TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo: Um Estudo de Caso da Holz Sistemas de Segurança Ltda

Por:   •  17/10/2018  •  Seminário  •  4.801 Palavras (20 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 20

Empreendorismo: um estudo de caso da Holz Sistemas de Segurança Ltda.[pic 1]

Paulo Holz

Orientador: Prof. Luiz Gustavo das Neves Saes

Resumo

O empreendedorismo é fundamental para a geração de emprego e renda dentro de um país, porque promove o crescimento econômico e melhora as condições de vida da população. Para tanto, o objetivo do presente trabalho foi identificar as razões do sucesso da Holz Sistemas de Segurança Ltda., um estudo de caso que se utilizou da entrevista para a coleta dos dados composta por perguntas que traçaram o perfil empreendedor do proprietário, e também por questões norteadoras acerca do empreendedorismo. Assim, diante dos resultados, entendeu-se que para ser considerado um empreendedor é preciso ter visão para negócio, enfrentar as dificuldades e saber, antecipadamente, as ameaças que podem atingir suas ações. De igual forma, viu-se que a persistência, a motivação e a autoconfiança fizeram do proprietário da organização em foco um empreendedor que, ao mesmo tempo em que esteve propenso aos riscos, resistiu às frustrações e se mantém líder em um mercado bastante competitivo. Ficou como sugestão a elaboração de um plano de negócios no intuito de prever o futuro da empresa, oportunizando tomar medidas positivas no sentido de precaver-se das ameaças encontradas.

Palavras-chaves: Empreendedorismo; Inovação; Sucesso.

Abstract

Entrepreneurship is fundamental to the generation of employment and income within a country, because it promotes economic growth and improves the living conditions of the population. Thus, the objective of this study was to identify the reasons for the success of Holz Security Systems Ltda. A case study that used the interview to collect data consisting of questions that traced the entrepreneur owner listing, and also guiding questions about entrepreneurship. Thus, given the results, it was understood that to be considered an entrepreneur you have to have vision for business, face the difficulties and know in advance the threats that may affect their actions. Similarly, we saw that persistence, motivation and self-confidence made ​​the owner of the organization into focus an entrepreneur at the same time he was prone to risks, endured the frustrations and remains a leader in a very competitive market. Was a suggestion to draw up a business plan in order to predict the company's future, providing opportunities to take positive steps to insure themselves from threats encountered.

Keywords: Entrepreneurship; Innovation; Success.

Introdução

Falar de empreendedorismo é falar do ser humano que tem visão de um negócio, que enxerga um mercado novo para possível atuação ou que vê em mercado saturado uma possibilidade de diferencial para atacar a concorrência. Ser um empreendedor é ser “uma pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal, assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente” (CHIAVENATO, 2007, p. 3).

Para tanto, um empreendedor é um ser criativo que aprende, erra e que corrige; uma pessoa capaz de olhar para um futuro distante não pensando nas derrotas nem mesmo em desistir. Segue adiante com o propósito de vencer. Suas atividades estão relacionadas à geração de riquezas e a inovação uma arma para o sucesso (DORNELAS, 2005).

Britto e Wever (2002) mostram que o empreendedorismo nos Estados Unidos é um termo usado há muito tempo, ao contrário do Brasil que teve seu início nos anos 90 juntamente com a globalização e com a desestabilização da economia as quais gerou um índice muito grande de desemprego. Por causa disso, um grande número de desempregados apostou no próprio negócio e aplicou as economias em micro empresas, crendo que ganharia uma renda bem maior. E assim, muitos se tornaram empresários, responsáveis tanto pela administração, que deveria ser excelente, como por todas as precauções. Porém, muitos não conseguiram expandir seus negócios ficando na economia informal pelas altas taxas de juros e pelo excesso de impostos.

Dornelas (2005) ratifica a opinião de Britto e Wever (2002) salientando que o empreendedorismo ganhou força no Brasil somente a partir da década 1990 com a criação do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), porque antes disso, os empreendedores brasileiros tinham grandes visões para negócios, mas atuavam no mercado desconhecendo formalmente marketing, finanças, organização e outros conteúdos da área empresarial.

Segundo dados do SEBRAE a participação das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) aumentou muito desde o ano de 2000 na totalidade dos empreendimentos brasileiros.

Enquanto a taxa de crescimento anual foi de 4% para o total de empresas, independente do porte, para as pequenas empresas foi de 6,2%, e 3,8% para as micro, entre 2000 e 2008. Nesse mesmo período, as MPEs foram responsáveis por aproximadamente metade dos postos e trabalho formais criados, ou seja, 4,5 milhões de empregos (PORTAL BRASIL, 2013).

Diante do exposto, vê-se que o empreendedorismo é fundamental para a geração de riquezas dentro de um país, porque promove o crescimento econômico e melhora as condições de vida da população, um fator imprescindível na geração de empregos e renda. 

No entanto, para o empreendedor, nos dias de hoje, abrir um novo negócio deve pensar nos obstáculos que vai enfrentar, porque existe um sistema altamente capitalista que põe em destaque apenas os melhores. Para tanto, é preciso que sua inovação seja durável e passe credibilidade ao consumidor e mais, que ele tenha vontade de trabalhar, esteja preparado para enfrentar os desafios, seja confiante, tome atitudes positivas e seja honesto para que seu negócio seja marcado pelo sucesso.  

Nesse sentido, acrescenta Dornelas (2005, p. 34):

Os empreendedores de sucesso sabem tomar decisões, são indivíduos que fazem a diferença, sabem explorar ao máximo as oportunidades, são determinados e dinâmicos, são dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem, são independentes e constroem o próprio destino, ficam ricos, são líderes e formadores de equipes, são bem relacionados e organizados, sabem planejar, possuem conhecimentos sobre o ramo de negócios, assumem riscos calculados e criam valor para a sociedade.

Dentro desse contexto, o presente estudo tem como enfoque o empreendedorismo, e como objetivo, identificar as razões do sucesso da Holz Sistemas de Segurança Ltda. De igual forma, trata de conhecer o perfil empreendedor do proprietário, reconhecendo suas características gerenciais e identificando os pontos fortes e fracos da referida organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (247.7 Kb)   docx (67.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com