TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL SÉRIE CONTÁBEIS

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.761 Palavras (12 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

DESAFIO PROFISSIONAL

Nome: Francisco Moacir Fernandes Júnior

RA: 3076247023

Série: 1série – Ciências Contábeis

Tutor: Cristian Hambsh Borges

Disciplinas: Empreendedorismo; Comportamento Organizacional; Técnicas de Negociação; Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.  

Caxias do Sul – RS

30 de maio de 2016

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO..........................................................................................................................3
MAPEANDO UM PERFIL EMPREENDEDOR ... ..................................................................4
A COMUNICAÇÃO E SEU PAPEL NAS NEGOCIAÇÕES..................................................6
APERFEIÇOANDO OS NEGÓCIOS........................................................................................8

CONHECIMENTO, O CAMINHO DO SUCESSO...............................................................10

BUSCANDO E APRIMORANDO TALENTOS.....................................................................12
CONCLUSÃO..........................................................................................................................13      

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................14

INTRODUÇÃO

 

 

 

         O objetivo proposto neste Desafio Profissional é identificar dentro da empresa ELT Tecnologia Ltda, como é feita a análise das atitudes praticadas pelos indivíduos. Como ela responde diante dos diversos costumes e culturas nela inseridas e a maneira que lida com os conflitos que possam surgir.

             Como é o processo de criação de algo novo, a busca de oportunidades e a melhoria do seu produto.

            Como organização busca o seu espaço diante do mercado cada vez mais globalizado.

        

MAPEANDO UM PERFIL EMPREENDEDOR

Nome da empresa (fictício): ELT Tecnologia Ltda

Ramo de Atividade: Fabricação de aparelhos e equipamentos de medida, teste e    controle

Localização: Av França, S/N, Bela Vista

Estado: Rio Grande do Sul

Cidade: Caxias do Sul

Número de funcionários: 22

Data de fundação: 05/05/2004

Faturamento: R$ 500.000,00 / mês

Para ter um melhor controle do seu negócio, conhecendo os recursos financeiros necessários, definir cada setor de sua empresa, conhecer o mercado, saber se vai dar certo e fazer a empresa crescer, o empresário elaborou juntamente com o Sebrae o plano de negócios.

Na elaboração do o plano de negócios, o principal critério utilizado foi a competitividade. Para tanto, foram definidas quatro principais variáveis:

  • Agilidade, para poder se adaptar ao mercado e suas constantes transformações;

  • Flexibilidade, adaptando seus produtos de acordo com as necessidades do seu cliente ou criando especificidades por ele solicitadas;

  • Produtividade, com eficiência, eficácia e efetividade;

  • Qualidade, tanto de produto, quanto de recursos humanos.

Na prática, não seria possível desenvolver esse plano se o empresário não tivesse algumas qualidades básicas de um empreendedor. Foi constatado que o mesmo possui dedicação total ao seu trabalho, mente aberta para sempre estar aprendendo com os outros e se especializando constantemente, objetivos claros em mente e um fluxo constante de ideias.

Sua visão empreendedora lhe permitiu deixar um emprego estável e juntamente com sua esposa criou a ELT Tecnologia, pois para abrir um negócio Tem que ter um propósito, o empreendedor precisa fazer uma coisa que ele acredita” (SAADE, 2015). Hoje, com apenas 34 anos, dirige seu negócio muito bem-sucedido e se tornou concorrente da empresa onde trabalhava.

A ELT está em crescimento, implantando novo sistema ERP de gestão, fazendo novas contratações e adquirindo equipamentos de última geração. Para essas conquistas, não bastou somente ter uma ideia de negócio, ou capital de investimento, mas sim um perfil de empresário que “É otimista, tem coragem para aceitar riscos e um desejo de ser protagonista” (RIBEIRO, 2015).

A COMUNICAÇÃO E SEU PAPEL NAS NEGOCIAÇÕES

O comportamento organizacional da empresa ELT tem como base a comunicação para que esta possa estar adaptada ao mercado em que está inserida. Para garantir a sua continuidade e sobrevivência tem de assegurar que, quando produzir bens ou prestar serviços correspondam às necessidades dos clientes, dentro de um mercado competitivo (REGO, 1999). Assim, cada mudança que venha a ser efetivada e, portanto, sujeita à cultura e julgamentos organizacionais, são realizadas reuniões com os colaboradores a fim de os mesmos possam conhecer e compreender os planos da organização e colaborar com as propostas explicitadas.

Nessas reuniões, também são esclarecidas as situações de conflitos que inevitavelmente ocorrem, pois, “o universo complexo das relações humanas e da interação social é sempre potencialmente instável e conflitual” (CUNHA, 2001). Através da mediação e da negociação, os lideres procuram minimizar os efeitos negativos, tanto para os envolvidos, quanto para a organização, tornando a possível ameaça em uma potencial oportunidade.

Essa mediação é definida como “interferência” numa negociação ou num conflito por uma terceira parte que, tendo um poder de decisão limitado, ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo reciprocamente aceitável em relação aos pontos de discórdia (MOORE, 1998).

Ainda por meio da comunicação, a abordagem sistêmica que se baseia na ideia de que um objeto de estudo possui muitas dimensões e facetas que podem ser estudadas por várias ciências e que conceitos e princípios vindos de diferentes ciências podem ser empregados no estudo e compreensão de um fenômeno por determinada ciência (Chiavenato, Introdução à Teria Geral da Administração 7 edição,2004) é contemplada nos processos de negociação da empresa. Os setores de entrada (RH, insumos, finanças), transformação (produção) e saída (produtos acabados) trabalham interligados. Quando entra um pedido ou uma oportunidade de negócios, é necessária a colaboração de todos para que o produto seja entregue de acordo com a expectativa do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com