TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL – MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO

2º SEMESTRE

DIEGO ARAUJO PARRA PEDROZO -        RA 1299262663

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA

E PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR-TUTOR EAD ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP

2014


Sumário

INTRODUÇÃO        

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO        

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO        

        Melhorar a sua eficácia gerencial;        

        Desenvolver Líderes;        

        Capacitar para a liderança situacional;        

        Construir e desenvolver equipes de alto desempenho;        

3. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

O presente trabalho propõe a elaboração de uma estrutura organizacional e um plano de capacitação para uma empresa no grupo de varejo de produtos alimentícios, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Todo administrador precisa dominar o ato de planejar constantemente, desenvolver competências de logo e curto prazo, que consiga resolver situações e problemas com criatividade, flexibilidade e adaptação, formando estratégias, solucionando problemas de forma que atendam os interesses da institucional.
A importância da capacitação e o treinamento em toda a equipe, para que todos falem a mesma língua, o compreender a missão, visão e o planejamento estratégico da empresa em que se trabalha são fundamentais.


1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO

Uma nova estrutura organizacional foi elaborada e algumas hierarquias criadas para um melhor fluxo das atividades e responsabilidades que Hoterdan Hipermercados necessita. Com funções bem definidas deixando clara a responsabilidade de cada individuo dentro da corporação. Provocando assim uma nova sistemática de trabalho fazendo realmente o fluxo de trabalho existir.

Organograma Antigo;

[pic 2]

No Organograma Antigo encontra-se uma estrutura com 8 gerências e 3 diretorias, que aparentemente encontram-se em um estado de contradição quanto a hierarquização e atribuições dos cargos, deixando assim de realizar suas reais funções, provocando duplicidade nas atividades e em muitos casos ausência de ações.

Organograma Proposto;

[pic 3]

No Organograma proposto surgem alguns novos cargos (RH, Supervisão e lideres) para um melhor controle gerencial, operacional e situacional.

  • Recursos Humanos surge com a finalidade administrativa. Será integrada por dois colaboradores e com o suporte da Diretoria ADM , serão responsáveis e cuidaram para que os funcionários façam os treinamentos e compreenda melhor as atividades e funções dentro de seu Departamento.
  • Supervisor surge para garantir que os funcionários estejam usando o tempo da empresa de forma produtiva e eficaz. O trabalho do supervisor será instruir adequadamente o trabalhador sobre como realizar suas tarefas cotidianas ou projetos especiais.
  • Líder é aquele que consegue bons resultados, através do desempenho de sua equipe, incentivando o crescimento e preservando a harmonia e o bem estar do grupo. O papel do líder é fundamental no gerenciamento do capital humano e é por esse motivo que existe uma expectativa muito grande quanto ao desempenho desse profissional.

A expectativa é realizar uma pequena diminuição do quadro de funcionários e remanejamento de outros, serão abertas processos seletivos internos e externos para os novos cargos. Como apresenta o Novo Organograma as diretorias de Compras, Financeira e Operacional se comunicam entre si, para gerar fornecimento dos produtos, compras, cotação e necessidades de produtos, quanto ao gerenciamento das pessoas, será repassado para a nova Diretoria de Administração e Recursos Humanos.

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO

  • Melhorar a sua eficácia gerencial;

A eficácia gerencial deve ser avaliada em termos de produto, em vez de insumo, ou seja, mais por aquilo que o administrador alcança em resultados, do que por aquilo que ele faz. A eficácia administrativa não é um aspecto de personalidade do administrador, mas é função da correta manipulação da situação.

  • Desenvolver Líderes;

O desenvolvimento e a liderança de outros líderes em vários níveis da empresa e para o futuro tem um efeito multiplicador sobre os resultados Uma organização que desenvolva líderes de forma sistematizada em vários níveis da organização tem maior probabilidade de sucesso a curto e longo prazo, porque tem pessoas com capacidade para antecipar e liderar processos de mudança e inovação competitiva. O processo contínuo de formação interna e aposta em Planos de Desenvolvimento de Liderança, formais e devidamente estruturada, alinhada com a estratégia de longo prazo.

  • Capacitar para a liderança situacional;

A liderança situacional é um processo dinâmico que envolve o líder, o liderado e as variáveis situacionais, e tem como pressuposto a crença no fator humano e as potencialidades das pessoas. Em um ambiente organizacional é imprescindível uma boa liderança que se destaque não somente no campo de gestão de pessoas bem como em obtenção de resultados. Dentre os conceitos mais eficientes de liderança está a situacional, que consiste em moldes de situações apresentadas e na capacitação em adequar-se a atualidade, propagando ações positivas que culminam na obtenção de resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (211.7 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com