TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De que forma a comunicação pode impactar as relações interpessoais?

Por:   •  30/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

1. De que forma a comunicação pode impactar as relações interpessoais?

  O significado de comunicação interpessoal é a troca de informações entre duas pessoas ou mais, seja de forma de sinais verbais ou não verbais. Ter habilidades para se comunicar com as pessoas faz com que haja uma confiança e cooperação no trabalho. Além disso, ter uma comunicação direta e eficaz ajuda e evita desperdício de tempo, e elimina a necessidade de falar sobre assuntos que não foram compartilhados de maneira correta.

2. A motivação pode se dar a partir do diálogo com o grupo?

 No meu ponto de vista, o aumento da produtividade está diretamente relacionado ao ambiente de trabalho, desta forma gerando motivação.  Uma das ações que mais contribuem para essa adequação de ambiente é a comunicação assertiva.

3. Defina: “processo aberto de comunicação”.

  A comunicação é definida como a troca de informações entre um transmissor e um receptor e a percepção do significado entre os indivíduos envolvidos.

4. De que forma gestos e atitudes podem influenciar a comunicação?

Ao transmitir uma mensagem, a expressão corporal pode facilitar ou complicar a comunicação. Os seres humanos em algumas ocasiões transmitem sem perceber uma mensagem verbal diferente da mensagem corporal. O nosso corpo fala o tempo todo, nas expressões do rosto, olhares, postura, gesto, tom de voz.

 

5. Explique a afirmativa: “Não é o que você diz, mas como você diz que determina o sucesso da sua comunicação”.

A comunicação humana é um processo complexo que em algum momento pode gerar equívoco. Não depende apenas das palavras que usamos para falar, e sim de uma infinidade de circunstâncias. É preciso considerar o momento, o lugar, o interlocutor, mas principalmente precisa haver um grande esforço para se assegurar, até onde for possível, de que o que dizemos é realmente o que queremos dizer.

6. Como a escuta do outro pode ser relevante no processo comunicativo?

A escuta ativa nos auxilia em uma comunicação eficiente, em que o ouvinte é capaz de interpretar e assimilar todo o conteúdo que é dito pelo interlocutor, de forma sincera. Assim, gerando mais confiança.

7. Como podem ser definidas as armadilhas da surdez?

Saber ouvir também é uma das ferramentas mais importantes da comunicação empresarial, quando você se comunicar seja com uma pessoa ou um grupo de pessoas pedir a opinião do outro sobre o assunto, saber ouvir e compreender. Muitas empresas falham por não terem essa comunicação ou troca de informação com os colegas de trabalho.

8. Faça uma breve relação entre: trocas econômicas e comunicação.

As redes de comunicação no mundo globalizado, cada vez mais rápidas e eficientes, permitem a comunicação e o acesso rápido a qualquer lugar do mundo, as tecnologias de comunicação geram trocas quase instantâneas a nível global. Que nos dão acessos a contas bancárias, e-mail...disponíveis para todos.

9. Defina o conceito de “fracasso da comunicação”.

Na comunicação humana existe o emissor, canal, receptor, fonte, mensagem. Convém que o emissor e o receptor tenham um mesmo interesse pelo conteúdo da mensagem, a capacidade de emitir no emissor e a receptividade sejam ótimas e impliquem uma disponibilidade mental satisfatória por parte do receptor. o processo de comunicação nunca é perfeito. No decorrer de suas etapas podem ocorrer perturbações que o prejudicam. Essas perturbações são denominadas ruídos.

10. Defina “pluralidade na comunicação” e como esse conceito pode ajudar na formação de um propósito e servir de engajamento e aprendizado para um grupo?

O avanço das tecnologias tem a acrescentar na diversificação dos meios de comunicação. Tanto a imprensa escrita como a evolução de outros meios de comunicação representam a grande utopia de que podemos ser livres para pensar e opinar sobre a realidade. Ao dispor também do pluralismo, os indivíduos passam a usufruir de uma real liberdade na escolha dos meios de comunicação.

 

 

Etapa 2 – Refletir sobre a temática

 

Leitura dos capítulos 1, 3 e 4 da obra: Comunicação Empresarial sem Complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo disponibilizada na biblioteca Virtual localizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Como obrigatoriedade você deverá ler os capítulos citados acima, mas a orientação é que você leia a obra toda, visto que os conhecimentos adquiridos contribuirão para sua formação profissional.

Após a leitura e com base nas respostas das questões da Etapa 1, escreva uma resenha crítica com suas reflexões acerca do panorama do processo comunicativo atual e suas reflexões abordadas no livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com