TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios Para Solucionar a Questão dos Altos Custos com Mão de Obra

Por:   •  16/8/2015  •  Monografia  •  3.177 Palavras (13 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 13

1 PLANO DE NEGÓCIO

1.1 Sumário Executivo

1.1.1 Descrição do Projeto

A proposta desse plano de negócios  é solucionar a questão dos altos custos com mão de obra, que hoje impacta o Centro de Distribuição de peças e serviços da Case New Holland, que atua no ramo de peças para reposição de máquinas agrícola e construção.  A ideia é terceirizar todo o processo de embalagens das peças que chegam dos fornecedores do CDP de Sorocaba e melhorar a produtividade do setor com a confecção de novas bancadas, carrinhos especiais que atenda as necessidades dos funcionários e paleteiras com uma visão de melhoria na ergonomia do funcionário. Com isso pretendemos melhorar o nível de serviço e o processo das atividades de embalagens e com isso aumentando a lucratividade da organização.

)))1.1.2 Dados dos empreendedores, perfis e atribuições.

CNH é uma empresa do grupo Fiat formada há dez anos com a união de duas empresas de grande porte, a Case empresa com foco no segmento de máquinas agrícolas e de construção civil e a New Holland empresa do mesmo porte que atuava no mesmo segmento, duas concorrentes que se uniram depois da compra pelo grupo Fiat. Com a fusão criou-se o grupo CNH indústria que continuou seguindo no ramo agrícola e construção civil.

1.2 Apresentação da empresa

CNH é uma empresa do grupo Fiat formada há dez anos com a união de duas empresas de grande porte, a Case empresa com foco no segmento de máquinas agrícolas e de construção civil e a New Holland empresa do mesmo porte que atuava no mesmo segmento, duas concorrentes que se uniram depois da compra pelo grupo Fiat. Com essa união nasceu há dez anos a CNH, Case New Holland empresa multinacional no segmento de máquinas agrícolas e construção civil. O Centro de Distribuição de Sorocaba faz parte do grupo CNH Industrial, um novo grupo criado a partir da fusão da Fiat industrial e CNH Global, é uma grande empresa sólida, industrial, um líder global em bens de capital, unindo operações de equipamentos agrícolas e de construção da CNH com caminhões Iveco, veículos comerciais e especiais e FPT Industrial amplo portfólio de aplicações de powertrain. Através de suas 11 marcas, 64 fábricas, 49 centros de pesquisa e desenvolvimento, uma força de trabalho de mais de 68 mil pessoas e cerca de 6.000 revendedores, CNH industrial está presente em 190 países, dando-lhe uma posição competitiva única. 

O Grupo tem a flexibilidade para perseguir as opções estratégicas mais vantajosas e capitalizar sobre oportunidades de crescimento e de consolidação de acordo com as nossas ambições para que ele se torne um líder no setor. Este projeto tem como foco o centro de distribuição.

O centro de distribuição de peças da Case New Holland esta localizado no Brasil, no estado de São Paulo na cidade de Sorocaba, no bairro do Éden, Avenida Jerome Case, 1801. CNPJ: 60.850.617/0005-51.

O maior Centro de Distribuição de Peças da América Latina e um dos mais modernos do mundo. O empreendimento conta com o que existe de mais eficiente em termos de logística e distribuição baseado no conceito de World Class Logistics (Classe Mundial em Logística), no qual se busca atingir os mais altos níveis de excelência. Com área total de 125 mil m² e área construída de 56 mil m², podendo chegar a 76 mil m², a estrutura foi planejada para alcançar a maior rapidez operacional em toda a cadeia logística, desde o fornecedor até o cliente final, em mais de 300 pontos da América Latina.

A estruturação como World Class Logistics tem entre seus principais pilares a segurança de trabalho, a excelência no serviço ao cliente, a melhoria contínua, o controle de qualidade e a organização das áreas de trabalhos. Para que esses objetivos fossem alcançados, uma série de investimentos e pesquisas foram feitas se espelhando nos principais CDs da Europa e Estados Unidos.A capacidade de estocagem é de 180 mil locações, com possibilidade de expansão para 250 mil. Para dar conta de tudo isso com a devida agilidade, novos softwares de ponta estão sendo implantados.

Um deles consiste em um novo sistema de entrada de pedidos, planejamento e compra de peças. Este sistema integra todos os depósitos de peças da CNH no mundo, o que garante maior agilidade na disponibilização de peças para os clientes finais. Em termos de maquinário, o principal investimento foi em máquinas denominadas “verticais shuttle” (também conhecidas como carrosséis) que garantem a separação das peças com velocidade muito superior a média obtida em CDs (Centros de Distribuição) comuns. Também foi investido em tecnologia de rádio freqüência e etiquetas de código de barras. O CD de Sorocaba também segue a tendência mundial de automação inteligente. Toma-se muito cuidado com grandes automações em função de alto custo e benefícios pouco efetivos.

A principal ferramenta que é usada é o WCL com o seu pilar de Work Place Organization (Organização das Áreas de Trabalho) onde são aplicados todos os conceitos “lean” de eliminação de perdas, ou seja, eliminando tarefas que não agregam valor ao processo e com isso obtêm ganhos expressivos em produtividade. Para que essa eficiência dos processos internos chegue ao consumidor final, foram firmados novos contratos para os serviços de transportes das peças. Por exemplo, um novo sistema de roteirização de entregas será implantado, identificando os eventuais problemas e corrigindo-os.

A combinação destes fatores vai garantir um ganho substancial na entrega das peças aos clientes finais. Todos os pontos da América Latina vão se valer dos investimentos feitos no CD, inclusive no que diz respeito à exportação. O novo processo vai propiciar documentações mais precisas, que evitam a perda de tempo nas alfândegas, além de um tratamento fitossanitário mais adequado que garante aprovação imediata pelos órgãos importadores.

Compromisso com o meio ambiente o conceito de Green Building (prédio verde) é um processo que está presente desde o início da construção, envolvendo o atendimento de requisitos como emprego de empreiteiras, fornecedores e materiais de construção certificados, redução de consumo de energia e de água, o controle de emissões e melhoria da qualidade de trabalho para os funcionários. A certificação é feita pelo United States Green Building Council (USGBC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (546.3 Kb)   docx (375.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com