TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento novo na empresa

Seminário: Conhecimento novo na empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Passo 2

A. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Criando uma visão geral do conhecimento eficaz na organização e comunicar essa visão organizacional até que os membros comecem a executa-la.

B. Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

As empresas devem se adequar radicalmente ao novo conhecimento, mesmo que continuem com métodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informações e serviços e não somente bens físicos, os colaboradores passam a se adaptar rapidamente esse novo conceito.

C. Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Fazer com que os funcionários mais velhos de casa comecem a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos da organização e para que os funcionários que se afastaram por algum motivo da empresa não percam seu conhecimento e fiquem sempre atualizados, as empresas podem enviar procedimentos, notícias, informações por e-mails, por cartas e até por revistas.

D. Descreva os quatro processos de conversão do conhecimento-Processo SECI- e Faça um desenho ilustrativo?

* Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência direta. Individuo para individuo.

* Externalização: Articular conhecimento tácito através do dialogo e da reflexão. Individuo para grupo.

* Combinação: Sistematizar e aplicar o conhecimento explicito e a informação. Grupo para organização.

* Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática. Organização para individuo.

Passo 3

RELATÓRIO SOBRE OS CONCEITOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Hoje há muitas definições de o que é gestão do conhecimento, porém nada mais é do que gerir o conhecimento, pode ser tácito ou explícito, com o objetivo de alcançar um ideal.

A gestão do conhecimento corresponde ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, desenvolver, compartilhar e administrar os conhecimentos que possui.

Em uma organização é encaminhado este método para que os colaboradores que nela trabalham tenham um melhor desempenho visando entregar o objetivo esperado.

É necessário ter conhecimento no mundo dos negócios, estar sempre antenado nas novidades e nas grandes organizações, para buscar desenvolver métodos eficazes em sua empresa.

Para isso é preciso que busque conhecimento, desenvolva uma ideia e aplique fatores inéditos com potencial de crescimento e moldagem significativa.

As maiorias das empresas buscam encadear externamente e internamente os parâmetros do conhecimento, focando um objetivo e implantando a criação de processos que gerem a gestão do conhecimento como prioridade, para que possa fazer a diferença entre as demais empresas, porém gerenciar este fator novo, esta nova mudança no hábito dos colaboradores tem causado desconforto.

O ser humano tem medo do novo; de mudanças e trabalhar isto dentro das empresas realmente é um desafio.

Desafio enfrentado por empresas inovadoras que visam um crescimento rápido em seus negócios.

Mas o saber muito sobre determinado assunto não diferencia as empresas de nada, nem abre margem para uma boa competição.

Quando se utiliza a gestão buscando colocar em primeiro lugar o patrimônio que tem, que é sem sombra de dúvida o capital humano, as empresas começam a ter outra visão do futuro.

Através dos funcionários a empresa começa se desenvolve e chega ao patamar desejado, por que as pessoas que nela trabalham abraçam a causa e busca o mesmo objetivo “o crescimento”; E se forem espertos tem uma grande margem de lucro, pois ali dentro tem muito potencial e capital intelectual que bem explorados ajudam no desenvolvimento da empresa e criação de soluções para quaisquer imprevistos que possam aparecer.

E mesmo ocorrendo o impacto de ter um funcionário afastado da organização, as empresas não podem pensar que é um recurso desprezado ou perdido, pois através dele pode sim desenvolver projetos, mantendo-o sempre atualizado por e-mail, carta e revistas, assim mantendo ele com as informações atuais da empresa, pode solicitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com