TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferencie Ciência de Senso Comum

Por:   •  14/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 4

         

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

  1. Diferencie Ciência de Senso Comum.

R: A principal diferença entre o senso comum e a ciência é que a ciência, constrói a sua realidade com base na observação sistemática através de instrumentos, factos, na experimentação (testa todos os fatos e tenta comprová-los) e sobretudo na razão. A ciência é objetiva (baseia-se em fatos, e é reversível), é racional. O senso comum satisfaz-se com o imediato e o aparente e submete o conhecimento adquirido (através da observação ocasional) a superstições, fé, dogmas, não recorrendo assim à lógica/razão. Na ciência todo o objeto de estudo sofre uma análise e segue um método usando uma linguagem matemática. O senso comum constrói uma realidade espontânea.

  1. Ao afirmarmos que o Senso Comum é Subjetivo, podemos dizer o mesmo da Ciência? Explique.

R: O mundo construído pela ciência aspira à objetividade. É objetivo o conhecimento imparcial, independe das preferências individuais e que resulta da descentralização do sujeito que conhece pelo confronto com outros pontos de vista. As conclusões das ciências podem ser testadas.

  1. Qual é o papel e a importância da comunidade científica?

R: A comunidade cientifica são profissionais cientistas das mais diversas áreas comprometidos com o bem comum da sociedade, sempre buscando melhorias, independente de sua nacionalidade. De maneira sempre colaborando entre eles desenvolvendo e trocando informações para melhorias serem desenvolvidas.

  1. O que significa afirmar que em primeiro lugar, podemos dizer que a ciência visa ao valor cognitivo?

R: Isto é, o cientista quer conhecer, sem se preocupar, em um momento, com a aplicação prática do conhecimento.  

  1. Qual a importância do método científico?

R: Definimos o método científico como a maneira ou conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica. Então a utilização do método científico nas pesquisas, possui um papel essencial para se chegar a conclusões sem se basear em apenas conhecimentos empíricos. Quando se formula uma hipótese, faz se um experimento, interpreta-se os resultados para chegar se a conclusão na busca da comprovação cientifica.

  1. Explique cada uma das características da ciência: a imparcialidade, a autonomia e a neutralidade.

R: Imparcialidade: Consiste em aceitar como científicas apenas as teorias que passaram pelo crivo de rigorosos padrões de avaliação. Autonomia: refere-se às condições independentes das investigações. Segundo se espera, as instituições científicas devem estar isentas de pressões externas para definir suas agendas voltadas para a produção de teorias imparciais e neutras. Neutralidade: O conhecimento científico neutro é porque, em tese, não deve atender a nenhum outro valor a não ser o cognitivo.  

  1. Dissemos que o conhecimento científico deve ser neutro, o que garante a racionalidade e a objetividade das pesquisas. No entanto, é preciso dizer também que, sob outros aspectos, a neutralidade científica é um mito. O que significa afirmar que a neutralidade científica é um mito?

R: Não se trata de incoerência, mas da necessidade de reconhecer que o poder da ciência e da tecnologia é ambíguo, porque pode estar a serviço do conjunto da humanidade ou apenas de uma parte dela.

  1. Estudando as Ciências da Natureza percebe-se que elas utilizam o método experimental. Cite e caracterizem as principais etapas desse método.

R: Observação: É rigorosa, precisa, metódica, com a intenção de explicar os fatos e, mais do que isso, já orientada por uma teoria. Hipótese: É a explicação provisória dos fenômenos observados, a interpretação antecipada que deverá ser ou não confirmada. Experimentação: Consiste em uma observação provocada para fim de controle da hipótese. Generalização: A análise dos fenômenos nos leva à formulação de leis, enunciados que descrevem regularidades ou normas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com