TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITO TESOURA: Analise de investimento

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

VANDERLÉIA PAIXÃO SANTOS

PORTFÓLIO

Análise de Investimento

UNIVERSIDADE DE FRANCA-UNIFRAN

EFEITO TESOURA

Todo empresário se ocupa em administrar a empresa, controlar os gastos, saber investir, avaliar o lucro e o crescimento. Muitos termos técnicos circulam no dia a dia desses profissionais, um deles e o efeito tesoura.

O efeito tesoura foi criado pelo professor e pesquisador francês Michel Fleuriet, serve tanto para avaliar o rendimento de uma empresa quanto para a administração a curto e longo prazo.

Pois bem o capital de giro é a quantidade de dinheiro disponível para bancar as operações habituais da empresa, como renovação de estoque e pagamento de funcionários. Se o capital de giro é insatisfatório para suprir a Necessidade de Capital de Giro, ou seja, o quanto é necessário para manter essas operações, essa diferença de valor será suprida pelos fundos de curto prazo do Saldo da Tesouraria. O efeito tesoura é justamente esse crescimento negativo do saldo de tesouraria.

O sentido desse efeito e notável quando se visualiza o gráfico financeiro da empresa. Quando o trajeto de Necessidade de Capital de Giro cruza o trajeto do capital de giro, indicando que os gastos operacionais são superiores ao capital de giro, surge uma diferença entre os trajetos com um efeito visual das duas lâminas de uma tesoura aberta.

Essa diferença entre os trajetos, com a Necessidade de Capital de Giro estando acima do capital de giro, implica em um gasto operacional que está sendo bancado pelo saldo da tesouraria. Com o saldo de tesouraria cada vez mais negativo, a empresa se torna mais dependente dos recursos obtidos em curto prazo. Isso significa um maior risco financeiro, já que deixa o negócio dependente das variações de mercado.

O que se espera é que o efeito tesoura seja algo que passe rápido, tendo ocorrido devido a um investimento que trará maiores lucros em alguns meses ou a um imprevisto, que também será contornado rapidamente. Caso o lucro não seja suficiente para resolver a situação, devem-se buscar fundos externos, como empréstimos ou capital social. Caso isso não seja feito, corre-se o risco de ser eliminado do mercado.

As atividades da empresa devem depender apenas do capital de giro, devendo evoluir de forma harmonizável. Para isso, com o crescimento da empresa e dos gastos operacionais, o lucro retido também deve crescer de modo a manter o capital de giro em um valor suficiente para cobrir a Necessidade de Capital de Giro.

O saldo de tesouraria negativo indica o efeito tesoura e deve ser evitado por longo prazo, pois o mesmo coloca a empresa em um maior risco financeiro. O saldo de tesouraria deve ser sempre positivo, não sendo demais claro, já que é dele que deve sair os investimentos que farão sua empresa crescer no mercado. O que significa que se o seu saldo de tesouraria está muito alto, você não está sabendo usar para que se possa ampliar o negócio e obter maior lucratividade a médio e longo prazo.

Uma grande e competente administração vai muito além de se ter um aumento nas vendas ou uma diminuição da Necessidade de Capital de Giro. O efeito tesoura é, na verdade, uma boa regra para se determinar o sucesso do negócio já que mostra a variação do Capital de Giro pela Necessidade de Capital de Giro, indicando o quanto o negócio é capaz de sobreviver com os próprios lucros.

Tem uma frase que diz o seguinte “Se você me da uma alavanca sou capaz de mover o mundo” isso quer dizer que a empresa pode usar como alavanca o recurso de terceiros, mas não quer dizer que a empresa esteja ruim das pernas, esse recurso pode ser usado pra expandir os negócios, avaliando claro se o retorno é suficiente para que se pague o terceiro e os juros obtidos com o empréstimo do terceiro e ainda tenha lucro satisfatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com