TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVIDÊNCIAS DE AUDITORIA ADEQUADAS, SUFICIENTES, RELEVANTES, ÚTEIS E FIDEDIGNAS: COMO ALCANÇÁ-LAS?

Por:   •  18/10/2018  •  Artigo  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO EXPANDIDO

EVIDÊNCIAS DE AUDITORIA ADEQUADAS, SUFICIENTES, RELEVANTES, ÚTEIS E FIDEDIGNAS: COMO ALCANÇÁ-LAS?

Introdução: no complexo contexto econômico-financeiro, impulsionado pela globalização dos mercados e pela constante evolução tecnológica, encontram-se as organizações que necessitam de informações precisas, tempestivas e fidedignas. Neste ínterim a auditoria tem exercido um papel de suma importância, seja no controle, monitoramente e aprimoramento das atividades com foco na redução dos custos e no cumprimento das legislações e das normas da empresa, no caso da auditoria interna, ou no âmbito da confiabilidade das demonstrações contábeis através do parecer emitido pelo auditor independente. Em ambas situações o ponto inicial dos trabalhos de auditoria após a elaboração do planejamento é a busca por evidências, que precisam ser suficientes, fidedignas, relevantes, uteis e adequada. Perante essa afirmação surge a seguinte indagação: como ter certeza destas características nas evidências escolhidas pelo auditor?

Objetivo: compreender como os auditores avaliam as evidências de auditoria e certificam-se que são adequadas, suficientes, relevantes, úteis e fidedignas.

Metodologia: de acordo com os objetivos este estudo se classifica como exploratório, quanto aos procedimentos como bibliográfico e quanto à abordagem é qualitativa.

Desenvolvimento: entende-se por evidências as informações obtidas pelo auditor para fundamentar suas conclusões acerca do objeto auditado (CFC, 2003). Estas informações provém de documentos como notas fiscais, recibos, duplicatas, controles internos da empresa e da própria contabilidade, ou seja, das razões e das demonstrações contábeis, como também de fontes externas, por exemplo extratos bancários e confirmação externa de clientes e fornecedores. Entende-se por adequada, a qualidade da evidência de auditoria, por suficiente a quantidade da evidência (CFC, 2016). Têm-se como exemplo a auditoria da conta de estoque, seja ela no ativo circulante ou do ativo não circulante, a evidência adequada para esta auditoria seriam as notas fiscais de compra e de venda originais e os controles internos de cálculo dos custos avaliados, e evidencia adequada seria volume significativo de documentos e lançamentos examinados se o auditor optasse pelo procedimento de amostragem, devido o curto prazo da realização da auditoria ou do volume de itens da população auditada. Entende-se por relevante os documentos e lançamentos indispensáveis para o exame do auditor, enquanto que evidência útil significa necessária e evidência fidedigna quer dizer verdadeira (CFC, 2003). Voltando ao caso da auditoria do estoque as evidências são fidedignas comprovadas pela sua originalidade que são verdadeiras e comprovam os fatos registrados contabilmente, são também relevantes, porque sem essas evidências não seria possível auditor a conta de estoque, são também úteis na auditoria desta conta. Em ambos os casos o ceticismo e o julgamento profissional do auditor experiente e capacitado é que determinam as características das evidências.

Conclusão: os auditores avaliam as evidências de auditoria e certificam-se que são adequadas, suficientes, relevantes, úteis e fidedignas através de seu ceticismo e julgamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com