TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e Mercado Global

Por:   •  24/3/2019  •  Dissertação  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Em 2018, segundo dados do FMI o Brasil ocupou a nona posição econômica mundial, e a primeira da américa latina, tendo um PIB estimado em 2,14 trilhões de dólares.

A atual economia brasileira é diversificada e abrange três fatores: primário, secundário, e terciário.

Hoje o forte da economia brasileira esta na produção agrícola, que faz o brasil ser o principal exportador de soja e frango. Ainda sendo o líder na produção de açúcar. Da mesma importância é um dos principais produtores de petróleo do mundo. Sempre liderando em explorações em águas profundas.

Embora tenha muito pontos positivos, a situação econômica brasileira não está agradando todo mundo, relembrando a crise econômica de 2016 que é pauta em reuniões de empresários de todo o pais. Essa preocupação com a atual situação econômica do Brasil vem fazendo com que empresários adiem investimentos e novos empreendedores aguardem momentos menos incertos para iniciar seus projetos. Por conta disso o mercado espera tão ansiosamente pela reforma da previdência. Não há dinheiro para investir hoje porque o Brasil gasta muito e gasta mal (e a previdência é uma das principais torneiras abertas).

Analisemos a partir do PIB (Produto Interno Bruto), que é toda a produção de bens e serviços de um país medidos no curso de um ano. Se pós 2009 (ano em que teve uma variação negativa de -1,7%) a economia mundial volta a apresentar certa recuperação nos anos de 2010 (crescimento de 4,3%) e 2011 (crescimento de 3,2%), de 2012 até 2017 manteve uma taxa de crescimento estagnada em torno de 2,7. Segundo o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Banco Bradesco, a previsão do PIB mundial em 2018, comparado ao ano de 2017, é de queda e para 2019 seguiria a mesma tendência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com