TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISTRIBUICAO FÍSICA

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Até a década de 1940, o mundo empresarial era caracterizado pela alta demanda de bens industrializados, baixa capacidade de distribuição e uma despreocupação generalizada com a integração das informações e do custeio das principais atividades da empresa. O período pós Segunda Guerra Mundial até o fim da Guerra do Vietnã foi caracterizado pela mudança de atitude do consumidor e por conseqüência, uma maior demanda na qualidade dos serviços a ele prestados. Esse período marca o início da competição e a demanda por técnicas de custeio mais precisas.

Após os anos 80, a globalização, o avanço da tecnologia e a mudança das estruturas econômicas mundiais impulsionaram de forma relevante a Logística Empresarial. Segundo Ballou (2006), a missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa. Além disso os clientes estão cada vez mais exigentes em relação aos produtos que irão adquirir, pois estes buscam conhecer a fundo todo o processo de produção bem como todo o caminho que o produto fez até chegar ao seu destino final.

 Diante desse cenário as empresas fazem uso de atividades estratégicas para manterem-se competitivas no mercado, uma vez que todo produto segue um longo caminho desde a fabricação até o seu destino final. E o proposito da logística é justamente este diminuir a distancia entre o produto e o consumidor.Para tanto, um instrumento logístico comumente utilizada são os Centros de Distribuição (CDs), para empresas atuantes nos mais diversos ramos de produção. E para que os produtos cheguem até estes Centros é necessário adotar um dos ramos da logística que é a distribuição física, “são os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor. (NOVAES, 1994)”. Esta por sua vez se bem planejada além de garantir a satisfação do cliente, reduz custos no processo produtivo e comercial como um todo. Além de garantir a disponibilidade dos produtos requeridos pelos clientes à medida que eles desejem, uma vez que de nada adianta uma empresa investir em marketing e em bons produtos ou serviços e não se preocupar como irá distribui-los. Por este motivo os centros de distribuição são importantes para a logística da empresa, ficam localizados geralmente em rodovias ou próximas a elas em locais de fácil acesso para permitir o fluxo de caminhões e carretas funcionando como peça fundamental para abastecer lojas e entregar produtos ao consumidor final.

E para alcançar esse objetivo é necessário conhecer bem a natureza do produto, o padrão de sua demanda, as exigências de nível de serviço e os diversos custos que compõem a sua distribuição física.

Distribuição Física

Distribuição física é o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma. (BALLOU; 1993). Além de ser uma das principais atividades das empresas que possibilita o sucesso no processo de atendimento aos seus clientes. Um planejamento feito de forma correta cria condições para alcançar a eficiência e confiabilidade nos serviços prestada pela empresa garantindo a satisfação dos clientes e a redução de seus custos. A distribuição deve ser garantida em todos os componentes da cadeia de abastecimento no prazo e com a qualidade determinada. É a distribuição física que efetua o vínculo entre a empresa e seus clientes (BOWERSOX; CLOSS, 2001). Para Demaria (2004), o profissional de logística deve se preocupar em garantir a disponibilidade dos produtos requeridos pelos clientes à medida que eles os solicitem e também em assegurar que isso seja feito a um custo razoável. A distribuição física compreende o transporte do produto do centro produtor ao consumidor diretamente ou via depósitos que são os chamados centros de distribuição (Cds) os quais são uma configuração regional de armazém onde são recebidas cargas consolidadas de diversos fornecedores. Essas cargas são fracionadas a fim de agrupar os produtos em quantidade e sortimento corretos e, então, encaminhadas para os pontos de venda, mais próximos. No entanto o CD é um conceito moderno, cuja função ultrapassa as tradicionais funções dos depósitos, galpões ou almoxarifados, as quais não são adequadas dentro do sistema logístico. Alves (2000, p.139) aponta uma grande diferença entre os depósitos e os CDs: os depósitos, operados no sistema push, são “instalações cujo objetivo principal é armazenar produtos para ofertar aos clientes”; já os CDs, operados no sistema pull, são “instalações cujo objetivo é receber produtos just-in-time modo a atender às necessidades dos clientes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com