TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina Metodologia Científica

Por:   •  11/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 4

Metodologia das Ciências

Questão 1 – Defina Metodologia Científica e seu objetivo.

R. Metodologia Científica é o conjunto de procedimentos estabelecidos no mundo acadêmico (científico). Portanto é uma forma de instruir sobre métodos e instrumentos para a elaboração de um trabalho científico.

Seu objetivo é abordar técnicas, instrumentos e regras para uma produção científica de boa qualidade.

Questão 2 – Um trabalho científico é um “documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso [...]”. Qual é seu objetivo e o que visa?

R. O trabalho científico tem por objetivo a reflexão sobre tema ou problema científico e resulta de um processo de investigação sistemática. Visa a produzir um conhecimento novo, social e teoricamente relevante. Sua abordagem implica análise crítica, reflexão e aprofundamento.

Questão 3 – Quais as principais diferenças entre Dissertação e Tese?

R. A dissertação representa o resultado de um estudo científico retrospectivo, deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização.  Visa à obtenção do título de mestre.

Logo a tese representa o resultado de um estudo científico de tema único e bem delimitado, deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. Visa à obtenção do título de doutor

Questão 4 – O que são Estudos Exploratórios ou Leituras Preliminares? Para que servem?

R. É o procedimento à delimitação e à problematização do tema, é necessário que se tenha uma visão clara do que se quer, o que exige a leitura prévia de textos sobre o assunto versado.

Servem para indicar se existe bibliografia atualizada e de fácil acesso, se a matéria já foi esgotada ou superada e se as questões estão sendo debatidas e são atuais.

Questão 5 – Discorra sobre Problematização (Mínimo de 5 linhas).

R. A problematização é o processo de indagação, de questionamento. Compreende a elaboração dos objetivos, o levantamento de hipótese e/ou questões de estudos e a definição de um plano provisório de investigação, envolvendo a metodologia a ser utilizada ( matérias e métodos), ou seja, o plano de estudo. Identificado o problema a ser pesquisado, deve-se coletar a documentação sobre ele e realizar leituras. Não é possível fazer uma monografia sem fonte teórica ou empírica, ou somente a partir de um único livro.

Questão 6 – Na Organização do Material encontra-se esta afirmativa “Uma coisa é redigir para si próprio; outra é redigir para outros lerem”. O que se quis dizer com esta afirmativa?

R. Ao redigirmos um texto, omitimos informações importantes e necessárias por considerarmos que, para nós, tudo está claro e óbvio; no entanto, para o outro (o nosso interlocutor) essas informações podem parecer confusas, ambíguas. Por isso, a importância de se considerar, na redação da monografia, o leitor. Por isso, há que se buscar uma redação clara, simples, precisa, concisa, por meio da qual sejam prestadas todas as informações necessárias ao leitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com