TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Digital Technologies and the Performance of Small and Medium Enterprises

Por:   •  24/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 8

“Digital Technologies and the Performance of Small and Medium Enterprises”

Referência do artigo

O artigo que iremos abordar tem como tema “Digital Technologies and the Performance of Smalland Medium Enterprises” tendo sido escrito por Angela Roman e Valentina Diana Rusu em 2022, e publicado no Studies in Business and Economics no. 17(3)2022. Este artigo apresenta como keywords: “Digitalisation”, “SMEs”, “Performance”, “Constraints” e “European Countries”.

Introdução

Este artigo pretende analisar o grau de digitalização das PMEs nos países da UE e os obstáculos que estas enfrentam nesse processo. Para além disso, pretende perceber até que ponto o uso de várias formas de tecnologias digitais pode estimular o crescimento do desempenho das PMEs.

Dado os grandes desafios das economias, como foi o caso da pandemia, houve uma necessidade de adaptação das PMEs, surgindo o uso de tecnologias (digitalização) como uma solução salva-vidas e que traz novas oportunidades de negócio.

Os objetivos do estudo deste artigo são fornecer uma imagem do estado da digitalização das PMEs e fornecer uma evidência empírica sobre a relação entre a digitalização destas e o seu desempenho. Ou seja, ver se o uso de tecnologias digitais em PMEs pode levar a um aumento no desempenho dos negócios.

Revisão literária

Diversos autores já fizeram estudos sobre o impacto da digitalização no desenvolvimento das PMEs.

Vários estudos comprovam, uma relação positiva, refletindo que a digitalização é um caminho para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas. Ulas (2019) concluiu que a transformação digital determina um aumento das capacidades das empresas e também uma melhoria dos seus processos.

Por outro lado, Nuseir & Aljumah (2020) mostraram que o marketing digital e o uso das mais recentes tecnologias digitais ajudam as empresas a abordar os clientes remotamente, influenciando assim o desempenho do negócio.

Nadeem et al. (2018) definiu os setores da saúde, telecomunicações, banca e manufatura, como os setores de atividade onde a transformação digital está mais concentrada. Neste sentido o setor de atividade da empresa influência a sua transformação digital, contudo outros fatores também desempenham um papel importante, nomeadamente as constantes mudanças nas necessidades dos consumidores, o nível de aplicação de altas tecnologias, a posição de liderança da empresa, assim como o tamanho da empresa, como nos refere Tarute et al. (2018).

O estudo de Nemoto & Koreen (2019) aponta ainda que a inclusão da tecnologia financeira e inovações em modelos de negócio tradicionais podem ampliar o acesso das PMEs ao crédito.

Em sentido oposto, Usai et al. (2021) mostrou que as tecnologias digitais têm um reduzido impacto no desempenho da inovação das empresas. Segundo este autor, o principal fator de inovação são os gastos em pesquisa e desenvolvimento.

Métodos

Com vista a responder à questão que propuseram, as autoras consideraram que a análise de dados empíricos podia complementar a revisão literária.

A parte empírica tem 2 direções:

  1. analisar dados sobre a digitalização dos países, identificando barreiras à entrada, tudo tendo por base dados fornecidos por organizações internacionais sobre a digitalização das PME (estado digitalização das PME, proporção de empresas que usam softwares básicos, uso avançado de ferramentas digitais, barreiras e processos digitais)

2) utilizar modelos econométricos para enfatizar a relação entre o uso de tecnologias digitais nos negócios e o desempenho obtido pelas PME.

Para tal reuniu uma amostra constituída pelos 27 países da União Europeia, entre os anos de 2017 e 2021. A fonte dos dados estatísticos resulta da pesquisa da Comissão Europeia, OCDE e do Banco de Investimento Europeu.

Na modelização dos modelos econométricos fez uso de variáveis como o Índice de Intensidade Digital, usou também um índice que expressa o uso de diferentes tecnologias a nível empresarial e a percentagem de empresas que vendem online.

O desempenho das PME foi estimado tendo em conta as variáveis anteriores, e variáveis de controlo, o crescimento do PIB e o investimento total em percentagem do PIB de cada país.

Para complementar a avaliação do desempenho fazem uso ainda de outros 2 modelos de regressão, um onde a variável dependente é o valor acrescentado e outro em que a variável dependente é o número de pessoas ao serviço das PME. Estes modelos vão ter de ser logaritmizados, pois estas variáveis são expressas em valor absoluto e o objetivo é perceber de que forma elas têm preponderância na digitalização.

A hipótese levantada pelo caso de estudo é se o aumento da digitalização das PME está relacionando com o seu desempenho.

Resultados Obtidos

Análise feita para o período entre Fevereiro e Abril de 2020, o autor concluiu que quanto maior for o tamanho da empresa mais favorável é a adoção de tecnologias digitais avançadas. Sendo que as microempresas são aquelas que veem menos necessidade em usar tecnologias digitais mais avançadas, explicadas por alguns fatores enunciados mais à frente.

(23% PMEs; empresas médias 37%; pequenas 30%; micro 20%)

No Pós-Covid espera-se que o uso de ferramentas digitais aumente, muito por força da especialização que foi feita em áreas como o teletrabalho.

Quase todas as PMEs da UE, para dados de 2019, garantiam acesso à internet e computadores aos seus colaboradores. Já o usso do World Wide Web passa para cerca de 50% das empresas quer nas médias quer nas pequenas.

A ferramenta digital mais utilizada pelas PMEs europeias foi o Cloud Computing, que é o armazenamento e tratamento de ficheiros/dados em servidores (dados na nuvem). A outra ferramenta mais usasa é o High speed internet infrastructure. Sendo que a utilização destas ferramentas aumenta em proporção com o tamanho das empresas.

Esta mesma tendência aplica-se às mais recentes ferramentas digitais utilizadas usadas pelas PMEs que são os Smart devices (por exemplo, sensores e termostatos inteligentes) e outas como o Big Data Analytics, Robotics, Artificial Intelligence, etc...

Barreiras que mais influenciam o uso de digitalização avançada pelas PMEs, segundo dados da Comissão Europeia de 2021:

  • Falta de competências necessárias por parte dos colaboradores;
  • Falta de fundos necessários.

Estas barreiras não influenciam muito significativamente empresas com experiência na digitalização e de maior dimensão.

1/3 das PMEs considera que nas áreas rurais há limitação de infraestruturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (290.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com