TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade as pequenas e medias empresas.

Por:   •  18/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.618 Palavras (23 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 23

A CONTABILIDADE NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

      Sylvio Biduski¹

    Thiago Curtarelli Feijó²

                                                                                Roberto Kemper3

Resumo

        Diante do atual cenário em que encontra-se a economia brasileira, verifica-se um relativo equilíbrio na quantidade de empresas que abrem e outras que fecham suas portas quase que diariamente. Para manterem-se competitivas no cenário econômico em que estão inseridas, estas micro e pequenas empresas necessitam de orientações no mínimo confiáveis e oportunas para a tomada de decisão.   Procedimento metodológico. Utilizado

Neste cenário, destaca-se a importância da contabilidade com o fim de orientar estes empresários na hora da sua tomada de decisão, o que não poderia certamente acabar com a falência de pequenas empresas e quebra destes empresários, mas reduzir significativamente  quantidade de pequenos negócios que abrem suas portas do dia para a noite, e da mesma forma encerram suas atividades, deixando grandes prejuízos financeiros a seus proprietários e desamparados milhares de trabalhadores em nossa região e no Brasil como num todo. Resultados que, acreditamos serem em sua grande parte evitáveis, fazendo-se o uso adequado de algumas ferramentas de gestão como plano de negócios, fluxo de caixa e com o suporte técnico de uma contabilidade,  o que encontrou na análise dos dados, brevemente. 

fatores que serão abordados e analisados neste estudo por meio de referenciais teóricos e através de pesquisa foca no grupo a ser estudado, pequenos e micro empreendedores.

Palavras-chaves: Contabilidade, empreendedorismo, organização, gestão.

Abstract

In the currently scenario wherein economy is, in a regional and national level, there is a equilibrated relative between the number of companies open and that close their doors, almost daily. To remain competitive in the economic scenario in which they operate, these micro and small businesses necessitate guidance at least reliable and timely for decision-making. In this scenario, we highlight the importance of accounting for guiding these business owners at the time of its decision-making. This certainly would not end with the failure and break these of small businesses, but would decrease, significantly, the number of small businesses that open their doors from day to night, and the same way end their activities. This results in a big financial loss to the owners and thousands of workers without job in our region and all Brazil. Results that, we believe to be, mostly, preventable by making proper use of some tools such as business plan, cash flow and support of accounting. These factors will be discussed and analyzed in this research, through theoretical references and research in the group to be studied, small and micro entrepreneurs

Keywords: Accounting, entrepreneurship, organization, management

1 INTRODUÇÃO

As pequenas e médias empresas possuem papel de grande importância no cenário econômico regional, nacional e mundial, onde grandes corporações tiveram seus berços instalados dentro de pequenos escritórios, e dirigidas inicialmente por seus fundadores, considerados até então microempreendedores, entretanto a crescente profissionalização e aperfeiçoamento dos empreendedores, aliados à situação política e econômica atual tem elevado o nível de mercado das micros e pequenas empresas a um patamar de competitividade nunca antes visto, onde a contabilidade tem surgido como peça chave na busca de diferenciais competitivos por parte destas organizações no mercado em que fazem parte, onde qualquer indicador pode fazer a diferença entre a manutenção da empresa ou até a sua consolidação no mercado, eis então que surge a importância da correta utilização da contabilidade, e das informações por ela geradas.

A falta de informações contábeis é uma das maiores causas da mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil. Segundo um estudo do Sebrae (2008), apud Heiderich (2014) dentro das causas da mortalidade e da deficiência das micro e pequenas empresa está a ausência de planejamento, esse que vem com a ajuda da contabilidade, ou seja, as informações geradas pela contabilidade, podem proporcionar uma visão abrangente de como está a situação econômico-financeira de uma empresa.  Diante deste cenário, é que se propõe acompanhamento de um profissional contábil a fim de auxiliar os administradores, como também analisar o desempenho e monitorar os resultados obtidos na empresa, o papel da contabilidade surge como ferramenta de grande importância.

Além dos controles feitos, as informações geradas pela contabilidade tem o potencial de mostrar à micro e pequena empresa a sua situação diante do mercado e aponta os caminhos a seguir para manter-se competitiva, levando à elaboração deste estudo, com o objetivo de coletar informações junto às micro e pequenas empresas, no que se refere a importância que a contabilidade e as informações por ela fornecidas tem na tomada de decisão e na sua gestão diária.

Dessa forma, o presente estudo desenvolve-se com o seguinte questionamento: A contabilidade possui papel significativo na tomada de decisão das micro e pequenas empresas estabelecidas na cidade de Chapecó?

Este estudo justifica-se pela necessidade de criar métodos que visem tornar o acesso as informações contábeis por parte dos micro e pequenos empreendedores mais amigável, aproximando o empresário da contabilidade e tornando a contabilidade mais presente na tomada de decisão das pequenas empresas também.

2 EMPREENDEDORISMO

2.1 Inovação e Planejamento

Quando o assunto é empreendedorismo de imediato que temos a percepção de que uma nova empresa está sendo inaugurada no mercado, porém, para que isso aconteça é preciso que haja uma pessoa que possua uma visão inovadora, que tome a iniciativa de organizar mecanismos que possam favorecer o seu novo empreendimento, além ainda de contribuir para com o desenvolvimento econômico e cultural da cidade e região em que se está instalado o seu novo negócio, porém é importante salientar que o proprietário deve-se ter a consciência e que esteja ciente que corre riscos de fracassar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (271.5 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com