática em uma organização de serviços hospitalares. A importância deste trabalho deve-se ao fato de, até o momento, os estudos brasileiros que tratam da aplicação de sistemas de custos em entidades de serviços, especialmente em organizações hospitalares, não contemplarem discussões acerca do sistema de acumulação de custos adequado a este tipo de organização. Nesta perspectiva, dois elementos foram trazidos à tona para discussão: o sistema de acumulação de custos e as organizações de serviços. Com o objetivo de verificar como se dá o processo de definição do sistema de acumulação de custos nestas empresas, este trabalho procurou demonstrar quão imprescindível é a definição deste sistema para o sucesso do sistema de custos como um todo e, conseqüentemente, o reflexo disto na qualidade da informação que a Contabilidade disponibiliza a seus usuários. O texto foi organizado em três partes principais, além dos aspectos introdutórios e metodológicos e das considerações finais: um estudo sobre a importância das empresas prestadoras de serviços hospitalares; uma explanação sobre os sistemas de acumulação de custos; uma aplicação prática, na forma de estudo de caso, de definição de sistema de acumulação de custos em uma entidade prestadora de serviços hospitalares. No que tange aos aspectos metodológicos, dois recursos foram utilizados: pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica na forma de estudo de caso.

1. INTRODUÇÃO

Quanto custa para a Price Waterhouse auditar a Coca-Cola? Quanto custa para o Maksoud Plaza Hotel de São Paulo hospedar o presidente dos Estados Unidos? Quanta custa para um hospital universitário manter um paciente internado por três dias? Algumas destas questões estão na pauta diária das organizações e, certamente, poderão ser respondidas a partir de informações advindas da Contabilidade.

Considerando-se os objetivos da Contabilidade, pode-se entender que o produto oferecido pela Contabilidade aos seus clientes (usuários) são as informações contábeis, e estas possuem uma importância significativa para as empresas. Além das perguntas enumeradas anteriormente, tais informações são a base para: distribuição de dividendos, planejamento e controle, mercado de capitais, análise de investidores e emprestadores, governo (tributação), dentre outros usos.

Pode-se inferir daí a importância das informações contábeis no processo de tomada de decisão, independentemente do tipo de usuário. No entanto, em alguns casos a Contabilidade tem sido questionada sobre a qualidade das informações que tem disponibilizado aos seus usuários, especialmente na área de custos.

Disponibilizar um sistema de custos que possa subsidiar de forma eficiente e eficaz a gestão de uma empresa em todos os seus níveis não é tarefa fácil; todavia é uma tarefa imprescindível. Desta forma, o que se deve fazer é encontrar a melhor forma possível de cumprir esta função.

Certamente, a chave para a implementação de um sistema de custos de sucesso passa por três quesitos fundamentais: conhecimento do negócio da organização; conhecimento dos processos internos, especialmente os de produção; e conhecimento de Contabilidade de Custos.

Levando-se em conta os três quesitos listados acima, um aspecto que vai delinear o design do sistema de custos é a definição do sistema de acumulação de custos adequado.Via de regra, os sistemas de acumulação de custos mais utilizados são o de acumulação por processo e o de acumulação por ordem. Existem ainda empresas que, em função de suas atividades, acabam utilizando um sistema híbrido, o qual contempla características do modelo por ordem e do modelo por processos.

Diante deste contexto, o texto evidencia que a distinção entre os sistemas de acumulação de custos por ordem e por processo acontece com mais propriedade na maneira pela qual se realiza o custeio do produto ou serviço.

Partindo-se do princípio de que são muitos os tipos de organizações que compõem a sociedade produtiva atual, faz-se necessário delimitar o tipo de organização que se pretende estudar para se poder direcionar discussões sobre sistemas de acumulação de custos.

Neste sentido, é conveniente esclarecer que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com