TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Auditoria

Por:   •  10/3/2020  •  Exam  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 7

Data de aplicação: 03/05/2019 Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Auditoria II Ano: 20191 / Semestre: 6 RGM: 103.6953 / Aluno: FERNANDO VAZ GUIMARAES ABRHAO

PROVA 01 Questão 1 O Auditor interno da Empresa Conceituada S.A. estava aplicando um procedimento de auditoria quando detectou uma omissão de registro no sistema contábil. Ao prepara o relatório o mesmo ficou confuso quanto à classificação do evento, se deveria classificá-la como uma fraude ou como um erro. O empregado responsável pela omissão alega que ocorreu uma desatenção e que não teria como detectá-la em função do volume de transações da empresa. Realizando outros procedimentos o Auditor obteve evidencias de que a omissão gerou para a empresa o pagamento em duplicidade de uma dívida (duplicatas a pagar) e que o empregado responsável pela omissão não tinha a menor condição de saber quem seria beneficiado pela omissão. Elabore um relatório apontando a diferença entre fraude e erro e classifique a omissão com base nos fatos apresentados. Resposta do aluno: i) Fraude: é um ato premeditado, realizado de forma intencional, é um ataque ao controle interno da entidade, gerando benefício ao seu idealizador, executor e/ou terceiros envolvidos. ii) Erro: é um ato não intencional, ocasionado por uma falha no controle interno da empresa ou nos processos de controel, mesmo que um benefício não esperado para o executor do ato ou terceiro, ele será considerado um erro ou uma falha. Em síntese o erro se difere da fraude pelo ato voluntário e premeditado de seu executos, havendo pretenção de causar o benefício ao propria ou a terceiros ele será apontado no relatório como uma Fraude, caso não seja voluntário e intencional será considerado um ERRO. Assim, podemos afirmar que a omissão deverá ser classificada no relatório como ERRO visto que no texto descrito, o Auditor não evidenciou ou identificou indícios de que o ato foi planejado e que o executor teria ciência dos que estava a fazer.

Questão 2 Cite e explique os métodos de classificação da Amostra Resposta do aluno: 01) Amostragem aleatória: As amostras são escolhida aleatoriamente para assegurar dados isentos de tendências, intrferências ou distorções; 02) Amostragem sistemática: As amostras são selecionadas estabelecendo níveis de representatividade, observando um intervalo constante entre as transações; 03) Amostragem estratificada: As amostras são selecionads estabelecendo extratos de modo que a variância do valor do item seja o menor possível; 04) Amostragem por julgamento: A escollha das amostras baseiam-se no julgamento pessoal do auditor, conforme sua experiência e iniciativa; 05) Amostragem por conglomerado: A escolha das amostras baseam-se no estabelecimento de grupos heterogêneos, representativos no campo da população total.

Questão 3 Para a realização da contagem de caixa, o auditor deverá tomar os cuidados necessários para que o resultado seja válido. Indique a opção que Não representa uma atitude de zelo do auditor: a) Realização de contagem sem prévio aviso

GABARITO Protocolo: 526974

Página 2 - 30/06/2019 às 12:02

b) Obter declaração formal de devolução dos numerários contados c) Anotações da contagem em papel de trabalho d) Certificar-se do número de caixas existentes na empresa e) Dispensa da presença do responsável pelo caixa, no ato da contagem (correta)

Questão 4 Marque a proposição em que há somente contas em que devem ser feitos testes para detectar possível superavaliação: a) caixa; financiamentos obtidos; bancos; despesas de comissão; FGTS a recolher. b) PIS a recolher; despesas pré-operacionais; depreciação acumulada; contas a pagar c) aplicações em debêntures; debêntures a pagar; financiamentos concedidos; provisão para devedores duvidosos. d) ações em tesouraria; financiamentos concedidos; aplicações em incentivos fiscais; IPI a recuperar. (correta)

Questão 5 De acordo com a NBC TA 530 - Amostragem em Auditoria, em relação à definição da amostra. tamanho e seleção dos itens para teste em Auditoria Independente, é INCORRETO afirmar que: a) a amostragem de auditoria permite que o auditor obtenha e avalie a evidência de auditoria em relação a algumas características os itens selecionados de modo a concluir, ou ajudar a concluir sobre a população da qual a amostra é retirada. b) ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoria e as características a população da qual sera retirada a amostra. c) o auditor deve selecionar itens para a amostragem, de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada. d) o nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar é afetado pelo tamanho da amostra exigido. Quanto maior o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra a ser efetuada. (correta)

Questão 6 Os testes de observância têm por objeto de análise: a) as contas patrimoniais e de resultado. b) os procedimentos de controle de custos adotados pela administração. c) as contas patrimoniais, apenas. d) os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração (correta)

Questão 7 A responsabilidade primária na prevenção e detecção de fraudes e erros é: a) da administração. (correta) b) da auditoria interna. c) do conselho de administração. d) da auditoria externa. e) do comitê de auditoria.

Questão 8 Assinale a afirmação FALSA: a) Independência é a condição primordial e pilar do trabalho de auditoria, tendo em visa a obtenção dos elementos de prova e exercício de seu julgamento. b) Normas são os requisitos a serem observados no desempenho do trabalho de auditoria.

GABARITO Protocolo: 526974

Página 3 - 30/06/2019 às 12:02

c) Contagem de caixa não é um exame físico. (correta) d) Como exemplo de procedimento de ocorrência de cálculo é o método MEP e) Os procedimentos de auditoria são as ferramentas técnicas, das quais o auditor se utiliza para realização de seu trabalho.

Questão 9 Ao determinar a extensão de um teste de auditoria através de técnicas de amostragem, o auditor deve levar em consideração: a) a política de pessoal da entidade b) a guarda dos documentos c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com