TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 7ª serie Contábeis

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.254 Palavras (30 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Nome do Acadêmico (a): ANDRÉIA VEBBER CANCELLIER PALAVRO

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Contabilidade Internacional, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Gerencial, Competências Profissionais e Noções de Atividades Atuariais.

Tutor(a) à Distância: Eionyr Barbosa

CAXIAS DO SUL / RS

2018

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Contabilidade Internacional, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Gerencial, Competências Profissionais e Noções de Atividades Atuariais.

Tutor (a) à Distância: Eionyr Barbosa

Trabalho desenvolvido para o curso de Ciências Contábeis, disciplinas norteadores Contabilidade Internacional, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Gerencial, Competências Profissionais e Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 7º semestre 2018_01, sob orientação tutora à distância Eionyr Barbosa.

CAXIAS DO SUL / RS

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 Desenvolvimento        5

2.1 Convergência das normas contábeis        5

2.2 Estudo da empresa Wooden Plank S/A        6

2.3 Análises de rentabilidade         7

2.4 Tipos de seguros         23

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        27


1 INTRODUÇÃO

No desenvolvimento deste trabalho será apresentada uma análise histórica da convergência das normas internacionais de contabilidade aos padrões brasileiros bem como seus efeitos na contabilidade atual. Será demonstrada uma contabilização do Método de equivalência patrimonial com base no estudo do caso da empresa Wooden Plank S/A.

Demonstraremos também diversos indicadores de rentabilidade e financeiros de duas empresas selecionadas através do site da Bolsa de Valores Mobiliários bem como a análise de qual melhor empresa para se investir.

Finalizando o trabalho será explanados alguns tipos de seguros disponíveis no mercado atual e como os cálculos atuariais são importantes na tomada de decisão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Convergência das normas contábeis

A contabilidade é uma ciência muito antiga e em constante evolução. Tendo seu inicio básico no mundo antigo com o simples objetivo de controlar e avaliar as riquezas dos que as possuíam, passou pelo mundo medieval com o inicio do processo de contabilidade por partidas dobradas, após pelo mundo moderno com o ápice da atividade mercantil e continua em constante evolução pelo mundo científico que se iniciou em 1840. Em 2007, através da Lei 11.638/2007 o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS) permitiu a convergência das normas contábeis brasileiras às normas internacionais.

Este processo é de grande importância para a classe contábil, bem como para todos os usuários das informações contábeis, dentre eles, investidores, gestores, bancos entre outros, ele busca não só melhorar a qualidade da informação contábil como também gerar mais confiabilidade, compreensibilidade, relevância e comparabilidade dos dados e demonstrações.

Até o ano de 2011 mais de 100 países já haviam adotado a harmonização das normas contábeis com a adoção das IFRS, dentre eles, alguns países do leste Europeu, Austrália, Hong Kong e África do Sul.

A entrada do Brasil às normas internacionais se deu em 2007 com a emissão da instrução normativa CVM nº 457 tornando obrigatório apresentar as demonstrações financeiras consolidadas baseadas nas normas internacionais a partir do exercício de 2010. Nesse processo de convergência das normas muito foi discutido entre os órgãos reguladores, pois migraria a regulamentação contábil de normas mais baseadas em regras para mais baseadas em princípios. Este processo exige mais conhecimento por parte do contador e auditor.

Em estudos realizados para analisar os impactos da primeira fase de transição das normas nas empresas brasileiras foi verificado um aumento significativo tanto no lucro liquido como no patrimônio liquido dessas empresas. Este aumento se deve ao conservadorismo das normas contábeis brasileiras e tem impacto direto no valor das ações das organizações no mercado de capitais. Outra evidencia apontada nesses estudos foi de que a Demonstração de Fluxo de Caixa seria mais relevante do que a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos. Apesar de existirem diferenças entre os indicadores financeiros das empresas quando comparado os dois padrões contábeis, eles não são significativos estatisticamente a ponto de justificar um reflexo positivo ou negativo no resultado das organizações.

Os CPC’s editados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis Brasileiro possuem grande equivalência com os IFRS. Dentre eles podemos destacar alguns que possuem informações de alto impacto nas empresas como: CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos; CPC 02 – Conversão de Demonstrativos Financeiros; CPC 27 – Ativo Imobilizado, CPC 15 – Combinação de negócios; CPC 18 – Investimento em Coligadas, entre outros.

Conclui-se que a convergência das normas brasileiras para as normas internacionais é de bastante relevância para a classe contábil e para as empresas de capital aberto. Esta prática permite uma melhor análise dos resultados da empresa internacionalmente, com informações mais transparentes e relevantes aos investidores ou futuros acionistas. Porém ela também exige um maior conhecimento por parte da classe contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (427 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com