TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Joice Silva Munhoz

RA

9911156042

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

Nesta atividade, abordaremos o assunto sobre a Era Soviética e o fim do Capitalismo, assim como a dissolução da URSS.

Falaremos um pouco sobre a economia e suas mudanças ao longo dos anos, assim como a transição de uma sociedade capitalista para o socialismo, demonstrando suas dificuldades e desenvolvimentos, seus erros e acertos. Por fim, o trabalho visa abordar a economia antiga e atual da antiga União Soviética, com comparativos atuais e descrições históricas, demonstrando uma sociedade forte e com pensamento evolutivo, porém suas ações nem sempre foram favoráveis, mas ainda assim, uma potência quando estamos falando de gás natural e petróleo.

Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi criada em 1922, pelos Bolcheviques, tendo como líder Lênin. Existiu até 1991, quando foi dissolvida no contexto da crise do Socialismo com as reformas políticas e econômicas implantadas por Mikhail Gorbachev.

Após a 2º Gerra Mundial, a União Soviética se tornou a segunda maior potência econômica e militar do mundo, destacando-se também na corrida espacial e na produção de armas nucleares, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, principal adversário e representante do modelo capitalista.

Até a década de 1970, a União Soviética apresentou um estável e formidável desenvolvimento econômico, porém, na década de 1980 a crise ameaçou a grande potência socialista. As industrias ultrapassadas não conseguiram acompanhar o desenvolvimento tecnológico necessário para abastecer aquela imensa população. Falta de produtos, principalmente alimentos e bens de consumo, passu a ser constante, causando grande insatisfação entre a população. O crescimento separatista, principalmente nas repúblicas bálticas, colocava em risco a unida política da URSS.

Definição de Perestroika

Durante o governo de Gorbachev, em 1985, foi introduzido a Perestroika, uma reestruturação política da URSS, que tinha o objetivo de reorganizar setores da sociedade soviética.

A Perestroika afetou profundamente os rumos do país, além de ter criado uma reforma política soviética. Gorbachev, que então era Secretário do partido Comunista, ao ver que a economia da nação estava em declínio, adotou medidas reformadoras a serem concluídas quando as ações de Perestroikas chegassem ao fim.

Entre as principais medidas a serem tomadas, estava a redução do gasto com o investimento monetário no setor de defesa. Para tanto, Gorbachev indicou que era necessário a desocupação do território afegão, renegociar a redução de armamentos definidas com os EUA  nos acordos de Yalta, além de para a interferência na política em outras nações comunistas.

Para que esta reforma funcionasse plenamente, Gorbachev teria que enfrenatr inúmeras dificuldades que poderiam frear sua aplicação. No início de seu governo, para aplicar a Perestroika, Gorbachev realizou um expurgo político e recomendou a instalação de um novo tipo de sistema econômico, porém a reestruturação não obteve sucesso. Entre os principais motivos estavam o fracasso na criação de entidades de economia privada, as convicções conservadoras do núcleo do Partido Comunista, a manifestação rumo à Independência de algumas Repúblicas que formavam a URSS e o fato de Gorbachev não ter realizado reformas no modo de produção agrícola.

Assim, os contrários à reforma destituíram Gorbachev do poder, passando as responsabilidades para o Comitê do Estado. Porém este golpe foi rapidamente desfeito pela KGB, juntamente com a população russa, que começava a demonstrar um descontentamento com o regime Comunista. Gorbachev decide pela renúncia em 1991.

O fim da URSS e a transição para o capitalismo

Com o fim da URSS, em 1991, os presidentes da Rússia, Ucrânia e Bielorússia tentaram criar uma nova organização, que, respeitando a independência de cada uma, mantivesse o funcionamento da economia dos países. Assim surgiu a CEI, Comunidade dos Estados Independentes, que constituía pelo Sistema Econômico Capitalista. Ao final de 1993, essa organização já compunha de 12 países de outras Repúblicas, o que demonstrava um sucesso que dependia muito do crescimento econômico da Rússia, entretanto não foi o observado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (330.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com