TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO, IMPORTÂNCIA E O PAPEL DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE SÃO PAULO 2020

Por:   •  8/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 11

DEFINIÇÃO, IMPORTÂNCIA E O PAPEL DO PROFISSIONAL DA

CONTABILIDADE

SUMÁRIO

1 CONTABILLDADE .......................................................................................................... 3

2 A CONTABILIDADE GERENCIAL .............................................................................. 3

3 A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ...........4

O PAPEL DO CONTADOR PARA O FUNCIONAMENTO DAS EMPRESAS .......... 5

REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 9


1 CONTABILLDADE

A contabilidade já foi definida de várias maneiras e diversos conceitos, analisada por inúmeros pontos de vistas e ainda inicialmente identificada como uma simples técnica de controle, depois como uma forma de arte e atualmente é considerada efetivamente uma ciência. Crepaldi (2003) destaca que a contabilidade é um método universal usado como ferramenta para registrar todas as transações monetárias de uma empresa, é fundamental a universalidade do método para possibilitar a interpretação homogênea das demonstrações expositivas das empresas.

A ciência contábil está diretamente ligada ao cotidiano das pessoas, envolvida em grande parte das tarefas rotineiras, sem perceber os usuários das informações se submetem aos métodos de controle e planejamento, para gerenciamento dos negócios empresariais ou até mesmo de suas finanças pessoais.

Conforme Iudícibus e Marion (2002) “A Contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma ciência social, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Todavia, a Contabilidade utiliza os métodos quantitativos (matemática e estatística) como sua principal ferramenta”.

O conceito que mais destaca o caráter utilitário da contabilidade é o da escola americana, o qual será considerado como principal para fins deste trabalho. Logo, a contabilidade não só olha o passado da gestão, mas também procura contribuir com o futuro da empresa por meio de análises situacionais e projeções que auxiliem a tomada de decisões.

A origem da contabilidade está diretamente associada com as primeiras atividades de troca, compra e venda dos comerciantes da antiga civilização, onde se sentiu a necessidade do acompanhamento das variações de seu patrimônio quando cada transação era efetuada, à medida que o número das movimentações e valores aumentava o homem se preocupou em utilizar métodos de controle e escrituração das informações, com o objetivo de quanto poderia render e aumentar seu patrimônio.

Porém mesmo existindo desde a antiguidade, a contabilidade teve um desempenho muito lento ao longo dos anos, o grau de desenvolvimento das práticas contábeis está consequentemente relacionado ao grau de desenvolvimento comercial, social, cultural e organizacional das sociedades.

2 A CONTABILIDADE GERENCIAL

Podemos dizer que a contabilidade gerencial pode ter diversas definições. As palavras chaves para o entendimento da contabilidade gerencial são informação e gestão.

Iudícibus caracteriza a contabilidade gerencial como [...] um enfoque especial conferido às várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise de balanços, etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.

A definição de Anthony (1972) é mais simples, mas não menos significativa, caracterizando a contabilidade gerencial como sendo aquela destinada a prover informações úteis para a administração.

O IFAC, International Federation of Accountants, diz que [...] contabilidade gerencial pode ser definida como o processo de identificação, medição, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação da informação (financeira e operacional) usada pela administração para planejar, avaliar, controlar e assegurar, dentro de uma organização, o uso dos recursos com responsabilidade.

Anthony e Govindarajan (2001) destacam que a contabilidade gerencial tem três divisões: o controle gerencial, responsável pelo controle e medição das variáveis estratégicas, bem como de unidades de negócios; a contabilidade de custo total, responsável pelo custeio de produtos e serviços para fins de avaliação de estoques, da precificação e da lucratividade dos produtos e a contabilidade diferencial, responsável por estimar os custos existentes em condições alternativas, dentre outros.

A contabilidade, em sua origem, era gerencial, visto que era realizada para que os gestores pudessem ter controle sobre seus bens e orientar suas ações visando o futuro. Além de estar composta em conformidade com o modelo de gestão então adotado. A contabilidade permaneceu dessa forma até que houve um movimento do mercado financeiro e de capitais que culminou com a padronização da atividade contábil. As fases e o contexto histórico em que se desenvolveu a contabilidade gerencial até os tempos atuais são abordadas a seguir.

3 A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

Observa-se a frequência com que as empresas principalmente as de pequeno porte enfrentam sérios problemas para sobreviver no mercado e obter rendimentos sobre suas atividades, conforme Iudícibus e Marion (2006) os empresários reclamam da pesada carga tributária, dos processos complexos e burocráticos das legislações, encargos sociais, juros altos, diversas taxas empresariais, escassez de recursos e outros fatores que contribuem significativamente para dificultar o real objetivo da organização, o lucro.

Porém se aprofundar as causas que debilitam a situação da empresa, a má gestão, o processo de tomada de decisão sem fundamentos, e análises sem informações adequadas é a principal causa dos problemas enfrentados. Mesmo nas empresas de pequeno porte, é preciso controle, orçamento e planejamento, manter a demanda de gastos, despesas, receitas, ativos, dívidas, negociações, e posicionamento sobre fatos ou tendências mercadológicas (CORONADO, 2012).

É papel da contabilidade gerencial realizar esses controles ou então evidenciar os desvios em relação aos objetivos pretendidos pelos gestores empresariais. É importante destacar que a contabilidade não deve apenas cumprir a sua função enquanto ciência, as demonstrações elaboradas com base nos registros precisam traduzir transparência, e serem utilizadas no processo de gestão corporativa, os dados produzidos pela contabilidade gerencial devem ser reais e fiéis para contribuir com a boa gestão da organização (MARION; SOARES, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com