TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA A CRIAÇÃO DE UMA PADARIA

Por:   •  21/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.641 Palavras (15 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 15

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA PARA A CRIAÇÃO DE UMA PADARIA NO MUNICÍPIO DO UÍGE DE 2014 – 2018.

EMPRESA DELEGADA- PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. (SU) LDA

ESTUDO EFECTUADO POR: MSC. Henrique Nene Kunietama/ Lic. Ivano Castelo J. Puza.

HP

02-03-2018

REPÚBLICA DE ANGOLA[pic 1][pic 2][pic 3]

ITELUZA-INVESTIMENTO

Estudos de viabilidade económica, Análise.

E Avaliação de Projectos de Investimentos,

Consultoria, Auditoria e Assessoria.

Económica.  


        I. INTRODUÇÃO

        O Micro Empreendedor “ANTÓNIO LANDO JORGE” pretende expandir e massificar a sua actividade comercial, que já há algum tempo vem exercendo suas acções no domínio do Comércio a Retalho. Tarefa cujo principal objectivo é satisfazer a demanda existente dos produtos que comercializa e serviços que presta na região.

Nesta perspectiva, Urge a necessidade em recorrer a um financiamento no valor de USD 200.000,00 (Duzentos mil dólares americanos) o equivalente a AKZ 20.000.000,00 (Vinte milhões de Kwanzas) para a materialização do projecto referente à implementação de uma padaria no município do Uíge.

I.1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa a cima referenciada foi criada ao 04 de Julho de 2008, na província do Uíge, cadastrada na direcção provincial do comércio sob o número 0994 e certificada como Micro Empresa pelo Ministério da Economia no quadro do sistema de MPME – Lei nº30/11, de13 de Setembro em 20112. Dedica-se fundamentalmente ao comércio a retalho não especificado.

Neste momento, a empresa em epígrafe regista nos seus activos, sobretudo nas suas imobilizações corpóreas, lojas onde exerce as suas actividades.

I. 2. OBJECTIVO SOCIAL E SITUAÇÃO JURÍDICA

A firma “ANTÓNIO LANDO JORGE” É uma instituição de direito angolano localizada na Rua 1º de Agosto, nesta cidade, cujo seu objectivo social é o exercício da actividade de Comércio geral, Indústria e Agro-pecuária nas vendas à grosso e a retalho, Hotelaria e Turismo, Construção Civil, Transporte, Venda de combustíveis e lubrificantes, Exploração mineral e florestal, Importação e Exportação e podendo dedicar-se à outras actividades permitidas pela lei.

          O seu capital social é de 100.000 Kz, integralmente realizado em dinheiro, cujo sócio maioritário é o Senhor  António Lando Jorge. que actualmente desempenha a função de Sócio Gerente.      

I. 3 APRESENTAÇÃO DO PROJECTO

A empresa denominada “ITELUZA INVESTIMENTO” com sede no município do Uíge, quer ampliar as suas actividades comerciais na província, justamente no município sede, implementando uma padaria, tendo em conta a carência notada neste sector.

         Urge a necessidade, como empresário e gestor, tirar proveito dessa oportunidade no âmbito de remunerar o nosso capital e contribuir na resolução do problema que se faz sentir nessa jurisdição e no esforço da reconstrução nacional.

2. ESTUDO DO MERCADO

Para não arriscar no investimento è preciso conhecer as características do mercado que permitiram a especificar o produto, a demanda, o preço, as vendas etc. …

 2. 1 A CONCORRÊNCIA

O mercado de padaria ainda não está saturado e encontra-se numa situação de concorrência. Neste contexto quando a empresa abrir as suas portas os comerciantes e pequenos revendedores de pão e os consumidores vão se ver obrigados a comprar este bem alimentar neste estabelecimento devido da originalidade dos nossos serviços e produtos que será o pão com a sua forma original.

Neste contexto, a empresa prevê utilizar uma tecnologia moderna e uma mão-de-obra qualificada, de modo a produzirmos um produto de qualidade, utilizar boas políticas de compra e venda e acolhimento amigável dos clientes de formas a nos tornarmos líderes deste mercado e podermos fazer frente aos futuros concorrentes.

 2. 2 A DEMANDA (OS CONSUMIDORES)

O pão sendo um produto de consumo corrente no mundo em geral e em Angola em particular, há certeza que a oferta criará a sua demanda. A inexistência de concorrentes de grande tamanho oferece garantia no investimento. Assim, toda população do Uíge será considerada como nosso cliente alvo. É preciso que a empresa organize a sua produção e gestão para ganhar a confiança e o carinho deste povo que carece de pão de qualidade.

        

 2. 3 O PRODUTO (A OFERTA)

A padaria diversificará os seus produtos para atingir todas camadas de população. Assim teremos pão de alta gama, de média gama, e de baixa gama. A empresa utilizará uma tecnologia de ponta com vista a prever a concorrência que pode perigar o futuro da empresa, caso os eventuais concorrentes tragam uma tecnologia de ponta.

A empresa pretende oferecer um produto de qualidade. Esta posição justifica a sua opção na aquisição da tecnologia moderna que permitirá fabricar todo tipo de pão.

2.4- PRODUÇÃO ESTIMADA

        Avaliado a dimensão do mercado na demanda do produto, onde ficou provado o consumo adequado a nível da Província e das que circunvizinha, também face ao equipamento que poderá se usar, assim, a nossa produção será adequada e satisfatória de modo a atendermos ao menos 90% das nossas perspectivas.

 Quadro nº. 2- Capacidade de produção

N/O

Produtos

Produção diaria

Produção mensal

Produção anual

01

02

Pão redondo

Pão cassete

5.744

3.872

149.344

100.672

1.792.128

1.208.064

Total

11.616

250.016

3.000.192

Fonte: A partir das empresas similares no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (312.7 Kb)   docx (419.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com