TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL MATEMATICA

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

POLO CENTRO ED. A DISTÂNCIA-(CEAD)

CURSO: CIÊNCIAS CONTÀBEIS

PROJETO INTEGRADOR l

Desafio apresentado como requisito para obtenção de nota das disciplinas da teoria da contabilidade, ciências sociais e responsabilidade social e meio ambiente do Curso de Ciências Contábeis, supervisionado pelo tutor presencial.

Prof. Renato Rodrigues

COTIA

2017

Sumário

INTRODUÇÃO3

IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL 4

DESENVOLVIMENTO5

QUADRO 1 (Sustentabilidade Econômica).............................................................................................6

QUADRO 2 (Sustentabilidade Ambiental)...............................................................................................7

QUADRO 3 (Sustentabilidade Social).....................................................................................................8

CONCLUSÃO9

Referências10



INTRODUÇÃO

A empresa L & Construção fundada em 1983 no Estado de Sergipe vem atuado no ramo de construção civil, na fabricação de casas populares com um alto índice de qualidade o que é um diferencial e uma característica da Empresa. E hoje conta com uma equipe de aproximadamente de 230 colaboradores.

Devido ao impacto causando ao meio ambiente pelos produtos utilizados na fabricação das casas, há desejo em adotar práticas sustentáveis que valorizem a marca, aumente os lucros e a sua competividade no mercado frente a outras empresas que hoje já adotam a fabricação através de praticas sustentáveis.

O produto final da Empresa L & Construção consome muitos recursos naturais e o gerente Sr. Manoel através de uma palestra realizada em uma feira de negócios de construção civil, teve a oportunidade de conhecer o tema Desenvolvimento Sustentável e percebeu a necessidade de repensar as atuais práticas utilizadas pela Empresa.

A empresa percebeu que ao adotar princípios de Sustentabilidade, terá um ganho a médio e longo prazo em termos de lucro, valorização da marca, respeito às pessoas e conservação do planeta.

O conceito de sustentabilidade, portanto, representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

Nossa consultoria vem apresentar um modelo de sustentabilidade que visa atender questões Sociais (assumir a responsabilidade social e projetos que envolvam a comunidade na conscientização da importância da sustentabilidade), Ambientais (melhor alocação dos recursos disponível da empresa e atendimento da legislação) e Econômicas ( obtenção de qualidade e custo e projeção da marca com um diferencial no mercado da construção civil).

IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Os impactos ambientais na construção civil podem ocorrer durante o desenvolvimento da obra e principalmente depois que a obra estiver pronta.

Toda a intervenção feita pelo homem pode causar impactos ao meio ambiente assim como no meio social e econômico, sendo influenciada pelo porte uso e funcionalidade da obra em questão, podendo variar de uma pequena a grande significância de impacto, como barragens, aterros, grandes terraplenagens, entre outros.

Algumas obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo altera-lo drasticamente ou até provocar sua extinção, por meio de inundação de grandes áreas, corte de vegetações, impermeabilização do solo e a sua fase de construção que acaba gerando ruídos, resíduos etc.

Os impactos, além de ambientais, também influenciam o meio social, econômico e visual, como pode valorizar uma área, pode também desvalorizar, mediante poluição visual, sonora, sombreamento de área que necessita de insolação, empecilho para a ventilação, entre outros.

De acordo com a Lei n. 10.257, de Julho de 2001, será executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades, incluindo a análise, no mínimo, das seguintes questões:

a) adensamento populacional;

b) equipamentos urbanos e comunitários;

c) uso e ocupação do solo;

d) valorização imobiliária;

e) geração de tráfego e demanda por transporte público;

f) ventilação e iluminação;

g) paisagem urbana e patrimônio natural e cultural.

Algumas medidas podem ser tomadas de forma a evitar ou minimizar os impactos gerados por construções.

A organização da obra evita o desperdício de materiais e consequentemente beneficia o meio ambiente. Também propicia um ambiente mais limpo, agradável e também ajuda no desenvolvimento da construção.


DESENVOLVIMENTO

QUADRO 1 - (Sustentabilidade Econômica)

A sustentabilidade Econômica é um conjunto de praticas financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico,, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.

Tipo de Ação: Melhor aproveitamento da energia e água disponível

Objetivo

Ação

Resultado Esperado

Introdução de painéis solares e equipamentos de baixo consumo de energia

A - Aquisição de equipamentos com iluminação automatizada em banheiros e em áreas externas

Diminuição dos custos com energia.

B - Estimulo de Retrofit e painéis solares (substituição/modernização de equipamentos com autoconsumo de energia)

Evitar o desperdício de energia, e um melhor aproveitamento do maquinário disponível.

C - Capacitação dos operadores e projetistas que operam o maquinário

Minimização de custos nas etapas de operação e de manutenção dos equipamentos.

Reciclagem água e criação de meio para armazenar a água da chuva

A - Criação de Cisternas e equipamentos que reaproveitem a água da torneira em vasos sanitários

Diminuição de até 60 % na compra de água através da coleta e armazenamento das águas de chuva, reutilização da água da pia, em descargas e em áreas comuns.

B - Tratamento adequado a todos os poluentes gerados no processo de fabricação

Filtragem dos poluentes que possam agredir ecossistema e adequação a resolução 307/2002.

C- Criação de procedimentos e treinamento sistêmicos

Capacitação e conscientização dos procedimentos internos sobre a melhor forma de utilização dos recursos disponível e diminuição dos custos

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com