TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL 7º SEM: SITUAÇÃO ECONOMICA-FINANÇEIRA

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.997 Palavras (12 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA – UNIDADE BELÉM

BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL 7º SEM: SITUAÇÃO ECONOMICA-FINANÇEIRA DE BELÉM BIOENERGIA BRASIL S/A

DISCIPLINAS NORTEADORAS

  • CONTABILIDADE GERENCIAL
  • CONTABILIDADE AVANÇADA I
  • CONTABILIDADE INTERNACIONAL
  • COMPETENCIAS PROFISSIONAIS
  • NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

BRUNO DOS REIS DE SOUSA – 428177

FERNANDA BELICHA DE SOUSA – 413421

GRACE DE OLIVEIRA NUNES – 444333

NILVIA MERIAN PANTOJA DOS ANJOS - 442188

BELÉM/PARÁ

2016

BRUNO DOS REIS DE SOUSA – 428177

FERNANDA BELICHA DE SOUSA – 413421

GRACE DE OLIVEIRA NUNES – 444333

NILVIA MERIAN PANTOJA DOS ANJOS - 442188

DESAFIO PROFISSIONAL 7º SEM

SITUAÇÃO ECONOMICA-FINANÇEIRA DE BELÉM BIOENERGIA BRASIL S/A

Desafio Profissional apresentado à coordenação do curso superior de Ciências Contábeis do Centro superior da Faculdade Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção de notas em atividades práticas do curso de Bacharel em Ciências Contábeis.

Prof. Afonso Santana – Orientador

BALÉM/PARÁ

2016

  1. BELÉM BIOENERGIA BRASIL S/A

A companhia é uma sociedade por ações de capital fechado, estabelecida e domiciliada no Brasil, com sede em Belém – Pará, tendo sido suas atividades iniciadas nos Municípios de Tailândia e Tomé-Açu. Até ao final de 2015, a empresa possui plantados 37.922,29 hectares próprios de palma de dendê. O projeto Belém, ainda em fase de implantação, tem por base a viabilidade econômica, a segurança fundiária e ambiental.

A BELEM BIOENERGIA BRASIL tem nos principais instrumentos de certificação da produção de óleo de palma e biocombustíveis, juntamente com a legislação brasileira, a base de um compromisso de valor inegociável com seus três pilares fundamentais: ambiental, econômico e social.

No aspecto ambiental, a BELEM BIOENERGIA BRASIL atua na conservação das florestas nativas, na recuperação de matas ciliares, cria corredores ecológicos com os plantios de palma, fixa grande quantidade de carbono da atmosfera e viabiliza uma fonte de energia limpa e renovável.

No econômico, a empresa considera que a cultura de palma de óleo, adaptada às condições de solo e clima da Amazônia, é uma das atividades agrícolas de maior produtividade, possibilitando ao produtor uma alternativa rentável de exploração das suas terras.

No social, a geração de emprego e renda, direta e indiretamente promove a inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população.

Deve-se enfatizar que o biodiesel aumenta a participação de fontes renováveis na matriz energética de nosso país, colocando o Brasil numa posição ainda mais privilegiada no cenário internacional.

Dessa forma, a empresa busca liderar uma nova fronteira de geração de energia, levando desenvolvimento à população, associado à integração social, responsabilidade ambiental e viabilidade econômica.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E IMPORTANCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Embora o usuário externo dos relatórios contábeis de forma preferencial, seja o financiador ou emprestador de recursos, portanto o aspecto financeiro ou a capacidade de pagamento da entidade econômica é fator relevante, ao invés de denominarmos de demonstrações financeiras, passa-se a denominar de demonstrações contábeis por considerar o segundo título (demonstrações contábeis) como de maior e relevar, além da situação financeira da entidade, a situação econômica e patrimonial.

As demonstrações contábeis de uso geral são preparadas em uma base que seja apropriada a fornecer informações uteis a uma ampla gama de usuários (Investidores, Credores e Etc.) que não estão em posição para solicitar relatórios para atender suas necessidades particulares.

As Demonstrações Contábeis deveram ser elaboradas em conformidade com as exigências e padrões estabelecidos pela LEI Nº6.404 de 15 de dezembro de 1976, alterada pela LEI Nº11.638 de 28 de dezembro de 2007, que trata dos registros financeiros e da elaboração das demonstrações que possuem os seguintes objetivos:

  1. Demonstrar a situação da empresa;
  2. Demonstrar o desempenho da entidade, consequentemente, dos gestores;
  3. Demonstrar os fluxos de caixa.

Nota: Essas demonstrações devem ser uteis para a tomada de decisões econômicas por uma ampla gama de usuários, por exemplo: Investidores, Credores, Governo, Fisco e Clientes.

  1. ANALISES VERTICAL E HORIZONTAL

4.1 ANALISE VERTICAL

Tem por objetivo determinar a relevância de cada conta em relação a um valor total. Ela e calculada determinando-se o que cada item da demonstraçãocontábil representa como porcentagem de uma determinada base.

A análise vertical e a técnica mais simples e também a mais completa para a análise de Balanço. Ela mede proporções entre valores, ajudando-nos a determinar quais as contas de maior importância e relevância para a análise.

Na analise do Ativo, ela mede como a empresa distribuiu ou usou seus recursos dentro do Ativo.E importante começar esta analise pelos principais grupos (Circulante, Permanente e Realizável L. Prazo)

esó depois ver cada conta isoladamente (Duplicatas a Receber, Estoques, Imobilizado, etc.). O Total do Ativo e a base de calculo para todas as contas do Ativo.

Na analise do Passivo mais Patrimônio Liquido, ela mede como a empresa obteve os recursos que estão ajudando a financiar seus Ativos. E importante começar a analise pelo Patrimônio Liquido (a principal fonte de recursos) e depois os dois grupos de dividas (Circulante e Exigível L. Prazo) e só então cada conta isoladamente. O Total do Passivo mais Patrimônio Líquido éa base de calculo para todas as contas que representam origens de recursos (que sempre tem o mesmo total que o Ativo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (279.8 Kb)   docx (461.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com