TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADERÊNCIA DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS AO DISCLOSURE REQUERIDO PELAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

Por:   •  30/7/2015  •  Artigo  •  8.417 Palavras (34 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 34

ADERÊNCIA DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS AO DISCLOSURE REQUERIDO PELAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

Helanne Cristianne da Cunha Pontes

Vera Maria Rodrigues Ponte

RESUMO

Em virtude da adoção das novas práticas contábeis e da importância econômica das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil, o presente estudo teve por objetivo investigar o grau de cumprimento das PMEs ao disclosure requerido pelas normas brasileiras de contabilidade relativas ao exercício de 2011. Para alcançar o objetivo, realizou-se um levantamento nos demonstrativos contábeis de 17 firmas que mencionavam estar utilizado o Pronunciamento Técnico PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (CPC-PME). Para a coleta de dados, utilizou-se de uma métrica fundamentada nos itens passíveis de divulgação determinados no CPC-PME. Em seguida, criou-se um índice de aderência à métrica de disclosure para verificar o nível de evidenciação das empresas aos itens requeridos pela norma. A partir da análise de tais índices foi possível verificar um insatisfatório grau de cumprimento das determinações do CPC-PME, onde o nível de disclosure das empresas foi, em média, de 32% e que somente 3 firmas, ou aproximadamente 18% da amostra, evidenciaram mais da metade do itens exigidos pela norma.

Palavras-chave: CPC, Pequenas e Médias Empresas, Disclosure.

1 INTRODUÇÃO

Segundo Deaconu, Nistor e Popa (2009), os principais usuários dos relatórios contábeis das pequenas e médias empresas são as autoridades públicas, bancos, acionistas e gestores. Além de autoridades fiscais, os usuários mais frequentes incluem proprietários-administradores, que estão principalmente preocupados com a gestão dos negócios (SARACINA, 2005).

Sendo as demonstrações contábeis a fonte principal de informação sobre a entidade, é importante que os dados apresentados sejam confiáveis. Estudo realizado por Caneghem e Campenhout (2009) concluiu que a falta de informação e informação de baixa qualidade inibe as empresas de utilizar recursos externos. De acordo com Wömpener e Köhrmann (2006), relatórios financeiros bem elaborados não só facilitam a avaliação de desempenho da empresa como aumentam a transparência.

Com o objetivo de tentar satisfazer as necessidades das pequenas e médias empresas quanto a elaboração de seus demonstrativos e encontrar um equilíbrio entre o custo e benefícios da produção da informação contábil, o International Accounting Standards Board (IASB) desenvolveu as International Financial Reporting Standard for Small and Medium-Sized Entities (IFRS SMEs) (IASB, 2012).

Seguindo a tendência mundial de padronização das normas contábeis, o Brasil, através do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), deu os primeiros passos para a adoção do IFRS para PMEs com a emissão do Pronunciamento Técnico PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas. Por meio da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nº 1.255/09 o CPC-PME foi homologado como Norma Brasileira de Contabilidade. As empresas classificadas como pequenas e médias estariam a partir do exercício de 2010 obrigadas a elaborar seus demonstrativos contábeis seguindo tal norma.

Mapurunga (2011, p. 8) discorre acerca da relevância dos estudos que se propõem a verificar o cumprimento das exigências legais de divulgação: “o disclosure constitui fator fundamental para que essas normas atinjam o objetivo de proporcionar informações de mais qualidade aos usuários da contabilidade”.

Ocorre que, mesmo estando obrigadas pela legislação a divulgar certas informações, as empresas tendem a usar de discricionariedade na divulgação de informações obrigatórias devido ao baixo monitoramente e enforcement dos órgãos reguladores quanto ao cumprimento das normas contábeis (MURCIA, 2011; MAPURUNGA, 2011). Assim, estudos empíricos foram realizados com objetivo de analisar o grau de disclosure das informações contábeis que normativamente as empresas devem divulgar e constataram um baixo grau de cumprimento das normas (MAIA; FORMIGONI, 2011; MENESES; PONTE; MAPURUNGA, 2011; FONTELES et al, 2012).

Diante desse cenário, e partindo do pressuposto de que não há um cumprimento das normas contábeis por parte das PMEs, formulou-se o seguinte problema de pesquisa: Qual o grau de cumprimento das pequenas e médias empresas ao disclosure requerido pelas normas brasileiras de contabilidade? O estudo tem como objetivo geral analisar o grau de cumprimento das pequenas e médias empresas ao disclosure requerido pelo CPC-PME. Para atingir o objetivo geral, destacam-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar as principais exigências de divulgação requeridas pelas normas brasileiras de contabilidade para pequenas e médias empresas e b) construir uma métrica de pesquisa a ser aplicada nas empresas da amostra, para a verificação do grau de cumprimento dessas empresas às exigências identificadas.

Para tanto, procedeu-se à análise de conteúdo das notas explicativas aos demonstrativos contábeis referentes ao exercício de 2011 das empresas selecionadas, com base em métrica definida a partir dos dispositivos contidos no CPC-PME.

A relevância do presente estudo pode ser justificada pela escassez de pesquisas sobre o disclosure das informações contábeis à luz das normas por parte das PMEs. No Brasil, pesquisas de Prado et al (2011), de Caríssimo e Pinheiro (2012) e de Rower, Bordignon e Kruger (2012) se preocuparam em analisar as práticas empregadas pelos profissionais contábeis e o nível de adoção do padrão IFRS PME. Nota-se, portanto, uma lacuna no tocante ao desenvolvimento de pesquisas que tenham o objetivo de analisar o nível de disclosure requerido pelo CPC-PME.

O artigo está estruturado em cinco tópicos, incluída esta introdução. No tópico a seguir apresenta-se o referencial teórico, em que são abordados os aspectos conceituais sobre disclosure e apresentação das normas contábeis para PMEs. A metodologia da pesquisa e a análise dos resultados são apresentadas, respectivamente, nos tópicos três e quatro, concluindo-se o estudo com as considerações finais do estudo.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Disclosure de Informações Contábeis

De acordo com Gibbins, Richardson e Waterhouse (1990), entende-se por disclosure a prática de divulgar informações contábeis da entidade para o mercado, quer sejam quantitativas ou qualitativas, requeridas ou voluntárias, por meio de canais formais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.6 Kb)   pdf (201.6 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com