TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO DO PLANO DE NEGÓCIOS DA CAFETERIA SANTO CAFÉ

Por:   •  29/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.423 Palavras (26 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

CAMILA

DIAGNÓSTICO DO PLANO DE NEGÓCIOS DA CAFETERIA SANTO CAFÉ

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso MBA em Gestão Financeira, Controladoria, Auditoria e Compliance, de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, da FGV/IDE como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista.

Orientador: Prof. Dr. Betovem Coura

SÃO PAULO – SP 

 2019


FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

PROGRAMA FGV MANAGEMENT

CURSO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA, AUDITORIA E COMPLIANCE.

O Trabalho de Conclusão de Curso

Diagnóstico do plano de negócios da Cafeteria Santo Café

elaborado por Camila

e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso MBA em Gestão Financeira, Controladoria, Auditoria e Compliance, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização, do Programa FGV Management

Data:

Betovem Coura, Doutor.

Coordenador Acadêmico e Professor Orientador


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho de conclusão de curso ao meu marido Rafael Cogo e ao meu querido filho Murilo Cogo, que me deram todo suporte para que eu pudesse desenvolver este projeto.


AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus que me permitiu realizar mais esse sonho, que me sustentou nos momentos difíceis e me deu forças para não desistir.

Agradeço a toda minha família e amigos pelo apoio que sempre me deram durante toda a minha vida.

Deixo um agradecimento especial ao meu orientador professor Betovem Coura pelo incentivo e pela dedicação do seu escasso tempo ao meu projeto.

Por último, quero agradecer também à Fundação Getúlio Vargas e a todo o seu corpo docente.

.


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um plano de negócio concentrado no estudo de diagnóstico para abertura de uma cafeteria gourmet.

O capítulo 1 desse plano de negócios abordará o mercado de café no Brasil e o crescimento do seu consumo ao longo dos anos.

O capítulo 2 traz dados sobre a procura por cafés gourmets e especiais, e a proposta de uma cafeteria especializada em produtos regionais e orgânicos.

No capítulo 3 será apresentado toda sua parte estratégica, seus ambientes (internos, externos, macro e micro), análises de demanda, oferta, atratividade, concorrência ampliada e sua complementaridade.

Palavras-chave: plano de negócios, café, ambientes.


ABSTRACT

This work has as objective to develop a business plan focused on the diagnostic study for opening a coffee shop/café gourmet.

Chapter 1 of this business plan will address the coffee market in Brazil and the growth of its consumption over the years.

TraduzirIn Chapter 2 shall be submitted to the expansion and the demand for gourmet coffees and specialty, with the proposal of a coffee shop/café specializes in regional products.

In chapter 3 it will be shown all its strategic part, their environments (internal, external, macro and micro), analysis of demand, supply, competition and attractiveness and expanded their complementarity.    

Keywords: business plan, coffee, environments.


SUMÁRIO

1 INTRODUCAO        8

2 PROJETO CONCEITUAL        10

2.1 Introdução        10

2.2 Sumário descritivo        10

2.3 Metodologia        12

2.4 Cronograma        13

3 DIAGNÓSTICO        15

3.1 Compreensão do contexto        15

3.1.1 Ambientes        15

3.1.1.1 Microambiente externo        15

3.1.1.1.1 Análise da demanda        16

3.1.1.1.2 Análise da oferta        18

3.1.1.1.3 Análise da atratividade da indústria – Modelo das “cinco forças” de Porter        20

3.1.1.1.4 Análise da concorrência ampliada        21

3.1.1.1.5 Complementaridade        23

3.1.1.2 Microambiente        23

3.1.1.3 Microambiente interno        24

3.2 Quadro Referencial        28

4 CONCLUSÃO        29

5 BIBLIOGRAFIA        30

1 INTRODUCAO

O mercado de café no Brasil é um mercado que está sempre em crescimento, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Industria de Café (ABIC, 2018), o consumo interno de café no Brasil chegou a 21 milhões de sacas, no período de novembro de 2017 a outubro de 2018, representando um crescimento de 4,80%, com relação ao período anterior, de novembro de 2016 a outubro de 2017, conforme levantamento da ABIC, 2018. A procura por café segue em plena expansão, acompanhando uma tendência que se observa globalmente. Entre as empresas associadas da ABIC, o crescimento sobre o período anterior foi de 7,03%, demonstrando que os brasileiros estão consumindo mais café. Este aumento foi particularmente importante porque o ano foi caracterizado por uma redução da oferta do grão, motivada pela seca severa que atingiu a região produtora de café coniln em 2016 e 2017, trazendo como consequência uma volatilidade nos preços finais. E mesmo assim o brasileiro não reduziu a compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (817 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com