TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e Mercado Global

Por:   •  31/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas trabalho Economia e mercado global.

Descreva, de acordo com as suas palavras, quais os principais fatores que podem impactar a curva de demanda e a curva de oferta dos produtos e serviços. Dê exemplos de sua resposta com caso.

Entendi que um aumento no preço causa uma diminuição na quantidade demandada de determinado produto e serviço, ou seja, quanto mais caro e um produto a tendencia e que se consuma uma menor quantidade desse produto ou seja sua demanda torna se menor.

Primeiro exemplo

[pic 1]

Nesse exemplo acima existe um primeiro momento em que um determinado produto tem um preço 10 e para esse preço de 10 tenho uma demanda de quatro unidades.

Segundo exemplo

[pic 2]

O produto passa a ter um preço 5 ai sua demanda vai aumentar, consigo observar que nesse momento 1 para o momento 2 houve uma diminuição no preço do produto e essa diminuição no preço do produto de 10 para 5 fez com que a quantidade demandada desse produto aumentasse de 4 para 12.

Aumentou o preço diminui a quantidade demandada, diminuiu o preço tem o aumento da quantidade demandada. Na linha pontilhada vermelha tem o deslocamento do ponto inicial para o outro ponto final dentro que que chamo de curva da demanda aí se vê um deslocamento na curva da demanda e não um deslocamento na curva da demanda.

Falando agora nos fatores que impactam a curva da oferta já com exemplos posso falar do preço dos insumos, preço de bens na mesma planta de produção, os avanços tecnológicos.

No caso da lei da oferta a quantidade ofertada de um bem aumenta quando o preço dele aumenta, com tudo mais constante, no exemplo abaixo se estou variando o preço vou considerar o primeiro preço  P1 e a quantidade ofertada Q1 ai se meu preço aumenta por exemplo para P2  eu tenho uma quantidade ofertada Q2 que e maior que a anterior então o preço aumentou e a quantidade ofertada também aumentou nesse caso sai do ponto A e fui para o ponto B e tive um movimento ao longo da curva

[pic 3]

Agora se algo mudar além do preço esta variando, ou seja a deslocamento na curva de oferta, e esse deslocamento pode ser para a direita ou para a esquerda então sempre que eu tiver um fator que afeta negativamente eu tenho uma queda na minha oferta eu desloco a minha oferta para a esquerda e sempre que eu tiver algum fator que modificou e deu incentivo ao aumento de oferta eu desloco para a direita.

[pic 4]

 Os fatores que deslocam essa oferta são os preços dos insumos que são utilizados para produzir o bem ou o serviço, os preços de bens relacionados, expectativas sobre o futuro pode afetar a oferta hoje e os avanços tecnológicos que afeta a oferta de um bem ou serviço.

a questão do impacto do Covid-19 nas curvas de oferta e demanda dos produtos/serviços esta relacionado pelo fato de que muitas pessoas deixaram de sair de casa para adquirir determinados produtos, a gasolina foi menos utilizada tanto que muitos postos deixaram de receber combustível pelo fato dos postos estarem cheios, bares e restaurantes deixaram de comprar produtos pois não tinham quem consumisse esse e um resumo do meu entendimento desse trabalho.

Fonte:Apostilas ENS, Video aulas, aulas gravadas e conteúdos youtube.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (120.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com