TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO COMERCIO DE BRINQUEDOS CÉU DOURADO LTDA

Por:   •  28/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

ÍNDICES DE LIQUIDEZ        

Quociente de Liquidez Imediata        

Quociente de Liquidez Corrente        

Quociente de Liquidez Seca        

Quociente de Liquidez Geral        

ÍNDICES DE ENDIVIDAMENTO        

Quociente de Composição das Exigibilidades        

Quociente de Participação de Capital de Terceiros        

Quociente de Imobilização do Patrimônio Líquido        

ESTUDO DE CASO – COMÉRCIO DE BRINQUEDOS CÉU DOURADO LTDA.        

CONCLUSÃO        

REFERENCIAS        

INTRODUÇÃO

Temos como objetivo principal da análise de balanço diagnosticar a situação econômico-financeira da organização, utilizando-se de relatórios gerados pela Contabilidade e demais informações necessárias.

O resultado da análise de Balanço é apresentado em forma de um relatório que inclui uma análise da estrutura, a composição do patrimônio e um conjunto de índices e indicadores que são cuidadosamente avaliados e pelos quais é formada a conclusão do analista.

As informações apresentadas pela análise servem de base para auxiliar e instrumentalizar os gestores, investidores, fornecedores, bancos e demais interessados em conhecerem a situação financeira da empresa.

Serão apresentados neste estudo de caso os conceitos dos principais índices de liquidez e endividamento utilizados na análise de balanço, apresentando o caso prático de concessão de financiamento a uma empresa, onde o banco como instituição financeira irá analisar a posição da empresa requerente.


ÍNDICES DE LIQUIDEZ

Os índices de liquidez medem a capacidade de pagamento de uma determinada empresa diante de suas obrigações, ou seja, a capacidade de quitar suas dívidas utilizando-se de seus bens e direitos. A informações para o cálculo e análise destes índices são retirados exclusivamente do Balanço Patrimonial.

Os indicadores de liquidez são de grande importância para a empresa e suas variações e desempenho dever ser avaliadas regularmente por seus gestores. Além dos proprietários, temos como grandes interessados nos índices de liquidez, os credores, onde poderão analisar o risco dos créditos concedidos e a possibilidade de adquirirem novos créditos.

 Os índices de liquidez são divididos em quatro principais quocientes: liquidez imediata, liquidez corrente, liquidez seca e liquidez geral.

Quociente de Liquidez Imediata

Um índice conservador, porém, de grande importância para análise de curto prazo. Consideram-se apenas as disponibilidades para a liquidação das obrigações, sendo excluídos de seu cálculo os valores de estoques, contas a receber e determinadas aplicações financeiras. A fórmula aplicável para cálculo:

Liquidez Imediata = Disponível ÷ Passivo Circulante

Temos na fórmula o numerador – Disponível, que representa os valores de Caixas e Equivalentes, total de liquidez existente. No denominador – Passivo Circulante, as obrigações a curto prazo.

No caso deste índice quanto maior o quociente, melhor a situação da empresa, pois demonstra maior capacidade de liquidação de suas obrigações com recursos já disponíveis.

Quociente de Liquidez Corrente

Este índice demonstra se os recursos financeiros de curto prazo são suficientes para quitação das obrigações de curto prazo. È calculado a partir da razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Ativo Circulante) e as dívidas a curto prazo (Passivo Circulante). A fórmula aplicável para cálculo:

Liquidez Corrente = Ativo Circulante ÷ Passivo Circulante

A partir do resultado obtido podemos analisar da seguinte forma:

  • Maior que 1: demonstra que há capital disponível para uma possível liquidação das obrigações.
  • Igual a 1: os recursos e obrigações a curto prazo são equivalentes.
  • Menor que 1: caso fosse necessário a empresa não teria capital disponível para quitar suas obrigações a curto prazo.

Quanto maior o resultado, mais favorável a situação da empresa.

Quociente de Liquidez Seca

Este índice é semelhante ao quociente de liquidez corrente, porém, em sua fórmula não consideramos os valores de estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos.

Será sempre igual ou menor ao índice de liquidez corrente, por tanto deve-se realizar uma análise cautelosa em relação ao estoque pois depende de a venda ser concretizada para que seja possível ser transformado no capital em mãos. A fórmula aplicável para cálculo:

Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) ÷ Passivo Circulante

Quociente de Liquidez Geral

Diferente dos três índices anteriores, que avaliam a situação da empresa a curto prazo, a liquidez geral leva em consideração também todas as previsões de médio e longo prazo. São utilizados os valores do ativo circulante e não circulante, bem como passivo circulante e não circulante.

Indica a capacidade da empresa em quitar suas obrigações totais de curto e longo prazo, quanto maior o resultado, mais favorável a situação da empresa. A fórmula aplicável para cálculo:

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Ativo Não Circulante) ÷ (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)


ÍNDICES DE ENDIVIDAMENTO

Os quocientes de endividamento demonstram a política de obtenção de recursos da empresa, podem ser chamados também de índices de estrutura de capital. Isto é, se a empresa vem financiando o seu Ativo com recursos próprios ou de terceiros e em qual proporção. É por meio desses indicadores que verificamos o nível de endividamento da empresa.

Sabemos que o Ativo (Aplicação de Recursos) é financiado por Capitais de Terceiros (Passivo Circulante e Não Circulante) e por Capitais Próprios (Patrimônio Líquido), portanto, os capitais de terceiros e próprios são fontes (Origens) de recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com