TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVA, MVA E PREÇO DE MERCADO

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 5

1 FERRAMENTAS DA CONTABILIDADE GERENCIAL

Apesar de a contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil. A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os gestores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações. Ela é um dos principais pontos de partida para o crescimento das empresas, sendo um importante processo na análise, controle e planejamento no mundo dos negócios. A não utilização dessas informações gerencias podem comprometer o sucesso do empreendimento, decorrente muitas vezes da falta de conhecimento. Por conseguinte, segundo Crepaldi (2008, p.5) a Contabilidade gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. Já conforme Iudícibus (2009, p. 21) define que a contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório. Nesse contexto, os contadores gerenciais devem se munir das mais diversas ferramentas que lhe possibilitem obter informações com maior precisão e tempestividade, onde atualmente existem muitos desses instrumentos, cujos exemplos são o EVA, o MVA ou mesmo as metodologias para definição do Preço de Venda. Por isso cabe resaltar o que são essas e sua importância à Contabilidade Gerencial.

1.1 EVA

O EVA pode ser definida conforme Martins (2001, p.244) como uma resposta à necessidade de medidas de desempenho que expressem a criação de riqueza por um empreendimento. Esse conceito foi desenvolvido durante a década de 80 e amplamente divulgado pela obra de Stewart III (1991). Ademais Macorin (2000) diz que o Valor Econômico Agregado (Economic Value Added), comumente chamado de EVA, é uma ferramenta de gestão financeira e empresarial que mede o retorno que capitais próprios e de terceiros estão proporcionando aos investidores, evidenciando se estes tornam-se mais ricos ou não. Pretende-se identificar se os capitais aplicados em um empreendimento estão gerando lucros acima dos custos estimados ou não, e, portanto criando ou destruindo riqueza;

1.2 MVA

O MVA de acordo com Carvalho (2002 p.334) corresponde à diferença entre o valor de mercado de uma empresa (VM), medido pelo valor de mercado de suas ações, e o valor de seu capital investido total. Ainda, Cerqueira, Soares e David (2009) evidenciam que o MVA reflete a visão do mercado de capitais acerca da empresa, incorporando a expectativa de resultados futuros, justamente por estar relacionado com os EVAs futuros esperados pelos investidores e não com os EVAs passados, desse sentido o MVA torna-se uma ferramenta para aferir o quanto a administração agrega de valor ao capital investido na companhia pelos investidores. Por fim, para Ehrbar (1998), o valor de mercado nada diz sobre criação de valor. A criação de riqueza não é determinada pelo valor de mercado de uma empresa, mas pela diferença entre valor de mercado e o capital investido na empresa ao longo dos anos. A qual esta diferença é o Market Value Added (MVA® ) ou Valor de Mercado Agregado.

1.3 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Segundo Wernke (2005, p.147), a adequada determinação dos preços de venda cada vez mais é questão fundamental para a sobrevivência e crescimento das empresas, independente do porte ou área de atuação. Essa mesma afirmativa é exposta por Assaf Neto (1998) quando ele diz que a formação de preços é questão fundamental para a sobrevivência e o crescimento autossustentado de qualquer empresa, independentemente de seu porte e de sua área de atuação. Ademais, nesse contexto, Cogan (1999) fala que o preço de venda deve ser determinado com base no mercado e nos seus custos, pois como já é bastante comentado e do conhecimento geral, os preços historicamente foram formados adicionando-se o lucro aos custos, ou como no atual paradigma num mundo que cada vez mais caminha para uma competição perfeita, o preço é determinado pelo mercado.

A IMPORTÂNCIA DA FERRAMENTAS GERENCIAIS

No processo de gerenciar uma empresa, implantar as ferramentas gerenciais em seu ciclo operacional é de suma importância, a qual através das mesmas a empresa se tornará capaz de pôr em prática seu plano de ação  e alcançar seus objetivos e metas. Desta forma, o empresário deve se conscientizar da importância da aplicação de ferramentas gerenciais em todas as etapas do negócio e suas distintas áreas, dentre elas, a financeira. Pois, as ferramentas voltadas às finanças têm como principal objetivo acompanhar e manter a saúde financeira e a viabilidade da empresa, permitindo tomadas de decisões estratégicas acertadas. A qual, na linha desse trabalho, tem destaque: o EVA,  o MVA e a Formação do Preço de Venda. Por conseguinte, Vieira (2008, p. 19) afirmar que […] ferramentas gerenciais de contabilidade permitem uma visualização das necessidades e possibilidades das empresas, auxiliando o gestor na tomada de decisão e no estabelecimento das estratégias empresariais. Por fim, conclui-se que a utilização das ferramentas de gestão empresarial pode ser considerada um diferencial competitivo, uma vez que os resultados de um gerenciamento feito de forma planejada e organizada são: aumento da receita, da rentabilidade e da lucratividade, crescimento da produtividade, melhoria no atendimento e maior satisfação dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com