TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão De Professores E Alunos Sobre A Pré Escola

Dissertações: Visão De Professores E Alunos Sobre A Pré Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 2

Para as professoras, ainda há uma crise de identidade em sua área ,por ser tratar de crianças muito pequenas e por ser muito recente a ideia de compartilhar com o Estado a Educação e os cuidados da criança nessa faixa etária.As atividades em sala de aula também se confundem com as desenvolvidas no âmbito familiar. Ainda ocorre uma formação inadequada para o desempenho da função ,com mínima formação escolar e condições de trabalho precárias de trabalho no que se refere à remuneração, à formação em serviço e ao plano de carreira profissional.

Para algumas famílias ainda existe a crença de que as creches são instituições de direito exclusivo de mães que trabalham fora de casa e a desconfiança de que lá os seus filhos, não seriam bem cuidados.

Já as crianças, embora , revelem o desejo de aprender a ler e a escrever ,demonstram certo desencantamento pela pré – escola. Para elas, a pré-escola é o lugar onde as palavras de ordem são: obedecer e fazer o dever,caso contrário serão castigadas. Além de vivenciarem uma rotina massacrante em sua visão,onde só existe limites e regras a serem seguidos. Não há espaço para que se possa aprender brincando,a brincadeira é vista apenas como o momento para ( professores e crianças)“relaxar”. Diante de todas essas perspectivas, a casa da criança torna-se mais prazerosa.

As principais ideias que demonstram que na pré- escola as crianças devem aprender brincando, são apresentadas através das crianças ouvidas. As mesmas demonstram o quão e entediante e até assustadora é a rotina em sala de aula ,onde só se deve fazer aquilo que a professora manda . O que vai contra o momento mais aguardado em sala de aula,o momento da brincadeira.

As ideias que vão na contra mão da qualidade social de ensino na pré – escola, são apresentadas através da falta de investimento na formação de profissionais que atuam nessa área, afim de entenderem a criança como um agente social que tem vez e voz, respeitar seu espaço e entender que a interação família – escola é importante para o desenvolvimento não só da criança, mas, também da qualidade de ensino da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com