TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos de Mão-de-Obra. Encargos. Mensuração

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Neste trabalho será realizado um estudo sobre Os Custos da Mão de Obra e Encargos Sociais, e tem por objetivo, mostrar de uma forma mais clara a importância de uma boa gestão estratégica de custos, bem como verificar a influência destes custos na apuração do resultado da empresa. Para atingir nosso objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico afim de verificar, analisar, mensurar e avaliar os custos de Mão de Obra em uma empresa, caracterizando as principais obrigações trabalhistas e encargos sociais. Pode-se verificar através deste trabalho, que a mensuração inadequada dos custos de mão de obra, afetará os resultados apurados pela empresa e consequentemente influenciará no processo decisório da organização.

Palavras-chave: Custos de Mão-de-Obra. Encargos. Mensuração.

1. INTRODUÇÃO

A constante busca pela excelência empresarial, para as organizações se tornarem cada vez mais competitivas, tem exigido destas, forte investimento em novas tecnologias e no capital intelectual dos seus colaboradores. Apesar dos avanços tecnológicos afetarem diretamente no desempenho ou realização das tarefas nas organizações, ou seja, o trabalho humano substituído pela automação, os gastos das empresas com remuneração de mão de obra ainda são bastante relevantes, o que se faz necessário uma atenção especial no que se refere esses custos.

Conforme Knuth (2015, p. 83), “os custos são aqueles gastos efetuados para produzir algum produto até deixá-lo em condição de venda.”

Saber otimizar os custos de produção, é um fator que irá trazer grandes benefícios para uma empresa, dentre esses custos engloba a mão de obra direta. É de suma importância também, a empresa estar ciente de todas as obrigações no que se refere aos seus funcionários tais como, remunerações, contribuições sócias, encargos, benefícios, para não sofrer futuras penalizações gerando gastos para a empresa.

Conforme Martins a mão de obra direta é descrita da seguinte forma:

Mão-de-obra Direta é aquela relativa ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto em elaboração, desde que seja possível a mensuração do tempo despendido e a identificação de quem executou o trabalho, sem necessidade de qualquer apropriação indireta ou rateio. Se houver qualquer tipo de alocação por meio de estimativas ou divisões proporcionais, desaparece a caraterística de direta. (MARTINS, 2000, p. 143)

Diante desse constante mundo competitivo em que nos encontramos, como é a mensuração dos custos da mão de obra e dos encargos sociais numa empresa? Qual o verdadeiro custo de um funcionário para uma empresa?

Com base no questionamento, este trabalho busca desenvolver uma pesquisa sobre os custos da mão de obra direta e os encargos sociais, e sua importância no resultado final.

O principal objetivo desse trabalho, é analisar de forma mais explícita a importância de uma boa gestão estratégica de custos, evidenciando os custos de mão de obra direta, e as principais obrigações trabalhistas, visto que atualmente, umas das maiores preocupações dos empresários é manter e aumentar o número de clientes, satisfazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com