TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 6

DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS

O Balanço Patrimonial

Peça contábil por excelência, para ele é canalizado todo o resultado das operações da empresa e das transações que terão realização futura. Temos que salientar que o balanço patrimonial é elaborado segundo os princípios contábeis geralmente aceitos, mas nada impede que, gerencial e internamente, se construam balanços com critérios de avaliação alternativos.

Novos conceitos de avaliação

As Leis 11.638/07 e 11.941/09 introduziram definitivamente os padrões internacionais de contabilidade (IFRS) na legislação brasileira e na prática contábil. Os principais conceitos de avaliação introduzidos foram os seguintes:

a)Valor justo (fair value): todos os ativos e passivos que possam ter seu valor justo diferente do valor contábil, devem ser remensurados pelo valor justo, Basicamente

O valor justo será aplicado para diminuir ativos ou aumentar passivos.

b)Perda por desvalorização de ativos (impairment): sempre que se identificar que um ativo (estoques, imobilizado, intangíveis, investimentos) tem seu valor contábil superior ao valor justo deverá ser feito um lançamento, em despesa ou custo, da diferença entre o valor contábil e o valor justo, denominada de ajuste a valor recuperável do ativo.

c)Valor residual: valor provável de venda de um bem imobilizado ao final de seu uso pela empresa (ao final da vida útil).

d)Valor depreciável: a base para a aplicação da taxa de depreciação será o valor justo do bem menos seu valor residual.

e)Vida útil: quantidade de período ou unidades de produção em que se espera que o bem seja utilizado pela empresa e traga o fluxo futuro de benefícios.

f)Tributos diferidos: deverá ser contabilizado como despesa ou receita, em contrapartida ao ativo ou passivo, o valor dos tributos sobre o lucro (Imposto de Renda e Contribuição Social), sobre as diferenças temporárias entre o lucro tributável e o lucro contábil.

g)Ajuste a valor presente: os créditos e obrigações pré-fixadas de longo prazo devem ser trazidos a valor presente, bem como os de curto prazo, se relevante.

A DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

A demonstração de resultados feita em moeda corrente traz alguns problemas de avaliação dos valores das despesas e receitas, dependendo do ambiente inflacionário que pode existir no país.

Receitas e Despesas

Os valores da demonstração de resultados são obtidos pelo somatório de todas as transações ocorridas com os respectivos valores no momento da contabilização, que conduzem aos movimentos mensais de doze meses de um exercício contábil. Se o nível da inflação no país é relativamente baixo, o somatório dos valores do ano expressa com certa adequacidade os valores das receitas e despesas. Se o nível da inflação no país naquele exercício é elevado, o somatório dos movimentos mensais não conseguirá expressar o total do movimento anual, invalidando a informação em moeda corrente.

Despesas de depreciação

As despesas de depreciação são lançadas na demonstração de resultados pelo seu valor corrente. Tendo em vista que há a possibilidade der alteração do valor depreciável em função da alteração da sua vida útil, seu valor residual e do seu valor justo, os valores comparativos entre dois períodos deve ser analisado com cuidado.

Receitas e despesas financeiras

Quando pensamos nesses dados de resultados, pensamos sempre em juros positivos e negativos. Contudo, podemos ter aplicações financeiras e empréstimos na condição de encargos pós-fixados. Portanto, a receita financeira ou a despesa financeira compreende os juros, as atualizações por algum indicador, bem como os demais custos dos empréstimos. É importante ressaltar que o sistema de informação contábil deve separar as receitas financeiras de aplicações de outras receitas financeiras, bem como as despesas financeiras de financiamentos e empréstimos, de outras despesas financeiras.

DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Dada sua natureza própria estrutural, os demonstrativos contábeis básicos é que deverão valer-se em primeira mão das informações fundamentais para a integração com os relatórios futuros. Assim, além das informações tradicionais que a contabilidade financeira fornece para a elaboração dos relatórios básicos, estes deverão conter as informações das contas adicionais que planejamos na estruturação do sistema de informação contábil gerencial.

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

Objetivo do relatório

Sua finalidade é complementar os dados da movimentação ocorrida no período, inicialmente evidenciada pela demonstração de resultados. O balanço patrimonial contém toda a informação acumulada dos investimentos efetuados e dos recursos obtidos, mas não deixa claro o quanto de recursos foi requerido no último exercício e onde eles foram apliucados.Com este relatório, fica claro se houve boa correlação entre os tipos de recursos obtidos e suas aplicações.

Conceito

Como conceito básico do relatório está a evidenciação de;

a)Origens dos recursos

a1. Próprios

a2. De terceiros

a3. Gerados pela empresa

b)Aplicações de recursos

b1. Em permanentes

b2. Em giro (capital circulante líquido)

Como o ativo representa as aplicações de recursos, e o passivo representa as fontes de recursos, o relatório basicamente evidencia a variação que houve entre os dados do balanço inicial e os dados do balanço final. Os incrementos do ativo são as aplicações de recursos no período, e os incrementos no passivo são as fontes obtidas no período. Se, em vez de aumento tivermos em alguns dos itens, há a inversão de colocação.

FLUXO DE CAIXA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com