TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS DE EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  22/9/2015  •  Tese  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA / UNIDERP EDUCACIONAL

PÓLO SÃO BORJA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINAS DE EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DESAFIO PROFISSIONAL

Em um pequeno município chamado Vale da Felicidade, há um grande desenvolvimento da agricultura familiar e do turismo. Sua subsistência econômica advém destas atividades, principalmente do passeio de trem. A Maria Fumaça permite aos visitantes a oportunidade de fazer um passeio como antigamente.

Após a realização desta viagem, os turistas chegam à cidade com o intuito de tirar muitas fotografias e também experimentar as iguarias que os quatro restaurantes locais têm a oferecer. A dona de um destes lugares, senhora Irena Partala tem enfrentado certo drama para manter as portas de seu estabelecimento abertas. Residindo nos fundos de sua casa comercial, o restaurante Smak, com a presença de seus pais já idosos, após o falecimento de seu esposo Irena se desdobra para dar conta de todas suas tarefas diárias em casa e no trabalho.

Entre os pontos positivos que o estabelecimento possui está sua localização, sua experiência em comidas típicas polonesas e também a obtenção de um cozinheiro experiente. Quando assumiu diretamente á frente do negócio da família Partala, Irena precisou contratar não só um cozinheiro, mas também um garçom. Assim, aceitou como seu funcionário um amigo da família que a conhece há bastante tempo e que necessitava de um emprego, depois de enfrentar problemas com a saúde. Porém, como qualquer estabelecimento comercial, nem tudo funcionam como deveria e há muitas coisas que devem ser aperfeiçoadas.

Uma das dificuldades enfrentadas por Irena é a concorrência. Enquanto outros restaurantes oferecem certa variedade no cardápio, a proprietária do restaurante Smak não abre mão da comida polonesa e muito menos espaço para outras opções de refeição. Além disso, o espaço físico é um grande problema, pois não é possível comportar tantas pessoas dentro do estabelecimento. O cardápio é escrito à mão e em polonês. A decoração é restrita apenas em toques rústicos e com duas cores, não é convidativa. Mau atendimento ao consumidor, pois com somente um garçom não é possível dar mais atenção aos clientes. E também um dos pontos que mais contribuem para o fracasso do restaurante Smak, é a má realização da contabilidade do local. Irena assumiu tantas tarefas ao mesmo tempo, que não consegue dar conta de tudo e às vezes até esquece os pedidos e pagamentos. Entretanto, o maior sonho desta proprietária é que seu restaurante seja reconhecido, que o negócio funcione e que os turistas tenham vontade de frequentá-lo. Mas, para que isso aconteça são necessárias certas mudanças.

Antes de tudo é de suma importância gerar capital. Irena precisa deixar de lado a exclusividade da comida polonesa e dar espaço para diversos pratos, investindo mais no que a concorrência não possui. Mesmo que haja o crescimento de restaurantes no Vale da Felicidade, Irena precisa manter a qualidade e variedade da comida com preços acessíveis, não esquecendo sempre de pensar e apostar em inovações. Desta forma, não haverá perda de clientes para estabelecimentos vizinhos.

Além de procurar “fazer” dinheiro, deve-se pensar no restaurante em si. Fazer uma reforma possibilitando o aumento do espaço físico fará com que os clientes sintam-se bem acomodados. Construir para os lados ou para cima, isso dependerá de como ficará mais confortável. Irena também deve se preocupar com o paladar de seus fregueses. O cardápio deve ser aperfeiçoado para haja diversidade de pratos oferecidos e também tornar mais fácil sua leitura. Em pleno século XXI onde a tecnologia está presente em tudo no dia a dia, o cardápio do restaurante Smak deve ser impresso e escrito pelo menos em três línguas distintas: espanhol, inglês e português. Já que o turismo é uma das atividades que mais dão estabilidade financeira ao município Vale da Felicidade, é necessário que os idiomas mais utilizados no mundo estejam presentes neste cardápio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com