TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional - série 2

Por:   •  8/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.014 Palavras (13 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO PÚBLICA.....................

POLO: TAGUATINGA -FACNET

NOME COMPLETO        ADRIANE FABRÍCIO DA SILVA

RA 3092183600

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

TUTOR(A) A DISTANCIA: TANIA REGINA B. BENITES

BRASÍLIA - DF

2016.2

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão Pública da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.

Orientador (a): Tutor(a) a distância: Tânia Regina B. Benites

BRASÍLIA/DF

2016.2


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        6

PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS        6

PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO        7

PASSO 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS        8

PASSO 4 - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S        11

PASSO 5 - LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

INTRODUÇÃO

 Na atualidade um dos maiores obstáculos empresariais diz respeito à sucessão em cargos de liderança, principalmente em empresas familiares, que por muitas vezes as decisões são tomadas, na grande maioria dos casos, na base emocional e intuitiva. Tais atitudes levam algumas empresas à desastrosos processos de sucessões empresariais..

Na empresa Energy, não está sendo diferente, pois os filhos do fundador, recém formados, trabalham arduamente para mudar a forma de administrar a empresa, e quando exige troca de comando, seja por qual for o motivo, a empresa sempre entra em processo de transição.

Quando surge a necessidade da mudança de gestãoo, seja ela por aposentadoria do fundador, doença ou promoção do líder, a empresa entra em um processo de transição. Tal período pode ou não ser problemático, tudo depende da conscientização de que a mudança de gestão é inevitável e da forma como a sucessão é conduzida. Esse é um momento crítico, pois se o processo não for bem conduzido, a empresa pode ter de ser vendida ou até fechar.

Nas empresas familiares, a sucessão só é bem sucedida quando o fundador tem plena consciência de que seus filhos são diferentes dele e entre si. Assim, terão atitudes diferentes frente aos desafios e os resultados também não serão os mesmos. Agora, boa parte dos problemas decorrentes de uma sucessão deve-se ao fato de que não há um plano de sucessão, tampouco o desenvolvimento e a preparação dos sucessores.

Para que a sucessão de lideranças não seja traumática, nem traga prejuízos para a empresa, é necessário investir num programa de capacitação de sucessores. Contudo, o programa de capacitação só será eficaz se for planejado e se todos tiverem consciência de sua importância. Planejar a sucessão da empresa é garantir sua continuidade.

A estrutura  que predomina na empresa Energy é a teoria clássica, aonde a abordagem é sistêmica e caracterizada pela alta formalização da empresa, aonde o processo administrativo é todo direcionado ao planejamento , normas e direção aos respectivos setores da organização.

A partir do estudo feito para a nova sucessão empresarial, a estrutura que será implantada  à organização será a Teoria das Relações humanas, aonde o enfoque é nas pessoas, dando ênfase nos aspectos emocionais e no ser humano, ou seja, não focar somente a máquina.

Para que seja feito a mudança na empresa Marcos, um dos filhos, assumiu toda a parte financeira e  o departamento pessoal, enquanto André, formado em direito, fará uma análise de todos os contratos de prestadores de serviços, e empregar a legalidade em todos, dentro dos padrões exigidos pela lei, inclusive, à legalidade ambiental, pois a empresa trabalha com baterias automotivas, que são feitas de chumbo, material altamente nocivo ao ambiente e à saúde, sendo assim fará um estudo completo da lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, e fará também a aplicabilidade legal dentro dos parâmetros exigidos.

Sendo assim a gestão da empresa neste exato momento passará a ser atribuída aos filhos Marcos e André, que farão um plano de ação, para apresentar aos diretores , as novas perspectivas e necessidades, que vão desde  contratação de novos colaboradores à realização de um trabalho eficaz , capaz de promover o crescimento da empresa como um todo, no que tange a legalidade trabalhista, empresarial e ambiental.

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS

Tradicionalmente, o conceito de administração, segundo Chiavenato( 2011), significa uma relação baseada na subordinação, no sentido de pessoas terem o comando de outra no exercício de uma função ou prestação de serviços. Porém este conceito está ultrapassado, baseado nisto, os novos gestores, fizeram uma pesquisa sobre a nova teoria a ser aplicada na empresa – Teoria das Relações Humanas.

 No  caso da empresa Energy Baterias automotivas, a estrutura que predomina na administração  é da Teoria Clássica, proposta por Fayol, ou seja, era uma abordagem anatômica, mas que tinha ênfase nas tarefas e padronização dos trabalhos, juntamente com a centralização  e planejamentos das tarefas, e especialização dos funcionários, porém agora, os filhos André e Marcos, recém formados, visam mudar a forma de administrar a empresa, democratizando e humanizando a organização, além de pensar somente no financeiro, a estrutura que pretendem implantar tem o foco no emocional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (288 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com