TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DO CONHECIMENTO DE UMA EMPRESA

Pesquisas Acadêmicas: GESTAO DO CONHECIMENTO DE UMA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Conhecimento dos custos 4

2.1.1 Modelos de Gestão 4

2.2 Contabilidade. 6

2.3 Matemática 7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 9

1 INTRODUÇÃO

As empresas estão cada dia mais envolvidas com a informação, o uso estratégico dessas informações, adaptadas as metas das organizações fazem com que algumas empresas se superem, traduzidos em novos mercados, melhores investimentos externos e um melhor desempenho interno. Nesta visão esse trabalho visa, apresentar a importância de ferramentas de gestão (GECON, ABC e RKW) e ferramentas financeiras (Contabilidade e matemática) desempenham no desenvolvimento e competitividade das empresas no mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONHECIMENTO DOS CUSTOS

Os custos de uma empresa resultam da combinação de diversos fatores, entre os quais a capacitação tecnológica e produtividade relativa a processos, produtos e gestão; o nível de atualização da estrutura operacional e gerencial; e a qualificação da mão-de-obra.

De modo geral, reflete nos custos uma série de variáveis, tanto internas como externas. Quanto mais estruturada for a empresa, melhores serão os resultados obtidos por meio de um sistema de custos.

Para atender às exigências legais, a empresa precisa adequar seus métodos de apuração de custos aos princípios contábeis e estar em conformidade com as normas e as legislações vigentes. Já para a tomada de decisões, podem ser empregados quaisquer métodos de custeio capazes de fornecer informações que atendam às necessidades gerenciais da empresa.

2.1.1 Modelos de Gestão

Os modelos de gestão econômico-financeira são determinantes para mensuração e controle do desempenho da empresa e precisam estar coerentes com a visão e a missão da empresa. São modelos de gestão:

 GECON ou Gestão Econômica, modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor é comparado com o resultado de outros setores onde a análise de custos x resultados são fundamentais para busca de uma constante eficiência x eficácia nos processos.

 ABC Trata-se de classificação estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, em que Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc.

No que diz respeito à análise de clientes, a curva ABC serve para analisar a dependência ou risco face a um cliente, ou ainda para que tipo de clientes a organização se deve focar. Consiste em ordenar os clientes por ordem decrescente da sua contribuição para a empresa, de modo a se poder segmentar por grau de dependência, de risco ou ainda por outro critério a definir.

 RKW é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação. A principal distinção existente no uso do custeio por absorção é entre custos e despesas. A separação é importante porque as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto que apenas os custos relativos aos produtos vendidos terão o mesmo tratamento. Já os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados que não tenham sido vendidos são ativados nos estoques destes produtos.

Mas a gestão econômica dos custos, não deve ser olhada só internamente, por que toda empresa esta inserida num mercado, muitos vezes competitivo, o que a leva a buscar uma vantagem competitiva, tanto para sua estabilidade no mercado quanto para o seu desenvolvimento no setor que atua. O estudo da cadeia de valor como um dos pilares da gestão estratégica de custos relaciona a empresa ao seu ambiente focando suas alianças e concorrentes, já o posicionamento estratégico direciona a empresa para o futuro determinando seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. E por fim os direcionadores de custos têm como objetivo a mensuração dos custos, podendo ser divido em direcionadores estruturais e direcionadores de execução onde através deles é possível analisar onde e como os custos estão incorrendo dentro de seus departamentos. Assim a gestão estratégica de custos torna-se uma valiosa ferramenta para a obtenção da vantagem competitiva dentro das empresas. Isto se dá pelo fato dela esta mais adequada, adaptada ao novo cenário que vivemos onde a agregação de valor é de vital importância.

Devido a importância dessa análise, muitas vezes é exigido do gestor conhecimentos de contabilidade e matemática.

2.2 CONTABILIDADE.

A Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais.

Já a Contabilidade Financeira refere-se à informação contábil desenvolvida para os usuários externos, como acionistas, fornecedores, bancos e agências reguladoras governamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com