TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Campus Eldorado

Curso de Ciências Contábeis

2844266787 – Ronaldo Coelho de Souza

Disciplina de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Atividade - Desafio Profissional 

Tutor presencial: Alessandro Borsatt

Professora EAD: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Professora EAD: Ma. Renata M. G. Dalpiaz

 

Eldorado-MS

Abril/2015


ANHANGUERA UNIDERP - INTERATIVA

Campus Eldorado

Curso de Ciências Contábeis

2844266787 – Ronaldo Coelho de Souza

Curso De Graduação Em Ciências Contábeis

Trabalho de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

[pic 2]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBJETIVO..........................................................................................................................................4

3. PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAR SUAS PORTAS.   .....................................................................................................................5

4. ANÁLISE SWOT...............................................................................................................................7

5. MATRIZ SWOT................................................................................................................................8

6. DIAGNOSTICO DO RESTAURANTE SMAK..............................................................................9

4. CONCLUSÃO...................................................................................................................................10

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

Empreendedorismo: É o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

 Para ser um empreendedor o individuo precisa ser inovador iniciar algo novo, ver possibilidades onde ninguém vê, enfim aquele que realiza antes, aquele que sai da até do sonho, do desejo, e parte para a ação, é aquele se dedica as atividades de organização, administração, execução principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos, mercadorias ou serviços, gerando algo novo a partir de seu próprio conhecimento.”

Comportamento organizacional: É o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

        

        

2-Objetivo

O presente desafio tem como objetivo o projeto de reestruturação do restaurante Smak, que fica situado no município do Vale da Felicidade, uma cidade turística, o restaurante que é de propriedade de dona Irena possui uma boa localização, pois fica próximo à estação felicidade na qual explora os passeios semanais com a tradicional Maria Fumaça.

O restaurante Smack passa por dificuldades em conseguir novos clientes e em executar uma boa Gestão o que mesmo sendo um lugar especializado em comida típica polonesa e sua arquitetura também ser chamativa por ser originária da Polônia, funcionários antigos amigo da família, mas sem capacitação,cozinheiro desmotivado por não ter oportunidade de demonstrar seu talento.

Com isso se fez necessária uma análise do restaurante visando melhorias na evolução do mesmo, foram propostas mudanças na gestão para melhor atender o aumento da demanda de turistas no município, pois queremos que o restaurante seja uma referencia no mercado e também um atrativo turístico para os visitantes, tornando-o mais freqüentado da cidade.

Para isso foi utilizada a ferramenta de gestão SWOT para identificar as forcas, fraquezas, oportunidades e ameaças os resultados são satisfatórios pelas informações obtidas pela pesquisa.

3. DESENVOLVIMENTO

O turismo é apontando como um dos ramos mais promissores dos próximos anos. Empregam-se aproximadamente cerca de 204 milhões de pessoas em todo mundo e é a maior indústria mundial em termos de produção bruta. U$ 3,4 trilhões por ano. Ressalta-se, ainda que as mudanças sociais também apontam para a maior utilização da infra-estrutura turística pelos moradores locais dessas regiões.Uma região turística depende de vários setores para melhor atender seus visitantes e um desses setores de fundamental importância é o da  gastronomia, porem neste a concorrência é enorme e as empresas precisam se destacar, fazer a diferença para conquistar e aumentar sua clientela.

Nesse intuito várias empresas fecham suas portas por falta de planejamento e a erros na administração, principalmente nos primeiros anos de vida, segundo estudos do SEBRAE, serviço de apoio à micro e pequena empresa.

Abaixo segue listados alguns dos principais motivos de insucesso de empreendedores:

Falta de planejamento: Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio.

Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio, deve se pesquisar quem será o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (763.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com