TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição geral do Setor: A The Coca-Cola Company

Por:   •  15/4/2015  •  Bibliografia  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

Descrição geral do Setor

A The Coca-Cola Company foi criada há 125 anos, ela foi fundada em 1886 e hoje é o principal fabricante de bebidas do mundo. A coca-cola esta presente em 200 países e inventou mais de 3600 refrescos diferentes dentre eles: águas, chás, refrigerantes, etc. Ela responde por mais de 420 marcas de bebidas entre elas quatro de cinco marcas mais consumidas no mundo: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Interbrand, a marca é a número 1 no ranking anual.

Pela primeira vez em 1919, quando Ernest Woodruff e mais alguns acionistas compraram a empresa, a formula da Coca-Cola foi escrita em um documento, onde fora guardada durante anos em um caixa-forte, logo depois foi transferido para o cofre principal SunTrust Bank em Atlanta. Somente em 2011 a empresa mudou de idéia e resolveu transferir o documento para o museu da marca.

A empresa se tornou uma empresa eficaz e modelo, consolidando uma bela rede de empregos, além de inovações em produzir bebidas, constrói a cada dia uma melhoria social, ambiental e econômica.

O mercado brasileiro de refrigerantes é fortemente concentrado, e devido a esta tendência, percebem-se evidentes diferenças de características entre as empresas que as compõe. Diante disto, faz-se necessário estabelecer, ou melhor, recortar o setor em sistemas, ou grupos de empresas: grandes corporações multinacionais, grandes empresas e pequenas empresas regionais.

O grupo “grandes corporações multinacionais” é formado pelo sistema Coca-Cola Brasil, AmBev e Brasil Kirin, todas com grande capital com participação internacional, que juntas reúnem cerca de 90% do faturamento do setor.

Produtos, serviços e tecnologias

A Coca-Cola FEMSA Brasil, empresa do grupo FEMSA continua em busca do contentamento de seus clientes, funcionários e acionistas, juntamente com toda comunidade nacional, se modificando a cada dia e aprimorando seu padrão de qualidade.

Seus principais produtos são:

- Coca Cola 
- Fanta
- Nestea
- Powerade
- Aquarius
- Sprite
- Burn
- Suco Del Valle
- Água Mineral Crystal
- I9 – Hidrotônico
- Kuat
- Matte Leão
- Gladiator
- Cola Cola Light
- Coca Cola Zero
- Limão e Nada
- Maracujá e Nada
- Scwheppes.

Até hoje a formula da coca-cola não foi descoberta, na realidade é o segredo mais guardado do planeta, a marca usa este segredo como forma de fazer marketing da marca, por ser uma lenda.

Estrutura

Com atuação de destaque no país desde 1942, a Divisão Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company. O Sistema Coca-Cola Brasil é composto pela Coca-Cola Brasil e por 13 grupos empresariais, que elaboram o produto final em suas 46 unidades industriais e o distribuem aos pontos de venda. Essa estrutura absorve cerca de 60 mil colaboradores diretos e gera mais de 600 mil empregos indiretos.

Todos os fabricantes devem seguir um contrato onde se comprometem a produzir, engarrafar e distribuir todos os produtos da marca, considerando um exigente padrão de qualidade que é a marca da empresa.

Todas as fábricas do sistema Coca-Cola Brasil localizam-se em localidades estratégicas em todas as regiões do país, assegurando o abastecimento de mais de um milhão de pontos de venda.

Dinâmica e crescimento

A Coca-Cola tem uma qualidade fortíssima, ela está focada no marketing da marca desde a divulgação do “Papai Noel vermelho” até produtos voltados com a preocupação do século atual, atraindo o público light.

No Brasil a Coca-Cola precisou criar uma edição especial em 2005, trata-se da lata da bebida, mas na cor azul. Tudo isso por que no Estado do Amazonas existe uma rixa no Festival Folclórico de Parintins entre Caprichoso que é representado pela cor azul e o Garantido que é representado pela cor vermelha, eles disputam para ver quem é o melhor bumba meu boi.

O festival reúne mais de 100.000 visitantes. A Cola-Cola, assim como grandes marcas precisaram modificar as suas cores vermelhas pela azul, pois se não os seguidores do Caprichoso não consumiriam produtos. A marca começou a sentir o reflexo negativo em ter seu logotipo vermelho assim que muitos consumidores passaram a consumir sua rival Pepsi-Cola que já possui sua edição especial (Lata Azul), foi assim que então tomaram uma decisão nunca vista em mais de 100 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com