TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do preço de venda versão aluno

Por:   •  3/4/2017  •  Resenha  •  9.280 Palavras (38 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 38

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

FEA – Cursos de Ciências contábeis

Determinação do preço de venda

Este material somente pode ser utilizado para ministrar aulas, cursos e palestras, pelos professores da cadeira de Contabilidade de Custos da PUC, sendo expressamente vedada a sua reprodução, integral ou parcial, sem a prévia autorização, expressa e por escrito dos seus autores.

Adhemar A. De Caroli

José Temístocles Contim

Nicolás Alvarez Nuñez

Edevaldo Gomes


Sumário

1.        Determinação do preço de venda        3

1.1.        Introdução        3

1.2.        Teoria econômica do preço        3

1.2.1.        Fatores da procura        4

1.2.2.        Fatores da oferta        5

1.2.3.        O ponto crítico        6

1.3.        Determinação dos preços com base nos custos        7

1.3.1.        Determinação dos preços com base no Custeio por Absorção        8

1.3.1.1.Exemplo n.º 1        10

1.3.1.2.Exercício Proposto        12

1.3.2.        Determinação dos preços com base no Custeio por Direto        14

1.3.2.1.Exemplo n.º 2        17

1.4.        Determinação do preço de venda em empresa prestadora de serviços        21

1.5.        Determinação do preço de venda em empresa comercial        27

1.5.1.        Exemplo        28

1.5.1.1.O cálculo dos coeficientes        30

1.6.        Apêndice: discussão obre o custo financeiro        32

1.7.        Exercício proposto        34


  1. Determinação do preço de venda
  1. Introdução

A determinação dos preços dos produtos é um procedimento difícil e que envolve muitas variáveis. O custo é somente um dos fatores, embora dos mais significativos. Entre os outros fatores que afetam a formação dos preços incluem-se: o grau de concorrência entre os ramos de atividade e, dentro do mesmo ramo, a elasticidade da procura; a natureza da atividade operacional, sua situação financeira; as características do produto; a localização física da do empreendimento, os quadros institucionais, o nível de atividade, as restrições governamentais([1]) e o nível de estoques.

  1. Teoria econômica do preço

A teoria econômica do preço, de há muito. constitui a corrente principal do pensamento econômico. A ciência econômica ocupa-se da maneira pela qual os recursos são distribuídos entre os possíveis usos alternativos. Numa economia competitiva, isto depende, em grande parte, dos preços de mercado. Em um mercado livre, o preço atua como uma espécie de regulador onisciente do processo de troca.

A teoria econômica clássica baseia-se no conceito de concorrência pura. Nesta, consegue-se um preço de mercado, de equilíbrio, aquele preço em que a quantidade de mercadorias procuradas pelos consumidores iguala o preço da quantidade oferecida pelos fornecedores. Se existir um excesso de oferta, os preços cairão. Se os consumidores procurarem mais mercadorias do que as disponíveis, os preços subirão. A concorrência pura ocorre quando:

  • existe um número suficientemente grande de compradores e vendedores, de modo a impedir o controle do mercado por um indivíduo ou por um grupo de compradores ou vendedores;
  • os produtos fornecidos são homogêneos ou perfeitamente substituíveis;
  • os fatores de produção são móveis e podem deslocar-se para o ramo de indústria ou para a empresa que ofereça o mais alto rendimento;
  • não existem impedimentos à livre entrada ou saídas das empresas em um ramo de indústria;
  • todos os vendedores e compradores estão plenamente informados das condições  de mercado:

Em termos e condições modernas, as suposições subjacentes a teoria da concorrência pura são irrealistas

  1. Fatores da procura

Cada negócio confronta-se com um quadro de procura dos seus produtos; este quadro reflete os desejos coletivos dos consumidores  por determinados produtos, a vários níveis de preços . A quantidade procurada, normalmente, aumenta quando o preço baixa e diminui quando o preço aumenta. Entretanto, tais teorias, geralmente, interessam menos aos dirigentes encarregados da fixação dos preços, que os dois outros aspectos da procura, a saber: a elasticidade e os deslocamentos de procura.

A quantidade procurada não reage às alterações do preço da mesma maneira para diferentes produtos. O grau em que a quantidade procurada de um determinado produto varia com as alterações de preço é denominada de elasticidade da procura.


Gráfico 1.1

Preços[pic 1]

                                                          Reta da procura

                                                                Quantidades

  1. Fatores da oferta

A oferta consiste no quadro das quantidades de mercadorias que os vendedores estão dispostos a oferecer aos diversos níveis de preços. Segundo a teoria econômica, o preço da oferta, no longo prazo, é igual aos custo da produção, inclusive em rendimento justo sobre o investimento. Isto é necessário para a empresa permanecer em atividade.

No curto prazo, os lucros são maximizados ao preço em que o custo marginal da empresa é igual a sua renda marginal. isto é, o preço ao qual o aumento de custo total decorrente de uma última unidade produzida é igual ao aumento da renda total decorrente da sua venda. A qualquer preço mais baixo, o custo marginal excederia a renda marginal e ocorreria uma perda à última unidade . o que, é claro, constitui uma desvantagem para o vendedor. A qualquer preço mais alto, seria realizado um lucro sobre a unidade marginal, tornando assim, conveniente ao fornecedor acrescentar aos seus lucros totais, mediante o aumento da produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.8 Kb)   pdf (444 Kb)   docx (422.1 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com