TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  1.455 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

A globalização se intencificou na décade de 70, e ganhou velocidade na décade de 80. O desenvolvimento de novas tecnologias foi um dos motivos para esse acontecimento, como a tecnologia no ramo da comunicação. Historiadores afirmam que o processo de globalização iniciou nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. O homem europeu teve contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Mas, a globalização efetivou-se no fim do século XX, após a baixa do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.

O BRICs que se refere as siglas do Brasil, Russia, India, China e Africa do Sul. Esses países não formam blocos economicos, apenas indices de desenvolvimento e situação economica parecidas.

Essa sigla foi formulada no ano de 2001, pelo Jim O'neill.

Descrição das definições de globalização

Uma caracteristica da globalização é a procura de processos industriais mais baratos, que a maioria produzem em vários paises para diminuir os custos, onde escolhem países que a matéria-prima, a mão-de-obra e energia são baratas

As multinacionais foram atras de novos mercados consumidores, pois a concorrencia fez com que as empresas usassem cada vez mais os recursos da tecnologia para os preços abaixarem e estabelecer contatos financeiros mais rápido e com mais eficiencia, como os meios de comunicação via satélite, redes de computadores e da internet.

Com esse processo econômico, vários países se reuniram e formaram blocos econômicos, com o objetivo de aumentar as relações comerciais entre os membros, que foram o Mercosul, o Nafta, a Apec, a Comecom, o Pacto Andino e União Europeia, onde se relacionaram entre eles e fortaleceram cada vez mais.

Esse processo de globalização não é somente econômico, mas também tecnológico e financeiro. Em termos culturais.

Definição de outsourcing

Outsourcing é uma linguagem inglesa, que traduzindo para o português signica terceirização, onde é usado no mundo dos negócios, por empresas que buscam uma outra instituição para prestar serviços em uma determinada área.

Três exemplos de marcas globais de outsourcing são: TIVIT, Eficacia S/A e Tata Consultancy Services (TCS).

Estudo de caso

Meu estudo de caso é sobre a Stefanini, que optou pelo processo do Outsourcing, tem mais de 25 anos de experiência com esse processo, proporcionando aumento de renda, produtividade e vantagem competitiva, gerando melhorias para a empresa.

Para um outsourcing eficiente, realizam reuniões diariamente com empresa que prestam serviços, apresentando resultados, novos desafios e proposta de melhorias. Possuem um profissional especializado para implementar gestão dessa metodologia de qualidade.

A Stefanini desenvolve uma metodologia em todo o mundo, com profissionais especializados e metodologia própria, desenvolvendo atividades com padrões rígidos e com qualidade.

Considerações Finais

Fazer suas considerações a respeito dos aspectos positivos e negativos da relação entre globalização, empresa analisada e pessoas que são ou foram beneficiadas ou prejudicadas pela empresa analisada direta ou indiretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com