TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELETROBRAS SEMESTRE

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.813 Palavras (12 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        POLÍTICAS E INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NA ELETROBRÁS        4

2.2        PACTO GLOBAL E A ELETROBRÁS ELETROSUL        5

2.3        PLANEJAMENTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO        9

2.4        ANÁLISE QUANTITATIVA DA ELETROBRÁS        11

3 CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes aspectos da empresa Eletrobrás Eletrosul, bem como desenvolver um plano estratégico em TI.

A empresa Eletrobrás construiu o início de sua história como uma empresa pública, transpondo crises financeiras no setor elétrico e profundas transformações políticas no país. Em 1998, como parte do processo de privatização que ocorria no país, toda a área de geração da empresa foi vendida para a iniciativa privada, ficando a Eletrosul com os negócios de transmissão de energia. Após um período de dificuldades, em 2004, a empresa, sempre controlada pela Eletrobrás, recebeu a licença para voltar aos negócios de geração e a partir daí tem trabalhado com foco na sustentabilidade. Afinal, o setor elétrico, principalmente nos empreendimentos de geração hidrelétrica, apresenta forte interferência ambiental e social na comunidade de entorno. Por isso, metodologias e tecnologias têm sido desenvolvidas no sentido de mitigar e/ou compensar os efeitos socioambientais dos empreendimentos.

A partir de então, a empresa instaurou a Governança Corporativa e fez o Pacto Global, a fim de se inserir no mercado com as premissas de sustentabilidade e desenvolvimento em consonância com as perspectivas do mundo.  É nesse contexto que o presente trabalho visa analisar quais são as políticas e instrumentos de gestão que fazem a Eletrobrás Eletrosul implementar a Governança corporativa e quais são suas metas e programas para garantir a sustentabilidade e efetivarem o Pacto Global.

Além disso, como parte integrante da proposta, será desenvolvido um planejamento estratégico em TI, cuja função é proporcionar conhecimentos técnicos específicos ao futuro cientista do patrimônio. Por fim, será analisado os aspectos contábeis da Eletrobrás, solicitando a classificação da variável do Lucro e desenvolvimento da reta de regressão a fim de projetar o lucro nos anos futuros a partir de um cenário hipotético dado pela proposta.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. POLÍTICAS E INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NA ELETROBRÁS

No Relatório Anual da Eletrobrás de 2017, que fala sobre as Governança, Ética e Conformidade da empresa, está descrito quais são as políticas e instrumentos de gestão desenvolvidos. Segue quais são elas:

• Estatuto Social;

• Regimentos Internos dos conselhos e respectivos comitês;

• Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa;

• Código de Ética e de Conduta das Empresas Eletrobrás;

• Política de Alçadas das Empresas Eletrobrás;

• Política Antitruste das Empresas Eletrobrás;

• Diretrizes Antitruste;

• Política de Transação entre Partes Relacionadas;

• Política de Indicações na Holding e nas Controladas, Coligadas, Fundações e Associações das Empresas Eletrobrás;

• Manual de Divulgação e Uso de Informações Relevantes e Política de Negociação de Valores Mobiliários de Emissão da Eletrobrás;

• Manual do Conselheiro de Administração Representante das Empresas Eletrobrás;

• Manual do Conselheiro Fiscal Representante da Eletrobrás;

• Manual para Participação em Assembleias de Acionistas da Eletrobrás;

• Manual do Programa Anticorrupção das Empresas Eletrobrás;

• Plano Estratégico das Empresas Eletrobrás.

Com relação a transparência, a Eletrobrás possui condutas específicas para efetivá-la. No “CÓDIGO DAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA ELETROBRAS” a empresa descreve basicamente duas ações que contribuem para deixar claro quaisquer questões sobre a contabilidade da empresa. A primeira seria uma realização de reunião com os acionistas do mercado de capitais após a liberação da prestação de contas trimestrais. Estas reuniões são feitas via teleconferência e o calendário que consta a data de realização é divulgado no site da empresa.

A segunda ação que contribui com a transparência é a Divulgação e Uso de Informações e Política de Negociação de Valores Mobiliários. Baseada na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários e conforme as normas da Securities and Exchange Commission, a Eletrobrás divulga informações relevantes aos acionistas com o objetivo de

assegurar aos investidores a disponibilidade, em tempo hábil, de forma eficiente, completa e razoável, das informações necessárias para as suas decisões de investimento, assegurando a melhor simetria possível na disseminação das informações. (ELETROBRÁS, 2013, p.10)

Além disso, a empresa tem responsabilidade por omissão, definição de informações relevantes e sobre o momento e a quem deve informar.

  1. PACTO GLOBAL E A ELETROBRÁS ELETROSUL

O Pacto global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) tendo como objetivo de incentivar empresas de todo o mundo a adotar políticas de responsabilidade social e sustentabilidade, promovendo assim diálogo de forma mais ampla entre os parceiros do Pacto, como também um mercado global mais inclusivo e sustentável, também dar uma dimensão social à globalização. Algumas das organizações brasileiras participantes são: Ache Laboratórios, Arcelor Mittal Brasil; Associação Comercial do Paraná; Banco BradescoBanco do BrasilBanco Itaú; BASF; BOVESPA; FIEMG; FIEP;  Instituto Ethos; NaturaO BoticárioPetrobrásSantander Banespa; Suzano Papel e Celulose, dentre outras, atualmente 30 organizações brasileiras participam do Pacto Global de Desenvolvimento com um total de 9.867 empresas espalhadas por 164 países (na data de 03 de outubro de 2018) que é um instrumento de livre adesão pelas empresas, sindicatos e organizações da sociedade civil. A entidade que adere ao pacto assume voluntariamente o compromisso de implantar dez princípios em suas atividades cotidianas e prestar contas à sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com