TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA BASEADA EM RISCOS VERSUS AUDITORIA CONVENCIONAL: DIFERENÇAS E VANTAGENS QUE SÃO RELEVANTES A GESTÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  19/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.035 Palavras (17 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 17

AUDITORIA BASEADA EM RISCOS VERSUSAUDITORIA CONVENCIONAL: DIFERENÇAS E VANTAGENS QUE SÃO RELEVANTES A GESTÃO ESTRATÉGICA

WILLIAM MASSALINO[1]

RENATO BITENCOURT DA SILVA[2]

RESUMO:

O presente artigo aborda um tema que esta ganhando espaço dentro do cenário Organizacional, a Auditoria baseada em risco. Nele, serão explanados as principais diferenças entre a auditoria baseada em riscos e a auditoria convencional. Através de uma pesquisa exploratória, e utilizando-se de bibliografias sobre o tema, o texto demonstrará as diferenças de enfoque e objetivos da auditoria baseada em risco frente à auditoria convencional, demonstrará o quão importante dentro das novas conjunturas econômicas, é o papel da auditoria, nessa nova abordagem,onde o foco principal é gerenciar os riscos na qual toda organização esta sujeita, antecipando-se aos mesmos no intuito de elimina-los ou mitiga-los. Mostra como estruturar uma auditoria interna baseada em riscos, onde a responsabilidade de gerenciar riscos é de todos que fazem parte da Organização, começando pelos principais gestores, diretores etc. Foi mostrado que a auditoria baseada em risco tem grande relevância a Gestão Estratégica de uma Organização, pois alinha os interesses e objetivos da Alta Cúpula, focalizando nos pontos mais significativos de controle interno, poupando tempo e gerando mais valor aos relatórios da auditoria que embasará as tomadas de decisões dos Gestores. Por fim, ficou claro as vantagens da auditoria baseada em riscos em comparação a auditoria convencional, e o quanto é importante quebrar o paradigma existente quanto a auditoria convencional a fim de praticar as melhores normas e fortalecer ao máximo os controles internos das Organizações.

Palavras-chave: Auditoria baseada em riscos; Auditoria convencional; Gestão Estratégica.

1 INTRODUÇÃO

A auditoria interna no decorrer da sua evolução sempre passou a impressão de que o auditor é o “olho do dono”e o “dedo duro” dentro da organização, mais precisamente, o responsável por mostrar falhas, erros, descobrir fraudes, desvios, etc. Dessa maneira, a conduta visa à forma corretiva, a posteriori, apontando os erros sempre após os mesmos já terem ocorrido.

Mas essa abordagem já vem mudando a algum tempo, trazendo um novoobjetivo e agregando valor ao trabalho dos auditores, e consequentemente agindo de forma positiva dentro das Organizações, estamos falando da Auditoria Baseada em Riscos (ABR).

A auditoria baseada em riscos é um assunto novo dentro do cenário Brasileiro, porém, é uma tendência com relação à conjuntura atual das organizações frente ao ambiente globalizado que nos encontramos. Devido justamente a esse ambiente globalizado é que o presente artigo científico pretende demonstrar as principais diferenças entre a Auditoria baseada em riscos e a auditoria comumente conhecida, na qual será denominada de auditoria convencional.

Através de uma revisão bibliográficaincluindo livros, artigos e internet, iremos mostrar a importância do tema e ajudar aos interessados, sejam eles auditores, gestores ou simplesmente simpatizantes do tema, o quanto a auditoria baseada em risco é importante para as organizações, desde proporcionar uma governança corporativa eficiente, como auxiliar na gestão estratégica e ajudar as organizações a atingirem os seus objetivos.

Por ser um assunto recente ainda no Brasil, esse artigo visa nortear, principalmente aos gestores e/ ou conselho de administração das empresas que se deparam com dificuldade de implantar um modelo de controle que permita a tomada de decisão de forma tempestiva e com um maior grau de confiabilidade, tornando-se uma fonte de pesquisa indispensável na implantação dessa nova metodologia de auditoria.Pretende também auxiliar os setores de auditoria a agregar mais valor as Organizações, obtendo também um maior entendimento da Organização em que atua e consequentemente atuar em beneficio ao crescimento profissional dos auditores.

Em um contexto especifico, esse artigo visa demonstrar os principais pontos divergentes quanto ao objetivo de cada abordagem de auditoria, mostrando como estruturar uma auditoria baseada em risco para que essa desempenhe um papel relevante quanto à gestão estratégica das organizações.

Em um contexto geral, esse artigo visa responder a seguinte questão: - Quais as vantagens que a auditoria baseada em riscos pode trazer com relação à auditoria convencional que seja relevante a Gestão Estratégica das Organizações?

2 DESENVOLVIMENTO

Uma grande parte dos setores de auditoria atuam nas Organizações apenas de forma corretiva aos problemas identificados, ao invés de atuar de forma preventiva, que procura identificar os riscos mais importantes e evitar ou mitiga-los antes que eles ocorram.

Nesse Capitulo, abordaremos através das literaturas pesquisadas, quais são as principais diferençase vantagens entre a Auditoria Baseada em Riscos versus Auditoria Convencional, bem como os passos para implementar uma auditoria baseada em risco e como isso vem a impactar a Gestão Estratégica.

2.1 AUDITORIA BASEADA EM RISCOS VERSUS AUDITORIA CONVENCIONAL: QUADRO COMPARATIVO.

Segundo o The instituteofInternalAuditors – IIA, instituto que representa de forma global os auditores, define a auditoria baseada em riscos como:

“É uma metodologia que associa a auditoria interna ao arcabouço global de gestão de riscos de uma organização. A ABR possibilita que uma auditoria interna dê garantia ao conselho diretivo de que os processos de gestão de riscos estão gerenciando os riscos de maneira eficaz em relação ao apetite por riscos.” (NETO, 2010, p.06).

Antes de explanarmos sobre as diferenças entre a Auditoria Baseada em riscos e a Auditoria convencional, cabe visualizarmos de maneira sucinta a diferença de enfoque entre ambas, de acordo com o Quadro 1, logo abaixo:

AUDITORIA CONVENCIONAL          X AUDITORIA BASEADA EM RISCO

Foco nos controles;

Foco em riscos;

Programa de trabalho endereçando objetivos de controle padrão;

Programa de trabalho com base nos riscos de negócios aplicáveis;

Teste de todos os controles;

Teste dos controles que mitigam os riscos relevantes;

Inspecionar, detectar e reagir aos riscos de negócios;

Antecipar e prevenir riscos de negócios na origem;

Maior parte do tempo gasto em testes, validação e consolidação.

Maior parte do tempo gasto em levantamento e análise de informação.

Quadro 1: Comparativo: Auditoria Convencional x Auditoria Baseada em riscos. Fonte:Attempt Soluções em Governança Corporativa,2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (532.1 Kb)   docx (247 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com