TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Desenvolvimento Econômico

São José, 28 maio de 2016.

DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO

Tutor: Marcos Antonio Mazotto

São José, 28 maio de 2016.

1.Introdução

O desenvolvimento econômico de um pais subdesenvolvido está associado na dependência econômica e tecnológica com os países centrais e direcionados ao desenvolvimento global, resultando-se em riquezas naturais e aos recursos internos. Contudo, um dos fatores do subdesenvolvimento é mensurado apenas pelo valor da renda per capita, enfrentando ao longo de sua década as dificuldades para livrar-se de seu atraso estrutural, já Os países desenvolvidos contribui para a riqueza de muitos outros países com a exploração colonial, tanto da maior parte das riquezas/como pelos dados do PIB, mas também das exportações mundiais e acesso a recursos e informação/como linhas telefônicas, acesso a internet e novas tecnologias. Conceituando-se ao desenvolvimento sendo atrelado ao capitalismo_ que unificou a humanidade, guardando relação com sua expansão a partir do século XVI, esse processo de expansão, a princípio baseado no colonismo. A crescente concentração de renda, riquezas e recursos são as desigualdades entre os países estabelecendo uma divisão entre religiões, centrais/desenvolvidos e periféricas/subdesenvolvidos, criando uma diferença entre as áreas.

Criada pela ONU as condições sócias é avaliada pelo IDH_ Índice de Desenvolvimento Humano que é um importante indicador para avaliar a relação entre qualidade de vida e o desenvolvimento econômico da população fundamentado com base em três pilares: riqueza, educação, saúde. Respectivamente estes aspectos do desenvolvimento humano associa-se á renda per capita, escolaridade, taxa de alfabetização, entre adultos e expectativa de vida ao nascer. Organizada pelos Estados Unidos em 1944, a conferencia de brettonwoods, contou com a participação de representantes de 44 países, inclusive o Brasil, dentre os resultados houve a criação de duas organizações internacionais para fornecer ajuda financeiras aos países; FMI_ Fundo Monetário Internacional que atua na resolução de crises, problemas financeiros e econômicos dos países e instituição e o que viria a se transformar no banco mundial BIRD_ Banco Internacional, que ajuda na reconstrução e no desenvolvimento sobretudo o estrutural. Ambos agem por meio de concessão de empréstimos prometendo mais poder de voto dos países emergentes Inglaterra, França, Itália e Alemanha, uma vez que o peso dos votos é distribuído conforme seu poder econômico de cada nação o peso de seu capital na economia mundial possuindo um maior poder de voto obedecendo sua ordem econômica internacional, os Estados Unidos foi motivada pela preocupação sobre possibilidade dos países da Europa Ocidental se aproximarem dos soviéticos e tornarem-se socialistas, ou seja, sua ação para a contribuição do plano Marshall, após a segunda guerra mundial foi a destinação de recursos em forma de assistência técnica e financiamentos diversos voltados principalmente para países como Inglaterra, França, Itália e Alemanha; No início da crise do petróleo, os países árabes membros da OPEP_ Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que suspenderam o fornecimento do produto que levou ao aumento do preço do barril, gerando um efeito em cascata de aumento de preço de outros produtos e uma consequente inflação global. Com o fim da guerra fria permitiu o avanço da globalização. Com ela ganhou força e integração dos mercados e a desregulamentação financeira outro fator importante para consolidação do processo de globalização econômica foi incentivada a criação de blocos econômicos, deixando de ser apenas um termo em 2006 tendo como objetivo de criação de desenvolver o comercio de determinada região são eliminadas as barreiras comerciais tornando menor o custo dos produtos no mercado global incentivando o desenvolvimento econômico dos países membros.

BRASIL RÚSSIA, INDIA, CHINA E AFRICA DO SUL chamados de BRICS. Países emergentes considerados subdesenvolvidos nos últimos tempos vem apresentando um crescimento industrial alto formando uma espécie de corrente, buscando ganhar força na economia internacional e na política, diante da defesa dos interesses comuns. BRIC’’sem a África do Sul, expressão criada pelo economista Jim O’Neill para designar países com grande capacidade de investimento que se transformariam em potências econômicas até 2050. Sendo um agrupamento informal possuindo uma situação econômica parecida do qual é sustentada apartir da vontade política entre os países-membros. Como por exemplo: economia estabilizada, politicas estáveis, alta mão de obra qualificada, produção e exportação em crescimento, boas reservas de recursos minerais, investimentos de setores de infraestrutura, PIB em crescimento, índices sociais em processo de melhorias, diminuição das desigualdades sociais, rápido acesso aos sistemas de comunicação, investimentos estrangeiros no mercado de capitais e nos setores econômicos. Com sua melhoria os BRICS vem alcançando as economias dos Estados Unidos e da União Europeia, sendo de grande participação nas decisões de uma voz maior, que ajudando a fortalecer nas negociações da ONU. Por ser competitivo sempre lutou pelos objetivos comum perante o mercado mundial.

BRASIL com grande parte da economia e sendo o maior produtor agrícola do mundo dependendo da exportação como a soja, trigo e a carne bovina, busca aumentar seu processo de industrialização, produção de produtos tecnológicos, a partir de investimentos estrangeiros formando parcerias com grandes empresários locais sendo destacado pelos recursos minerais existentes aqui: aço, petróleo e minério de ferro. Suas vantagens em potencial sendo o maior fornecedor mundial de produtos agrícolas em suas grandes reservas minerais sendo o parque industrial diversificado, porém suas desvantagens ficam na educação deficitária, na alta carga tributária e na informalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com